31/05/2011

Finalistas a Miss Global Cabo Verde apresentadas no Fever Club

O Fever Club recebeu este sábado a apresentação pública das 15 candidatas à Miss Global Cabo Verde.
À margem do concerto do cantor R&B Kaysha, as candidatas subiram ao estrado para o delírio de centenas de pessoas que ali se encontravam.

As finalistas são: Artemizia dos Reis Lopes, Carisa Dias, Carla Lima, Cristina dos Santos, Cintia Brandao, Cynthia de Moura, Eurísia Silva,  Jani Silva, Maeva Fortes, Marlène Pereira, Melody Lamhène, Sheila Nascimento, Vânia Pereira e Yasmine Lima.

A final Miss Cabo Verde Global 2011 terá lugar no dia 18 de Junho, às 22:00, no Club Tube Diekirch (5, rue de la Station) e promete ser uma noite de cultura e beleza para todos.

A vencedora da Miss Cabo Verde Global 2011 será Embaixadora de Cabo Verde na Miss Global International, em Setembro de 2011, em Montego Bay, Jamaica.

Já a primeira-dama será embaixadora de Cabo Verde à Miss Nações Unidas para 2011, em Dar Es Salaam, na Tanzânia.

HB

24/05/2011

Recenseamento eleitoral até 3 de Junho

A embaixada de cabo verde no Luxemburgo, avisa a todos os cidadãos cabo-verdianos residentes no Luxemburgo que a segunda fase do recenseamento para as eleições presidenciais já foi retomada, estendendo-se até 3 de Junho.

Desta forma, avisa a todos os cidadãos que ainda não se recensearam o favor de se dirigirem à embaixada para o efeito.

Para os cidadãos que já se recensearam não é necessário repetir o processo.
No entanto, os recenseados que tenham mudado de residência, a embaixada agradece que lhe seja informada do novo endereço para efeito de mudança do posto de votação.

A todos os cidadãos que tenham atingido a maioridade, pede-se para aderirem ao processo desta nova fase de recenseamento a fim de poderem exercer o seu direito de voto nas eleições presidenciais que se realizam a 7 de Agosto.

22/05/2011

Cabo Verde instado a ratificar Tratado de Roma sobre TPI

O diretor do Escritório Regional para África da Coligação para o Tribunal Penal Internacional (TPI), Francis Dako, apelou a Cabo Verde para ratificar o Estatuto de Roma que criou esta jurisdição internacional. Até ao momento, 114 Estados ratificaram o Estatuto de Roma que estabelece um sistema melhorado de justiça penal internacional.

Dako lançou o apelo nesta sexta-feira durante um encontro com o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Basílio Ramos.

Durante o encontro, o diretor do Escritório Regional para África da Coligação para o TPI sublinhou a importância para o arquipélago cabo-verdiano de ratificar este contrato que visa ajudar os Estados a aplicarem as normas nacionais e internacionais de justiça quando os sistemas judiciais nacionais são incapazes ou se recusam a fazê-lo.

Ele reconheceu no entanto que, em Cabo Verde, há um largo consenso a nível nacional para a entrada em vigor do Tratado de Roma, embora o dossié entregue pelo Governo à Assembleia Nacional não tenha ainda sido aprovado.

“Daí que nós queiramos advogar junto dos políticos para que este estatuto seja ratificado, porque há um grande interesse para que o arquipélago ratifique este instrumento”, indicou Francis Dako apontando, entre outras razões, o facto de Cabo Verde ser visto, a nível regional, como um país pacífico, estável e democrático.

No quadro da sua visita, ele avistou-se também com Fernando Elís Freire, chefe da bancada parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição), que manifestou toda a disponibilidade do seu partido para fazer avançar, a nível do Parlamento, o processo de ratificação do Estatuto de Roma.

Fernando Elísio Freire recordou que, na última revisão constitucional, feita em 2011, abriu-se a possibilidade para Cabo Verde de aderir ao tratado que cria o TPI, o que, segundo ele, é fundamental neste momento, uma vez que o arquipélago “está alinhado com os valores da paz, da estabilidade e, acima de tudo, com um combate forte e firme à criminalidade internacional e transnacional, bem como a vários tipos de crimes que têm aparecido”.

