30/01/2011

Debate PAICV - MpD no programa Morabeza a 1 de Fevereiro

Em altura de campanha para as eleições legislativas cabo-verdianas, os representantes dos dois partidos com representação no Luxemburgo (PAICV e MpD) vão estar presentes num debate a ter lugar no programa Morabeza (Rádio Latina), dia 1 de Fevereiro a partir das 20h.

Em cima da mesa estarão os temas que marcam a actualidade política em Cabo Verde, o conteúdo programático de cada movimento político para estas eleições, o olhar sobre a comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo, entre outros assuntos.
Esteja atento aos 101.2 ou 103.1 (FM-Luxemburgo) ou, se preferir, escute o programa via internet em http://www.radiolatina.lu/

28/01/2011

Eleições legislativas a 6 de Fevereiro com mesas de voto em Ettelbruck, Luxemburgo e Esch

A Embaixada da República de Cabo Verde no Luxemburgo, a propósito das eleições legislativas marcadas para o próximo dia 06 de Fevereiro, informa que serão instaladas 2 (duas) mesas de voto na Cidade do Luxemburgo para residentes na Cidade de Luxemburgo e arredores. Local de votação: Embaixada de Cabo Verde, 117, Val Ste Croix, L- 1371.

Zona Norte: Para residentes em Ettelbruck e outras comunas vizinhas, haverá uma (1) mesa de voto.
Local de votação: Comuna de Ettelbruck, Hôtel de Ville, Maison Communale, Place de l’Hotel de Ville, L-9087, Ettelbruck.

Zona Sul: Para residentes na Comuna de Esch-Sur-Alzette e comunas vizinhas, haverá também uma (1) mesa de voto.
Local de votação: Comuna de Esch Sur Alzette, Place de l’Hotel de Ville, Departamento “Biergeramt”, Rés-do-chão.

A Embaixada de Cabo Verde apela a todos os cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais a participarem nestas eleições, pois votar é não somente um direito, como constitui um dever cívico de todo o cidadão.

26/01/2011

Suzanna Lubrano em Diekirch, este Sábado

A cantora cabo-verdiana Suzanna Lubrano vai marcar presença este Sábado na festa de solidariedade "Solidarity 4 Cabo Verde", no Hall Polivalente "Al Seeerei" (Diekirch), a partir das 21h00.
A animação vai estar também a cargo dos B2L2, Jessy K, Loony Johnson, Chelsy Shantel e ainda dos Dj's Bacardy e Adickson. A não perder...

24/01/2011

Casa de África inaugurada e preparada para combater a pobreza


 Dez meses depois de já estar em funcionamento foi oficialmente inaugurada na semana passada, em Luxemburgo-Ville (67, Adolphe Fischer) a Casa de África, tendo sido apadrinhada pelo ministro do trabalho e imigração, Nicolas Schmit.
David Foka, presidente da Federação das Associações Africanas no Luxemburgo (FAAL) e director da Maison d’Afrique refere o objectivo da criação deste espaço: “Juntar todos os africanos, sermos mais fortes e falar a uma só voz perante a administração luxemburguesa.” Quanto ao porquê deste momento, “não quisemos pôr a carroça à frente dos bois. Criamos uma estrutura e vimos que funciona e com isso foi agora possível esta inauguração oficial.”

David Foka
Para Foka, há que “combater a pobreza no seio da comunidade” e para tal propõe a criação de microempresas. “Há muita gente a viver de RGM e porque não dar 6 meses de RGM, como microcrédito, para se criar uma microempresa? Dessa forma pode-se dar trabalho a mais gente.”
“Se uma africana quer abrir um cabeleireiro, para que lhe pedem um CATP? Não é preciso um CATP para fazer tranças!”, aponta.
“Os africanos enviam mais do dobro de dinheiro para África, através da Western Union, que a ajuda da União Europeia” e isso porque trabalham. No Luxemburgo, esperamos que o governo nos deixe criar postos de emprego” para se poder continuar a manter as famílias em África.

O Contacto aproveitou também para ouvir o seu interlocutor e ministro do trabalho e imigração, Nicolas Schmit. “Há gente com boas ideias de empresas. Uns já têm restaurantes, cabeleireiros, etc. e esses sonhos que trazem de África, se nos forem transmitidos, podem beneficiar a todos”. Quanto ao papel da Casa de África na integração dos africanos: “É um elo para essa integração. Tem que ganhar confiança e ajudar os africanos a compreender Luxemburgo, mas também os luxemburgueses a compreender África”. Para Schmit, uma “integração de sucesso” dos africanos passa pela aposta na educação e a Casa de África pode desempenhar esse papel pois já conta com a parceria do Ministério da Educação. No entanto, “deve também apostar na resolução de questões de pessoas ilegais no país!”

