29/03/2011

Juncker recebeu ex-chefe da diplomacia cabo-verdiana

O Primeiro-ministro Jean-Claude Juncker recebeu esta terça-feira o antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Victor Borges.

A agenda do encontro foi consagrada aos desenvolvimentos da situação na áfrica Ocidental e no Norte de África.

Fonte: Radio Latina

25/03/2011

Embaixada de Cabo Verde apela ao recenseamento para as presidenciais

A Embaixada de Cabo Verde avisa todos os cidadãos cabo-verdianos residentes no Luxemburgo que a segunda fase do recenseamento para as eleições presidenciais já foi retomada.

Daí a Embaixada pedir a todos os cidadãos que ainda não se recensearam que o façam, dirigindo-se à Embaixada de Cabo Verde.
Para aqueles que já se recensearam mas que tenham mudado de morada, a representação diplomática apela a que estes informem a Embaixada do novo endereço para que possa ser efectuada a mudança do posto de votação.
As eleições presidências ainda não foram marcadas oficialmente, devendo decorrer no final do Verão.
Fonte: Radio Latina

24/03/2011

União Europeia assina acordo de aviação com Cabo Verde

Memorando vai remover obstáculos às ligações aéreas, mesmo para os países europeus que ainda não têm acordos bilaterais com o território cabo-verdiano.

O acordo, assinado hoje em Bruxelas, vai enquadrar os acordos bilaterais que existem actualmente, entre Cabo Verde e oito Estados-membros, e remover as actuais restrições ligadas à nacionalidade dos aviões operados pelas companhias de aviação.

Assim, permitirá que qualquer transportadora aérea da UE a 27 possa estabelecer ligações aéreas com o território cabo-verdiano, desde que os direitos de tráfego estejam assegurados.

Portugal é um dos países que já tinha assinado um acordo bilateral com Cabo Verde, para onde a TAP voa, com ligações à Praia (Ilha de Santiago) e Sal (Ilha do Sal).

Esta semana, a transportadora aérea nacional anunciou um reforço da operação no país, com a abertura de uma ligação à Ilha de São Vicente, a partir de Julho.

Fonte: Público

23/03/2011

Miss Cabo Verde no Luxemburgo a 14 de Maio

Depois de algum tempo de espera sabe agora a CABOLUX que o concurso "Miss Cabo Verde 2011" será realizado no dia 14 de Maio de 2011, no Centro Cultural TRAMSSCHAPP, a partir das 21h45.

Recorde-se que a actual rainha da beleza cabo-verdiana no Luxemburgo é Cláudia Lopes da Graça, natural da ilha de S. Antão.

Este concurso anual é oranizado pelo "Comité Miss Cap-Vert à Luxembourg".

HB

21/03/2011

10 "caras novas", seis independentes e oito mulheres no novo executivo de José Maria Neves

O novo Governo cabo-verdiano foi empossado esta segunda-feira pelo Presidente do país, Pedro Pires, numa cerimónia que decorreu às 11h00 locais no Palácio Presidencial, na Cidade da Praia.
Mantendo o "núcleo duro" do anterior executivo, um dos factos mais relevantes do novo Governo é o aumento de 15 para 21 membros, justificado por José Maria Neves pela necessidade de acabar com a acumulação de pastas do passado e de reforçar áreas, como a económica e social, para atingir os objetivos do mandato.

Além do próprio José Maria Neves, que cumpre o terceiro mandato consecutivo de cinco anos à frente do Governo, e que vai acumular com a tutela da Reforma do Estado, duas personalidades mantêm-se nas mesmas funções -- Cristina Duarte (Ministério das Finanças) e Romeu Modesto (Secretaria de Estado da Administração Pública).

Embora tenham trocado de pastas, mantiveram-se no executivo outros oito ex-ministros: Cristina Lima (deixa a Reforma do Estado e Defesa e passa para Adjunta e da Saúde), Maria Morais (independente que sai da Justiça para a Administração Interna) e José Maria Veiga (sai do Ambiente para as Infraestruturas e Economia Marítima).
No mesmo saco estão Sara Lopes (sai da Descentralização e acrescenta às pastas que já tinha da Habitação e Ordenamento do Território a tutela do Ambiente), Janira Hopffer Almada (deixa a Presidência do Conselho de Ministros, mantém a Juventude e acrescenta-lhe Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos) e Fernanda Marques (sai do Ensino Superior, Ciência e Cultura para a Educação e Desporto).