Até ao momento, 114 Estados ratificaram o Estatuto de Roma que estabelece um sistema melhorado de justiça penal internacional, assim como o Tribunal Penal Internacional, tendo competência para crimes de guerra, o genocídio e crimes contra a humanidade.

Fonte: Panapress

21/05/2011

Instituto das Comunidades e Agência de Cooperação Luxemburguesa assinam Convenção

Teve lugar esta quarta-feira, no Ministério das Comunidades de Cabo Verde, a assinatura da Convenção de Financiamento para a implementação do Projecto “MIGRER LES YEUX OUVERTS”, entre a Embaixada do Luxemburgo e o Instituto das Comunidades.

Thierry Lippert, chefe da Agência de Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde esteve reunido com o presidente do Instituto das Comunidades – Álvaro Apolo - numa cerimónia presidida pela ministra das Comunidades Emigradas, Dra. Fernanda Fernandes.

Tendo chegado ao fim o projecto MYOII, a Embaixada do Luxemburgo propôs ao Instituto das Comunidades (IC) assinar uma convenção de continuidade das acções de informação e sensibilização que o MYO desenvolvia junto da população local - candidatos ao reagrupamento familiar e emigração para o Luxemburgo.

O financiamento de 5.900.000 será posto à disposição do IC para esta área de intervenção junto com a diáspora na Europa através da implementação de um programa do governo cabo-verdiano.

Pretende-se criar estruturas necessárias para desenvolver as acções com respeito à preparação do migrante/candidatos ao reagrupamento familiar antes de partir, coadjuvar no desenvolvimento de outros projectos de emigração/comunidade que o IC tem planeado, entre outras acções.

O Instituto das Comunidades (IC) é indicado pelo MAE (Ministério das Comunidades Emigradas) de Cabo Verde como o principal interlocutor no projecto " MYO”.

O Luxemburgo considera que é muito importante reforçar a capacidade dos recursos financeiros e humanos do IC de modo a melhor lhe permitir desenvolver projectos e agir com eficiência nos assuntos da gestão de emigração e no desenvolvimento de acções para com as comunidades cabo-verdianas na diáspora.

Fonte: Instituto das Comunidades

19/05/2011

Conferência sobre o impacto das migrações de minorias visíveis marcada para este sábado

"O impacto das migrações de 'minorias visíveis' no processo de integração em França e no Grão-Ducado do Luxemburgo" é o título da conferência-debate deste sábado, organizada pela Maison d'Áfrique em parceria com o OLAI.

Com as próximas eleições em França e no Grão-Ducado do Luxemburgo, desta conferência pretende-se a apresentação de 50 medidas sobre a integração dos africanos nestes dois países, bem como a participação do auditório.

Entre os oradores convidados estarão Martin Christiane, da Office Luxembourgeois de l'Accueil et Intégraton (OLAI) e Patrick Lozes, presidente do CRAN (Conselho Representativo das Associações Africanas de França).

A conferência-debate está marcada para às 17:00 horas deste sábado, dia 21, e se realizará no Centre Cultural Merl.

Endereço: 26, rue Saint-Hubert / L-1744 Luxemburgo

Informações suplementares:
Tel.: 271 254 53
HB

18/05/2011

Documentário “Cabralista” pretende reavivar o espírito de libertação

Amílcar Cabral serviu de inspiração ao autor Val Lopes.
Está para breve a apresentação do primeiro documentário de uma trilogia que revisita o espírito do histórico líder da Guiné e Cabo Verde – Amílcar Cabral. “Cabralista” é o título escolhido pelo autor cabo-luxemburguês Val Lopes.

Para o documentalista de origem santantonese “estamos num mundo euro centrista e precisamos de criar conteúdo africano no mundo das novas tecnologias. Desde os anos 90 que comecei a pesquisar sobre Amílcar Cabral e tive a sorte de reunir elementos novos que até a família desconhecia e este documentário surge porque Cabral merece ser reconhecido sobretudo nesta era em que o mundo desperta.”

Dessas pesquisas o destaque é o áudio, pois “um livro não diz a mesma coisa que Cabral falou com os Black Panters ou nas Nações Unidas, Argélia, ou ainda noutros lugares importantes por onde passou”, acrescenta Val.

