29/09/2010

MpD-Luxemburgo propõe alargamento do prazo do receseamento eleitoral até final do ano

A comissão política do MpD no Luxemburgo, pela voz do seu coordenador, reclama maior divulgação do processo de recenseamento e propõe que o prazo se estenda até final do ano.
Em entrevista ao Contacto, Nelson Brito (foto ao lado), da comissão política do MpD no Luxemburgo, aponta algumas fragilidades ao processo.
“90% da comunidade não sabe se há recenseamento. Se houver divulgação há possibilidade de um bom recenseamento”, apela Nelson Brito à comissão de recenseamento eleitoral no Luxemburgo.
Antevendo consequências eleitorais para o MpD em 2011, refere que “no fim, os resultados que podemos ter, podem não ser os resultados esperados porque muita gente não vai conseguir se recensear e depois votar, não porque não querem, mas porque não sabem.”
Conclui afirmando que “o estado tem o direito de informar as pessoas. Permitir que se recenseiem e participem na vida política seria uma grande homenagem aos imigrantes”.
Sobre a questão do atraso, Brito é taxativo: “A culpa é do governo. A vontade política fez com que o recenseamento não se iniciasse na data prevista – Março. Não entendemos este acto de impedir as pessoas de participar.
Como solução, propõe o “dilatamento do prazo até 31 de Dezembro para recompensar o atraso, já que as eleições podem ir até Março/Abril e é complicado recensear muita gente até Novembro.”
Questionado sobre o que tem feito o MpD sobre esta matéria, refere que “desde Março temos vindo a alertar as pessoas no sentido de se recensearem e esta entrevista também serve para isso. No entanto, não queremos politizar este processo, porque quando os partidos apelam ao recenseamento, as pessoas às vezes confundem com o voto. Não queremos uma coisa de partidos, mas um recenseamento dos cabo-verdianos”.

Sobre o recente debate do Estado da Nação, diz que o “governo não atingiu as metas que preconizou, como demonstram os 20% de desemprego, o deficit e a dívida pública, o problema da electricidade, etc.”
Como alternativa acredita que o líder do partido, Carlos Veiga, “vai apresentar novas ideias ao país”.
Uma das propostas passa pela regionalização.
“O MpD pretende fazer uma reforma do Estado, que passa pela regionalização. Não pretendemos dividir o país, mas cada ilha deve decidir o seu desenvolvimento, sem esperar pelo governo. Em Cabo Verde somos regiões, nascemos regiões”.

Por cá, e a pensar nas eleições de 2011, haverá brevemente eleições para a nova comissão política do MpD-Luxemburgo, sendo que um dos nomes apontados para a liderança é Mateus Domingos. Actual membro desta comissão, diz-se “preparado”, mas recusa ver-se já como o novo coordenador político, preferindo salientar “o reconhecimento do trabalho feito, com a participação na moção de estratégia de Carlos Veiga em Cabo Verde.”

Jennifer Lopes conquista Castelo de Bettembourg

A artista de origem cabo-verdiana Jennifer Lopes apresentou este fim-de-semana as suas obras na galeria Maggy Stein, no Castelo de Bettembourg, fazendo parte de uma exposição conjunta com o escultor Ângelo Brunoni.
A exposição "Contra a corrente, em direcção à fonte" acabou por ser o seu baptismo de boas-vindas ao mundo dos artistas, isto depois de já ter exposto algumas obras ainda no seu contexto escolar.

Da pintura de Jennifer Lopes ressalta o seu enorme interesse pela realidade, às vezes nua, crua e dura, onde o negro dá luz às outras cores, num jogo poético para se destacar a esperança.
“Transmito a reacção à injustiça, aos problemas sociais, vou contra a corrente”. “Se em cada obra há uma realidade negra, há também uma esperança. Nem tudo está acabado”, refere.
Aos poucos, a galeria foi se encolhendo face à beleza das obras expostas, bem como à crescente presença do público que ali acorria para apreciar o surrealismo em 24 quadros, numa simbiose harmónica com as peças de Brunoni.