Entre os que se mantêm no executivo mas que foram promovidos a ministros figuram os ex-secretários de Estado Jorge Borges (para o Ministério das Relações Exteriores), Humberto Brito (para o do Turismo, Indústria e Energia).
Entre as "caras novas" estão o ex-embaixador em Espanha, Jorge Tolentino (Presidência do Conselho de Ministros e Defesa), o ex-Diretor Nacional da Polícia Judiciária, José Lopes Correia (Justiça), o ex-líder parlamentar do PAICV, Rui Semedo (Assuntos Parlamentares) e a ex-deputada Eva Ortet (Desenvolvimento Rural).

As maiores surpresas foram as entradas no executivo do ainda reitor da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), António Correia e Silva (Ensino Superior, Ciência e Inovação), do músico, compositor, escritor e dramaturgo Mário Lúcio (Cultura), copiando-se, neste ministério, o que Gilberto Gil fez no Brasil, e da ex-Cônsul no Luxemburgo, Fernanda Fernandes (Comunidades).

Surpresa também na entrada de Felisberto Vieira (Desenvolvimento Social e Família, pasta tradicionalmente atribuída às mulheres), que foi opositor de José Maria Neves nas eleições para a liderança do PAICV e foi também presidente da Câmara da Cidade da Praia até 2008.
Os ainda diretores gerais de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, e das Pescas, Adalberto Vieira, subiram respetivamente a secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e dos Recursos Marinhos.

Fonte: Lusa/Fim

14/03/2011

Presidencias - Manuel Inocêncio Sousa enfrentará Jorge Carlos Fonseca

O PAICV escolheu este fim-de-semana Manuel Inocêncio Sousa como candidato a apoiar às eleições presidenciais a realizar este ano em Cabo Verde, deixando de fora Aristides Lima e David Hopffer Almada.
A escolha foi feita numa reunião do Conselho Nacional do PAICV com o futuro ex-ministro de Estado, Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações a recolher a maioria dos votos, mas apenas à segunda volta.
José Maria Neves, presidente do PAICV e igualmente primeiro-ministro indigitado para o terceiro mandato de cinco anos à frente do Governo, saudou a eleição de Inocêncio de Sousa, salientando que qualquer um dos pré-candidatos seria uma "ótima escolha" do partido.

Fonte: Lusa

PAICV realiza festa da vitória

Cerca de três centenas de pessoas passaram este Sábado à noite pelo Centre Sociétere do Luxemburgo para participar na celebração da vitória do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV) nas últimas legislativas, a 6 de Fevereiro.
Organizada pelo núcleo do PAICV no Luxemburgo, esta festa teve como objectivo “não só a vitória, mas a continuidade do desenvolvimento de Cabo Verde”, afirma Antão Freitas, vice-secretário do núcleo e responsável pela zona norte.
“Apreciar este momento de fraternidade e fazer com que as pessoas possam estar juntas é também nosso objectivo”, acrescenta João da Luz, responsável do partido no Grão Ducado.

Se tivessem ganho também no Luxemburgo, a festa seria maior? “Acho que não porque a nossa vitória é global e a derrota no Luxemburgo não conta. Temos um grupo que tem trabalhado muito, demos o nosso melhor, vamos continuar a trabalhar e um dia a vitória vai nos chegar [no Luxemburgo]”, responde Antão Freitas.

Muita animação, música pela noite dentro, comes e bebes, champanhe e o bolo da vitória foram os ingredientes desta celebração aberta a toda a comunidade e não só, dado que alguns estrangeiros aproveitaram a oportunidade para um pezinho de dança.
“É uma festa democrática, aberta a todos e mesmo aqui há pessoas do MpD” (Movimento para a Democracia - partido concorrente que ganhou no Luxemburgo), relembra João da Luz, referindo no entanto que sobre o convite endereçado à direcção do MpD “eles enviaram uma resposta dizendo que tinham outras obrigações, mas agradeceram o gesto do PAICV”.

O próximo embate serão as presidenciais, em Outubro deste ano, e soube-se este fim-de-semana que, da parte do PAICV, Manuel Inocêncio foi o nome escolhido para concorrer com Jorge Carlos Fonseca (MpD) ao lugar mais alto na nação cabo-verdiana.
Sobre esta questão, Antão Freitas diz que “O Dr. Inocêncio foi o candidato escolhido pelo Conselho Nacional e vai ter o mesmo apoio que qualquer outro candidato que tivesse ganho, seja o Hopfer Almada ou Aristides Lima.”
Quanto à escolha do MpD por Jorge Carlos Fonseca, “temos de respeitar os adversários e não vou dizer se ele é um candidato à altura ou não, mas se foi escolhido quer dizer que é um homem em quem o MpD tem confiança”, conclui.