Este documentário é apenas o primeiro de três, representando o presente “porque é dirigida aos jovens. O que é que os nossos jovens se lembram de Amílcar Cabral?”, pergunta. O segundo está em preparação e “é sobre o passado de Amílcar Cabral. Factos históricos e testemunhos de pessoas que viveram com ele.” A fechar a trilogia, “o terceiro é uma visão futurista sobre África, se não tivessem assassinado Cabral, Sankara, Lumumba e vários outros africanos com consciência, algo que prejudicou e ainda prejudica o continente.”

Sobre Cabral, relembra que “foi o primeiro africano a falar nas Nações Unidas defendendo a causa africana; foi recebido pelo papa, sendo Portugal um país católico por um lado e por outro Cabral, um “terrorista” pela causa africana, mas um libertador para muitos."
Contudo,"apesar das atrocidades, Cabral dizia que não foi o povo português que errou, mas o sistema institucionalizado em Lisboa que explorava não só a Guiné, Angola, outros países lusófonos como também Portugal. A libertação do sistema salazarista aconteceu também muito pelo trabalho de Cabral”, conclui.

Hoje como ontem, “o cabralismo é antes de tudo um movimento cultural libertador. Uma das primeiras medidas que ele tomou foi a criação da lei da música luso-africana, sem esquecer a Morabeza Records. Dizia Cabral que se queres ter a tua independência, tens de provar que tens uma cultura diferente”, mas hoje “a globalização é exemplo da contínua exploração, rica em propaganda como a anglofonia, lusofonia, francofonia e todas essas fonias baseadas na Europa. A economia segue a cultura, uma arma silenciosa”, lamenta.

Nesta linha e por cá, o documentalista defende que “se há algo que o Luxemburgo poderia aprender com Cabo Verde, modestamente, é como proteger a sua língua e cultura, pois num mundo globalizado corre-se o risco de sermos todos iguais.”

Questionado sobre como seria Cabo Verde se Cabral fosse vivo Val não esconde que "o rumo seria ligeiramente diferente. Neste momento Guiné precisa de Cabo Verde, mas Cabo Verde não está a assumir o papel que devia.”

O documentário vai passar na Radio Televisão de Cabo Verde a 5 de Julho, altura em que se comemora a independência e posteriormente em Boston e nalguns festivais para depois chegar a Luxemburgo.

HB

17/05/2011

Whitney Lima eleita Miss Cabo Verde - Luxemburgo 2011

Esq/dir.: Sheila Nascimento, Whitney Lima e Silvana Marques
Dentre 11 candidatas, a grande vencedora do concurso Miss Cabo Verde, realizado este sábado no Centro Cultural Alen Tramsschapp, em Limpertsberg, foi Whitney Lima.

Após desfile em roupa casual, biquíni e traje de gala o jurado cedeu o título da noite à moreninha da vila do Luxemburgo. Whitney tem 19 anos, 168cm e actualmente é estudante.
Como prémio, vai poder escolher entre uma viagem a Cabo Verde ou um cheque de mil euros.

Já a eleita primeira dama de honor - Sheila Nascimento - nascida em Ettelbruck, 25 anos e 172cm, foi premiada com o valor de 500 euros e por ter sido também eleita Miss Fotogenia terá direito a um book com um fotógrafo à sua escolha, enquanto que a segunda dama de honor - Silvana Marques - originária de Santiago (Cabo Verde), 17 anos, 161cm recebeu 250 euros. Menção também para a Miss simpatia, Stephanie Martins Dias.

A vencedora Whitney Lima
Já nos bastidores, Whitney mostrava-se surpresa: "sinto-me feliz, estou a tremer e foi uma surpresa. Não esperava ganhar e pensava que podia ser outra candidata. O meu objectivo não era ganhar, mas apenas participar numa nova experiência."

Desde a selecção até à coroação e do ambiente com as colegas, refere que o percurso "foi normal, fizemos boas amizades e houve um bom ambiente."

Para o ano vai entrar na universidade para ser professora de francês, mas não fecha a porta ao mundo da moda até porque "se alguma porta se abrir vou tentar conciliar duas as coisas." O momento foi aproveitado também para agradecer "os meus pais e o meu namorado que me apoiaram."