Questionado se os residentes estão preparados para um “Obama luxemburguês” aquando das eleições comunais, responde: “Entre os africanos que aqui estão, e que cumprem as condições, há excelentes candidatos.”
“Não há razão para os residentes não estarem preparados, se esse candidato está integrado. A cidadania vive-se na prática e ser eleitor ou candidato é também essa prática.”

A diplomata cabo-verdiana Clara Delgado esteve também nesta inauguração oficial, referindo que, sendo Cabo Verde o único país africano com embaixada no Luxemburgo, terá em David Foka “um parceiro da embaixada”, da mesma forma que os cabo-verdianos terão agora a oportunidade de “se reencontrarem com o continente africano aqui no Luxemburgo”.

Quanto ao apoio dos africanos lusófonos Foka garante ser total, “mas há reticências de alguns cabo-verdianos que dizem não ser africanos. Estou certo que quando o comboio começar a andar eles vão se juntar à Casa de África.”

Relembre-se que as associações que não dispõem de um local para se reunirem podem usar este espaço e todas as pessoas, africanas ou não, são convidadas a visitar a Casa de África.

HB

20/01/2011

Arranca hoje campanha eleitoral para as legislativas cabo-verdianas

Após o momento de debate entre os candidatos, chegou então a altura do ruído e dos cartazes passarem para a rua. Está assim marcado o início oficial da campanha para as eleições de 6 de Fevereiro em Cabo Verde. Cinco partidos políticos concorrem às quintas eleições legislativas em vinte anos de democracia em Cabo Verde.

O PAICV, do primeiro-ministro José Maria Neves, que governa os destinos do país há 10 anos, tem pela frente quatro adversários, com destaque para o principal partido da oposição MpD, do ex-primeiro-ministro Carlos Veiga (que passou recentemente pelo Grão-Ducado). Além do PAICV e MpD, a UCID, de António Monteiro, PSD, João Além e PTS, João do Rosário, completam o menu de ofertas aos eleitores.

Tendo em conta tal espectro politico, hoje arrancou a campanha eleitoral em todos as ilhas e concelhos de Cabo Verde, sendo que a animação é maior nas duas principais cidades do país, a Praia e o Mindelo. Comícios, arruadas, espectáculos, encontros directos com os eleitores vão marcar este período, antecedido por alguns debates entre os partidos concorrentes.

Ainda na noite desta terça-feira José Maria Neves e Carlos Veiga enfrentaram-se naquele que foi o primeiro debate entre os dois na rádio e televisão de Cabo Verde, depois de terem feito o mesmo antes, conjuntamente, com dois outros concorrentes, António Monteiro, da UCID, João do Rosário, do PTS.

Por Luxemburgo, os representantes dos dois maiores partidos (PAICV e MpD) não se fazem ouvir e o debate programado no programa Morabeza (Rádio Latina), se vier a ter lugar, virá já muito tarde para se poder passar informação pertinente aos possíveis eleitores cabo-verdianos residentes no Grã-Ducado.

Recorde-se que serão instaladas mesas de voto no consulado de Cabo Verde para o momento decisivo, dia 6 de Fevereiro.
HB

15/01/2011

ONU apoia programa de segurança alimentar escolar em Cabo Verde


As Nações Unidas, em parceria com o governo de Cabo Verde, lançam esta sexta-feira um programa de apoio à segurança alimentar e nutrição escolar no país.

A iniciativa é financiada pelo governo do Luxemburgo e envolve US$ 5,6 milhões, a serem aplicados até 2014.

Integração

O desenvolvimento do projeto inclui o Programa Mundial da Alimentação, o Fundo para Agricultura e Alimentação, Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Organização Mundial da Saúde.

Em entrevista à Rádio ONU, na cidade da Praia, o representante da FAO em Cabo Verde, Frans Van De Ven, disse que o trabalho, pioneiro por integrar várias agências no país, vai servir mais de 80 mil crianças.

"É o primeiro programa comum da ONU que envolve o PMA, FAO, Unicef e Organização Mundial da Saúde. Pretende dar uma resposta a necessidade de consolidar e de continuar a reforçar todo o programa nacional de alimentação escolar. O programa teve apoio do PMA durante os últimos 30 anos. Agora passou completamente para a responsabilidade do governo que precisa de assistência técnica", disse.

Economia Local

Segundo o representante, a assistência técnica a ser prestada pela ONU vai permitir consolidar e aprofundar o programa, que será desenvolvido em ligação com a economia local.

"Criar valores para permitir aos produtores locais, que participem no abastecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Dar uma educação nutricional e, ao mesmo tempo, permitir que haja uma componente de hortas escolares como mecanismo e instrumento educativo ao lado das escolas", sublinhou.

Segundo o Escritório da ONU em Cabo Verde, o programa visa consolidar os Objectivos do Milénio ao garantir a escolarização das crianças do arquipélago.