HB

11/03/2011

Maurice Kirya nas celebrações da Francofonia em Cabo Verde

Cabo Verde vai ser palco de um concerto de Maurice Kirya, laureado com o prémio RFI 2010.
O espectáculo está agendado para esta segunda-feira, 14 de Março, na Esplanada Syrius - Hotel Porto, em Mindelo e para a próxima quarta-feira, 16 de Março, na Assembleia Nacional.

Promovido Instituto Francês de Cabo Verde, em parceria com o Grão-Ducado de Luxemburgo, o evento enquadra-se na comemoração da Francofonia.

A Organização Internacional da Francofonia - OIF - foi criada a  20 de Março de 1970 em Niamey, no NIGER.
 Na sua origem estiveram personalidades como Leopoldo SENGHOR, sendo que hoje a Francofonia é uma Organização internacional de pleno direito, gozando de personalidade jurídica.
Conta com 56 Estados membros efectivos e cerca de outros 15 Estados observadores, espalhados por todos os continentes, fazendo do francês a 10ª língua mais falada no mundo (o português é a 6ª língua nessa lista).

Cabo Verde aderiu à Francofonia em 1996, no mesmo ano em que foi criada a CPLP.
HB

07/03/2011

Presidenciais - Zona espera Lima na corrida?

Aristides Lima (PAICV) e José Carlos Fonseca (MpD)
Jorge Carlos Fonseca, 60 anos, recebeu já o apoio de 25 membros da cúpula do MpD, segundo o jornal cabo-verdiano "A Semana". Cinco preferiam que o MpD apoiasse Amílcar Spencer Lopes, membro do partido e ex-presidente da Assembleia Nacional, e outros cinco abstiveram-se.

Será a segunda vez que Fonseca, conhecido por Zona, natural de São Vicente, ministro dos Negócios Estrangeiros nos anos 1990, actualmente sem filiação partidária, concorre a Presidente. Em 2001 apresentou-se contra Pedro Pires, Carlos Veiga – que passaram à segunda volta – David Hopffer Almada e Onésimo Silveira.

O PAICV deve tomar a sua decisão no final desta semana. Na corrida pelo apoio do partido governamental estão Aristides Lima, Hoppfer Almada e Manuel Inocêncio de Sousa.

Numa entrevista ao jornal PÚBLICO após as eleições de Fevereiro, o líder do PAICV, José Maria Neves, escusou-se a adiantar a sua preferência e disse que “a escolha terá que ser democrática, no quadro do partido, para evitar fissuras”.

Um estudo da Afrosondagem divulgado na última edição d’"A Semana", indica que a maioria dos inquiridos preferia que o PAICV apoiasse Lima. Foi essa a solução referida por 32 por cento, contra 28 por cento que escolheriam Almada e 16 que gostariam mais de ver Sousa na corrida.

As eleições serão marcadas pelo Presidente cessante, Pedro Pires, e devem realizar-se em Outubro.

Fonte: Público

01/03/2011

Seminário sobre mercado financeiro no Banco de Cabo Verde

Um seminário sobre Mercados Financeiros - disponibilidades, obrigações e derivados - decorreu na semana anterior no Banco de Cabo Verde, na Praia com a parceria da Agência Financeira de Transferência Tecnológica do Luxemburgo (ATTL).
De acordo com o representante da Agência Financeira de Transferência Tecnológica do Luxemburgo, Phillipe Maclot a formação teve como meta aprofundar temas sobre instrumentos financeiros como os chamados futuros.

Os conhecimentos segundo Maclot poderão ser aplicados em acordos de tarifas futuras, um instrumento que não está ainda desenvolvido, que ajudará o mercado.
"Para se investir, por exemplo, numa praça europeia, uma quantia em dólares americanos a três meses, mas não se sabe qual a taxa de juro para a transacção.

A cotação em 'futuros' permite decidir a taxa do investimento, bastando calcular a diferença entre o dólar americano e o euro para fixar o montante a aplicar em três meses sem riscos de oscilação", esclarece.
No País, já existe mercado primário onde se fazem as emissões de acções e obrigações, é preciso, operacionalizar o mercado secundário, que é onde as transacções se dão livremente, defende a Auditora do Mercado de valores Mobiliários, Encarnação Alves.
Fonte: RTC