O Alen Tramsschapp esteve cheio, com cerca de 350 pessoas, e foi animado por Nilton Ramalho, Tiago Lima e sua banda e DJ Bacardi.

"Este ano foi mais fácil encontrar sala e pode-se dizer que é a primeira vez que cedem este espaço para um evento deste tipo para a comunidade cabo-verdiana. O balanço é positivo e para o ano cá estamos outra vez e com mais candidatas, se possível", diz Salete Rocha, representante da organização (Comité Miss Cabo Verde).

Dois dos membros do jurado:
Babacar e Ângela Carvalho
Sobre as responsabilidades da nova Miss, Salete Rocha, adianta que "vai representar o país no desfile de 22 de Junho (celebração do aniversário do Grão-Duque), no dia das rainhas em Agosto (feira de Schueberfouer) e na Télévie para ajudar a liga contra o cancro."

O jurado foi composto por José Maurício, do comité Miss Cabo Verde, Alex Barbosa, 1º delfim do Mister 2010, Ana Dias, organizadora da Miss Portugal - Luxemburgo, Ângela Carvalho, antiga apresentadora deste evento e o ex-manequim de Paris, Babacar.

HB

"Agora a prioridade são as presidenciais", diz novo líder do PAICV - Luxemburgo

Antão Freitas foi eleito o primeiro secretário do núcleo luxemburguês do PAICV, em assembleia realizada a 25 de Abril.

Fazendo um balanço do trabalho anterior, assume que "dificilmente tudo correu bem. Perdemos as eleições legislativas aqui e nesse sentido fizemos esta assembleia para ver como podemos estruturar as coisas."

"Agora a prioridade são as presidenciais. Se decidimos mudar temos de ter coisas novas. Vamos tentar ganhar e criar um núcleo forte, com espírito de competitividade para ajudar o partido central", promete o novo líder.

Conta com o voto de confiança de toda a equipa? "Antes das eleições eu era solicitado e as pessoas dentro da família do PAICV - Luxemburgo diziam que em caso de substituição de João da Luz seria Antão Freitas e na assembleia tive voto de confiança da maioria absoluta. Já mostrei quais as minhas capacidades e as pessoas depositam toda a confiança em mim e conto com eles para chegar a bom porto. Eles são também um primeiro secretário", responde Freitas.

Quanto aos outros nomes, o seu antecessor João da Luz passa a vice-secretário, juntamente com Paulo Santos, uma novidade já que antes havia apenas um vice-secretário.

A presidência do conselho ficará com "João de Cândia", a secretaria, "D. Leida" e a tesouraria, António Lima. Para a juventude: Ludmila Pires e Paulo Santos.

Nos sectores, "temos no norte dois representantes, "D. Xia" e "Francelino", no centro, Humberto da Graça e "D. Nilza", enquanto que no sul, "João de Candia", anuncia.

Sobre a data escolhida para as eleições presidenciais, a 7 de Agosto, Freitas confessa que "não me agrada porque é uma altura com muitos turistas em Cabo Verde e a campanha dificulta tudo o que é turismo."

HB

Cabo Verde: Parceiros internacionais confirmam ajuda financeira

Os parceiros internacionais que apoiam o Orçamento de Estado de Cabo Verde confirmaram o seu apoio ao Governo da Praia e garantiram que a ajuda não irá reduzir neste ano de crise.

A notícia foi confirmada pelo representante da União Europeia em Cabo Verde, Josep Coll, no final da primeira reunião entre a ministra das Finanças cabo-verdiana e o Grupo de Apoio à Ajuda Orçamental (GAO).

Coll adiantou que «não só os parceiros confirmaram a sua ajuda ao orçamento de Cabo Verde, como ganharam mais um aliado, o Luxemburgo», que se juntou à União Europeia, Áustria, Espanha, Holanda e Portugal.

Por seu lado, a ministra das Finanças congratulou-se com a confirmação da ajuda e com a entrada de Luxemburgo no grupo, mas destacou, particularmente, a nota positiva dada pelos parceiros à execução orçamental do Governo.

«Estas reuniões constituem um mecanismo de seguimento e controlo do cumprimento dos objectivos, as metas e os indicadores propostos, e quando os atingimos recebemos a ajuda dos nossos parceiros, mas quando acontece o contrário somos penalizados», afirmou Cristina Duarte para explicar a aprovação recebida pelo Governo nesta reunião.