Sobre o seu percurso, desde cedo que a arte fez parte da sua vida. “Quando pequena, enquanto as outras crianças iam brincar na rua, eu ficava em casa a desenhar”. “Sempre acreditei que este era o meu lugar e não foi surpresa o meu percurso nesta direcção, mas agora resta saber até onde ir”, acrescenta.
Actualmente frequenta o curso de design de moda na Alta Escola Livre de Liège, depois de ter passado pelo Lycée des Arts et Métiers, em Limpetsberg, onde ganhou as suas técnicas artísticas.

Sobre o futuro garante que “a prioridade é terminar os estudos (falta um ano) e depois viajar o máximo possível para conhecer outras realidades”.
Confrontada sobre como conjugar a pintura, o estilismo e a dança, responde sem se comprometer: “O estilismo é duro, mas é um caminho possível como a pintura e a dança. São partes da minha vida”.

Da parte da organização, Henri Fischbach (Calliope a.s.b.l.) assume a sua satisfação pela qualidade da exposição e pelo casamento artístico. “Esta exposição é o resultado de um casamento perfeito.”
“Procurávamos um escultor e um pintor para ocupar este espaço e Jennifer pareceu-nos uma artista interessante, bem como as suas obras. Ela nasceu contra a corrente e é positivo que uma jovem de 22 anos tenha muito por dizer, contrariando a ideia que os jovens não dizem nada. Quanto ao Ângelo, já tem alguma experiência de vida e a beleza da sua escultura é um regresso ao seu interior, à sabedoria, à fonte.”
De referir que a escultura de Ângelo Brunoni fez ecoar pelos cantos da galeria, ainda que por instantes, alguma similitude com as linhas do excelso Lucien Wercollier.

20/09/2010

Cursos de francês e luxemburguês na associação cabo-verdiana

A Associação Amizade Cabo-verdiana tem abertas inscrições para os cursos de francês I e II e de luxemburguês para este ano lectivo 2010/2011.

As aulas começam a 4 de Outubro e têm lugar na sua sede, perto da gare (19, rue Michel Welter) e no Centre Sociétere (29, rue de Strasbourg) entre as 18 e as 20h, sendo as aulas de luxemburguês à segunda e francês à terça, quarta e sexta.
O custo dos cursos tem um valor simbólico de 50 Euros por ano.

A AGAC informa ainda que no dia 9 de Outubro organiza uma soirée especial com música cabo-verdiana e jantar a partir das 20h, no Centre Sociétere (29, rue de Strasbourg).
O jantar é antecedido ainda pela entrega dos certificados dos cursos de língua do ano anterior, com entrada a partir das 18h.
Para as inscrições dos cursos ou para a reserva da soirée basta ligar para os números 26 19 62 16, 691 651 399 ou enviar um email para gacv87@yahoo.fr

09/09/2010

Recenseamento eleitoral para cabo-verdianos

Primeira fase decorre até 20 de Setembro


Recenseamento eleitoral para cabo-verdianos

A Embaixada de Cabo Verde no Grão-Ducado informa que o processo de recenseamento eleitoral no Luxemburgo tem início esta sexta-feira, 10 de Setembro, e decorre, numa primeira fase, durante aproximadamente dez dias.

Nesta fase, o recenseamento vai a fazer-se apenas na Embaixada de Cabo Verde, situada no n°117, Val Ste-Croix, na cidade do Luxemburgo, nas horas normais de expediente: segundas e sextas-feiras, das 9 às 12h; terças, quartas e quintas, das 9 às 15h.

A encarregada de Negócios de Cabo Verde no Luxemburgo e que para este efeito é a presidente da Comissão do Recenseamento Eleitoral no Grão-Ducado, Clara Delgado, adianta ainda que posteriormente far-se-á o recenseamento fora da embaixada, mais precisamente nas zonas com maior aglomeração de cabo-verdianos.

Clara Delgado aproveita para incentivar "vivamente todos os cabo-verdianos a residir neste país a participarem no recenseamento eleitoral, pois só assim poderão exercer a sua plena cidadania".

Para mais informações, contactar a Embaixada de Cabo Verde, pelo tel. 26 48 09 48.