12/01/2011

Praia acolhe encontro de interculturalidade e associativismo emigrante Luxemburgo/Cabo Verde

Trinta associações de Cabo Verde e outras dez associações de emigrantes cabo-verdianas no Luxemburgo (encabeçada pelo presidente da FACVL, João da Luz), reuniram-se, esta terça-feira, no Palácio das Comunidades, num encontro de intercâmbio promovido pela Rede Mill Union em parceria com o Instituto das Comunidades.
O encontro enquadra-se nas actividades do projecto Milenium, financiado pela cooperação luxemburguesa em parceria com o projecto “Cabo Verde no Coração do IC”. Segundo a organização, o encontro visa promover "o conhecimento das melhores formas de cooperação entre estas associações".

A mesa redonda tem como tema: "Migração e interculturalidade: O papel das associações comunitárias enquanto instituições locais parceiras no desenvolvimento do sucesso educativo e na integração sociocultural dos migrantes".

Durante três horas de trabalho, os participantes vão abordar temas como a interculturalidade - o papel das associações no sucesso educativo dos migrantes, a situação dos emigrantes residentes no Luxemburgo e a integração dos jovens descendentes, entre outros.

Entre os participantes do encontro estão a Verdefan, Morabi, Acarinhar, Plataforma das Ong's, Adirv, Lajut, CityHabitat, Advic, Acordar, entre outros.

O projecto Milenium pretende promover a troca de experiências, preocupações e informações sobre a gestão das associações e instituições locais e reforçar a solidariedade dos jovens no território e na diáspora cabo-verdiana.
Fonte: Expresso das Ilhas

08/01/2011

Ano de crescimento para Cabo Verde

O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou ontem que 2011 será um ano exigente, para evitar que a crise financeira afecte o país, mas afirmou estar confiante no futuro do arquipélago.


O chefe de Estado, que ontem recebeu os cumprimentos de Ano Novo da Assembleia Nacional e do Governo cabo-verdiano, afirmou que os efeitos da crise estão a ser mitigados em Cabo Verde.

"O cabo-verdiano já se habitou, ao longo da sua história a lutar forma intensa e incessante para atingir os seus objectivos e não se deixa intimidar pelas dificuldades. Estou certo de que temos energia e confiança suficientes para encarar o futuro com esperança e serenidade. Posso mesmo afiançar que é imbuídos de confiança que encaramos 2011", sublinhou.

Pedro Pires salientou que Cabo Verde, apesar de uma trajectória jovem, tornou-se num caso de sucesso e referência e acrescentou que os "avanços conseguidos de forma consistente" são encorajadores e garantem a confiança no futuro.

Durante o seu discurso, o chefe de Estado aproveitou a oportunidade para felicitar o presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima e os deputados que o acompanharam por terem "conseguido levar a bom termo a revisão constitucional".

Fonte: DN

07/01/2011

Cabo Verde: Televisão pública promove primeiro debate de candidatos a chefes de governo

Os dois principais candidatos às eleições legislativas de 6 de Fevereiro, José Maria Neves, presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) e Carlos Veiga, do Movimento para a Democracia (MpD, principal partido de oposição), participam pela primeira vez num debate eleitoral na rádio e televisão públicas.

A informação foi avançada pelo director da Televisão de Cabo Verde (TCV), Álvaro Ludgero Andrade, que explicou que o debate vai ser transmitido em direto e em simultâneo na Rádio de Cabo Verde (RCV) e TCV, conforme foi proposto pelos partidos.

Com a duração de uma hora e meia e moderado por um jornalista da RCV e outro da TCV, este vai ser o primeiro debate entre os dois presidentes dos dois maiores partidos cabo-verdianos (PAICV e MpD), na história da democracia cabo-verdiana.

O frente a frente realiza-se no âmbito de uma série de debates entre os líderes partidários que a Televisão e Rádio Públicas leva a cabo a partir de 14 de janeiro.
No primeiro encontro, José Maria Neves (PAICV), Carlos Veiga (MpD), António Monteiro (UCID) e João do Rosário (PTS) vão apresentar as suas propostas para os próximos cinco anos, caso ganhem as eleições, adiantou Álvaro Ludgero Andrade.

“Esse debate terá a duração de duas horas. Deverá ter o mesmo formato que temos estado a utilizar até o momento, com perguntas, respostas e réplicas”, explicou.
A seguir ao debate geral, estão programados os duelos entre os candidatos.
O primeiro, a ter lugar no dia 16 entre os partidos menos representativos, ou seja, que não concorrem a todos os 13 círculos eleitorais, designadamente a UCID e o PTS, para dois dias mais tarde acontecer o confronto entre os líderes dos maiores partidos, PAICV e MpD.
As eleições legislativas estão marcadas para 6 de fevereiro, sendo que a campanha eleitoral terá início no dia 20 deste mês.
Às eleições concorrem cinco partidos: o PAICV, O MPD, a UCID, o PTS e o PSD.