Representantes do Governo e dos parceiros internacionais mantêm diversos encontros esta semana, na cidade da Praia, sobre os mais variados aspectos da cooperação, além de visitarem empreendimentos e investimentos por eles financiados.

Fonte: Portuguese News Network

16/05/2011

Ferry "Sal Rei" avaria com José Maria Neves a bordo, entre S. Vicente e S. Antão

O "ferryboat" que hoje avariou e ficou à deriva no canal entre Santo Antão e São Vicente, com o primeiro-ministro cabo-verdiano - José Maria Neves - a bordo, já chegou a Porto Novo sem mais incidentes, disse à Agência Lusa fonte oficial.

Contactada por telefone, fonte do gabinete de José Maria Neves, que também seguia a bordo, indicou que, à saída do Mindelo (São Vicente), já depois do ilhéu dos Pássaros, registou-se uma avaria no leme e o "ferry" parou, com a maré a empurrá-lo em direcção à montanha conhecida por "Monte Cara".

No entanto, com a pronta chegada de um rebocador, entretanto chamado, conseguiu-se imobilizar o navio e reparar o leme, operação que demorou cerca de duas horas.

Segundo a fonte, ainda se pensou em regressar a São Vicente, mas, após uma análise da situação a seguir à reparação, decidiu-se seguir para Porto Novo (Santo Antão), onde o "ferry" chegou cerca das 10:15 locais (13:15 no Luxemburgo).

Não houve pânico nem feridos, acrescentou a fonte, sublinhando, porém, que alguns passageiros enjoaram e vomitaram, situação que considerou "normal".

José Maria Neves deslocava-se a Porto Novo para presidir à cerimónia de abertura de um encontro com os diplomatas acreditados no país, marcado para hoje de manhã, e que, entretanto, foi atrasado devido ao incidente.

Fonte: Lusa

15/05/2011

Independência de Cabo Verde vai ser festejada no Luxemburgo

A Embaixada de Cabo Verde em Luxemburgo vai assinalar a passagem do 36º aniversário da Independência Nacional com várias figuras políticas e culturais. O evento contará com a participação de artistas nacionais e um número considerável de conterrâneos que vivem naquele país europeu.

Os festejos do 5 de Julho no Grão-ducado do Luxemburgo está a ser preparado pela representação diplomática do nosso país, em parceria com as organizações representativas dos emigrantes e homens de negócios de Cabo Verde que aqui residem.

Conforme os envolvidos no processo, a passagem da data será assinalada no dia 6 de Julho, no Centro Cultural "Abbaye de Neumunster". Além de uma recepção destinada a individualidades e emigrantes, uma exposição dos artistas plásticos Kiki Lima e Alex Andrade e um show da artista Suzana Lubrano completam o programa cultural.

Fonte: A Semana

10/05/2011

Futura cooperação entre municípios de Feulen e Ribeira Brava (Cabo Verde)

A cooperação foi o mote para uma visita de três dias ao Luxemburgo por parte do presidente da câmara municipal da Ribeira Brava (S. Nicolau -Cabo Verde), Américo Nascimento.

“O principal objectivo é estabelecer contactos com a comuna de Feulen e agradecer ao seu burgomestre o seu apoio, bem como transmitir essa confiança que depositaram em nós. Em Outubro vamos ter eleições e posteriormente a isso os dois municípios podem estabelecer uma relação de amizade e cooperação. Estou satisfeito”, declarou Américo Nascimento à Cabolux/Contacto.

Este encontro deve-se ao papel de algumas ONG e da embaixada cabo-verdiana no Luxemburgo, refere:

“No ano 2009 tivemos um primeiro contacto com o Comité Spencer aquando das violentas chuvas desse mesmo ano e nessa altura ficou o compromisso de nos enviarem alguns donativos, nomeadamente alguns computadores e outros materiais escolares e já aí solicitamos ao Comité Spencer para nos ajudar a encontrar uma parceria com alguma comuna, isto com o apoio da embaixada. Acabamos por conseguir uma ambulância e há cerca de dois meses soubemos que junto da comuna de Feulen teríamos um carro de bombeiros entre Junho e Julho no nosso município.”

Precisamente da reunião com o Comité Spencer e a Cap Vert Espoir et Dévelopment, Nascimento conclui que “abrem-se outras oportunidades. Queremos demonstrar que temos também algo a dar nessa troca de experiência e cooperação. A câmara da Ribeira Grande deseja um intercâmbio entre jovens para que possam conhecer outra realidade e aprender com a realidade cabo-verdiana e nós com eles. Um intercâmbio de culturas.”

De referir que no final de Abril o representante da cooperação luxemburguesa esteve em S. Nicolau para acompanhar o investimento na cooperação com os dois municípios da ilha e os fundos de contrapartida alimentar a Cabo Verde. 
Américo Nascimento e o chefe da cooperação
luxemburguesa, Thierry Lippert
Dessa visita, Nascimento diz-se satisfeito, “bem como o chefe da cooperação que assistiu à inauguração de alguns projectos ligado à água, fruto de algo que representa muito para a população porque temos problemas de água em Cabo Verde e queremos um município com água de qualidade.”

Sobre o desempenho da embaixada cabo-verdiana no Grão-Ducado, salienta que “o resultado do trabalho da nossa embaixada aqui reflecte-se nas acções da cooperação. A Dra. Clara Delgado tem nos ajudado bastante e de uma forma geral a embaixada tem feito um bom trabalho.”

Já quanto ao olhar sobre a comunidade cabo-verdiana “o importante é que estejam bem integrados na comunidade do Grão-Ducado e que possam tomar parte do desenvolvimento do país porque Cabo Verde e Luxemburgo têm óptimas relações entre os governos, mas também entre as pessoas e queremos que isso continue. É uma cooperação muito pragmática e temos recebido uma atenção especial por parte do governo do Luxemburgo no domínio da cooperação.”

Apesar de não ter tido oportunidade se encontrar com a comunidade cabo-verdiana, não deixa de enviar uma saudação especial aos originários de S. Nicolau, bem como a toda a comunidade.

HB

09/05/2011

Procuram-se candidatas a Miss Global Cabo Verde

Experientes ou não no mundo da moda, 20 candidatas irão marcar presença na grande final do concurso Miss Global Cabo Verde a 18 de Junho em Diekirch. Para tal, decorreu neste domigo, no espaço Z's Bar, o primeiro dos três castings de pré-selecção.

Corinne Semedo e Vania Horta são para já as duas primeiras pre-seleccionadas sendo que estão marcadas para este fim-de-semana os outros dois castings no Luxemburgo para se poder atingir um máximo de 20 finalistas.


Duas das pre-seleccionadas
com o presidente do júri
 
"No próximo Sábado às 16h, na Capital Club de Wilwerdange [5, rue Principale] e no domingo também à mesma hora, na Glam Boutique de Esch [53, rue du Brill] esperamos mais candidatas", refere Natascha Bintz, fundadora da Beauties of Luxembourg, uma das organizadoras deste evento.

Além dos castings no Luxemburgo, realizar-se-ão outros dois em França e a candidata cabo-verdiana será encontrada apenas nestes dois países, dado que das ilhas não haverá participações.

"A Miss vencedora vai representar Cabo Verde na Miss Global International a realizar-se na Jamaica em Setembro deste ano e, por isso, deve também conhecer os problemas e potencialidades de Cabo Verde e a sua cultura porque vai representar o país num evento entre 40 países".

Acrescenta ainda Natascha Bintz que "Cabo Verde está pouco representado a nível internacional. Tem lindas cabo-verdianas e é preciso mostrá-las ao mundo."
Membros do júri: Henri da Cruz, Vanessa Almeida,
Natascha Bintz e Hélio Ramos.

O júri, que será presidido pelo manequim internacional de origem cabo-verdiana e residente em Paris - Hélio Andrade Ramos, contará com a presença da artista de make up e proprietária da patrocinadora Glam Boutique - Vanessa Almeida, do fotógrafo Henri da Cruz e da Miss Global Luxemburgo, Natascha Bintz.

Para além da beleza "iremos avaliar a imagem de Miss da candidata e outras condições. A candidata deve ser de origem cabo-verdiana, ter entre 17 e 26 anos e um mínimo de 1,63 m", relembra ainda a representante luxemburguesa da Miss Global.

A final será a 18 de Junho no Tube Club, Diekirch, e vai contar com a presença do cantor Ostile bem como do DJ Durty e de uma apresentadora especial.

Para qualquer informação suplementar: info@beautiesofluxembourg.com

HB

08/05/2011

Jornada de solidariedade na chegada de Valdino Rodrigues

O Centro Cultural de Cessange acolheu este sábado a jornada de solidariedade a favor do "projecto Valdino", organizada pela Cultura Cabo-Verdiana no Luxemburgo, em parceria com o Grupo Amizade Cabo-Verdiana e Associação de Pais de Origem Cabo-verdiana (APADOC).

Aberta a toda comunidade cabo-verdiana, a tarde foi colorida por uma feira de velharias para crianças e um espaço de pintura e escrita. Já mais à noite, houve lugar a um jantar de beneficência com as iguarias típicas de Cabo Verde.

Acompanhado pela mãe, Valdino Rodrigues chegou recentemente de Cabo Verde para se submeter a uma intervenção cirúrgica de algum risco no hospital de Metz.

Vera Neves, uma das impulsionadoras deste projecto de solidariedade e simpatizante da associação Cultura Cabo-Verdiana, relembra que “Valdino Rodrigues é uma criança com falta de assistência médica, que não teve sorte no nascimento. Além de paralisia dos membros inferiores, tem tido muitos outros problemas.”

O fundo de solidariedade criado para o "projecto Valdino" continua aberto para todos os que queiram ajudar esta criança.

O presidente da Cultura Cabo-Verdiana, Nelson Neves, alerta que a CCL não faz nenhum peditório porta a porta. Os donativos são feitos através da conta aberta CCL LU54 1111 2017 7010 0000

HB

04/05/2011

Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava de visita ao Luxemburgo

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Dr. Américo Nascimento, já se encontra no Luxemburgo com o objectivo de criar cooperação com a autarquia de Feulen e outras ONG.
Numa visita de três dias ao grão-ducado, Américo Nascimento, pretende dar seguimento à cooperação que a câmara de Ribeira Brava tem mantido com o Luxemburgo.
Da sua visita esperam-se também encontros com associações cabo-verdianas - Comité Spencer e Cap Vert Espoir et Développement.

 HB

02/05/2011

Cabo-verdianos ameaçados de morte no Luxemburgo

Um homem visivelmente embriagado ameaçou matar várias pessoas de origem cabo-verdiana. O incidente ocorreu à noite num bar de Esch-sur-Alzette, Luxemburgo, e foi resolvido graças à rápida intervenção da polícia. Antes de ameaçar os cabo-verdianos, o homem já tinha agredido uma mulher num bar na "Rue du Brill", também em Esch, na semana passada. A rixa que envolveu 15 pessoas só ficou resolvida com a chegada da polícia ao local, que foi obrigada a recorrer a gás pimenta para separar os homens.
As autoridades encontraram duas lâminas, que não chegaram a ser usadas, com o homem que começou a briga. O agressor foi levado para a esquadra.

Fonte: Asemanaoline

São Nicolau: Luxemburgo financia adução de água

A cooperação luxemburguesa vai financiar novos projectos para o abastecimento de água em São Nicolau. O dossier foi discutido na sexta-feira passada entre o representante luxemburguês em Cabo Verde, Phiery Lippert, e o edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento.

A missão luxemburguesa fez-se acompanhar nesta sua viagem às terras do Chiquinho pelo director nacional de Planeamento do Ministério das Finanças, Sandro Brito.

O presidente da Câmara da Ribeira Brava salienta que esteve em discussão o financiamento da adução de água para alguns povoados do concelho. Américo Nascimento avançou que o projecto enquadra-se no programa municipal de água para aquela autarquia, que inclui também a dessalinização de água do mar para o consumo doméstico e fins industriais.

A missão luxemburguesa aproveitou a sua estada na ilha para também inaugurar a rede de distribuição domiciliária de água nas localidades de Canto de Fajã e Carvoeiros. A primeira será abastecida a partir de Queimada, enquanto Carvoeiros será servida com a água da nascente de Torno. Com este projecto, mais de 500 residentes dessas duas aldeias passou, a partir deste fim da semana, a beneficiar de água permanente nas torneiras.

Fonte: Mundokriol