28/09/2011

Yasmine Lima em 3º lugar na Jamaica - Miss Global Internacional

Yasmine Lima, de 22 anos, foi eleita a terceira  mais elegante e bonita candidata do concurso Miss Global Internacional que se disputou este ano em Montego Bay, Jamaica, num evento que reuniu as vencedoras de 25 países aí representados.

A 18 de Junho deste ano Yasmine Lima conseguiu o título de Miss Global Cabo Verde na final disputada no Tube Club, em Diekirch, Luxemburgo e como prémio seguiu rumo a Jamaica, onde este fim-de-semana arrecadou o título de segunda dama de honor, o primeiro título para Cabo Verde neste tipo de eventos.

Das 25 candidatas, Yansy Vega (Porto Rico) foi a vencedora e o segundo lugar ficou reservado para a bósnia Semira Hadzimehmedagic, enquanto a nossa representante, Yasmine Lima, quedou-se com o terceiro lugar.

Todas as candidatas foram agraciadas com um troféu, mas daí se destacaram também a Miss “Melhor Sorriso”, a representante da república Checa; Miss Simpatia para a Austrália e “Most Talented” para a candidata das Bahamas.

Em entrevista à CABOLUX em Junho, Yasmine acalentava “ser conhecida e aproveitar a oportunidade para abrir um salão”.

“Quero ser conhecida, sim, e vou tentar fazer um pouco de tudo. Aproveitar esta oportunidade para mais tarde me ajudar a abrir um salão em Cabo Verde. É a minha primeira aventura e espero que seja mágico poder representar o país. Mostrar que o nosso país é bonito e que apesar de ser pobre, tem um coração grande”.

Com 167cm, nascida no Grão-ducado, mas filha de mãe santantonense (Cabo Verde) e de pai de S. Tomé e Príncipe, Yasmine é formada como cabeleireira profissional e está no último ano para conseguir o diploma que lhe pode permitir então abrir o seu salão de cabeleireiro.

HB



Fernanda Fernandes de regresso ao Grão-Ducado

A ministra das Comunidades Cabo-verdianas (e ex-encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo), Fernanda Fernandes esteve de regresso ao Grão-Ducado este fim-de-semana para se encontrar com a comunidade e as autoridades luxemburguesas.

“É com prazer que regresso e é uma grande
satisfação encontrar-me com a comunidade e com as autoridades luxemburguesas, que nos recebem sempre tão bem”, disse à CABOLUX/CONTACTO.

Depois de passar por Luxemburgo como diplomata, as responsabilidades agora são acrescidas como ministra das Comunidades, mas “é um continuar do que já vinha fazendo. Sou diplomata e na minha carreira sempre trabalhei com os emigrantes. Aceitei este desafio porque acredito que posso dar um contributo, contando com os emigrantes, evidentemente”, referiu Fernanda Fernandes.

Em fim-de-semana que evocava festividades religiosas cabo-verdianas – festas da nossa senhora do Livramento e do Rosário - o Centro Cultural Alen Tramsschapp, na capital, foi local de “romaria” para muitos cabo-verdianos, não para serviços religiosos, mas para ouvir o apelo à integração política e assistir a algumas actividades culturais.

Na sexta-feira, a comissão organizadora preparou um jantar-conferência sob o lema “Aqui vivemos, aqui votamos”, ao som do grupo Tradiçon e dos cantores ´Totone e Félix, contando com a participação de Fernanda Fernandes, Claude Wiseler (ministro das Infra-estruturas) e do deputado santantonense Francisco António Dias, que apelaram à participação política dos cabo-verdianos já no dia 9 de Outubro.

Além deste desafio lançado à comunidade, Fernanda Fernandes apontou a formação das novas gerações e a redução da delinquência juvenil como sua prioridade para a comunidade no Luxemburgo.

“A delinquência juvenil é nossa preocupação e sabemos que as autoridades luxemburguesas estão muito interessadas nesta questão e vamos fazer o melhor junto da comunidade e das autoridades locais para mudar essa tendência”.

“Em Cabo Verde, a educação/formação é quase uma batalha ganha porque as pessoas estão conscientes disso, mas nas comunidades emigradas não ganhamos ainda esse desafio de tomar a educação e formação como base para a integração e para o futuro das pessoas”, lamenta.

Quanto às associações, ficou o recado: “têm um papel muito importante na participação e integração dos cabo-verdianos, mas é preciso que elas próprias se organizem, pois se cada uma trabalhar de forma dispersa, fazendo a sua própria capelinha, fica mais difícil.”

A finalizar, “gostaria que a nossa comunidade aqui tivesse como um dos modelos, Aristides Pereira [falecido na semana passada], nosso primeiro presidente da república, que ao longo da sua vida transmitiu-nos a mensagem de um homem íntegro, trabalhador, patriota e amante de Cabo Verde. Uma mensagem de serenidade, algo que também Aristides Pereira nos deixou.”

A festa da nossa senhora do Livramento foi celebrada este fim-de-semana na Ribeira Grande (Stº Antão) e nossa senhora do Rosário na próxima semana e “como temos aqui uma grande comunidade dessa zona, achamos por bem promover este tipo de cultura do nosso concelho de origem”, explicou à CABOLUX/CONTACTO Nelson Brito, da organização.

HB

22/09/2011

Embaixada de luto pela morte de Aristides Pereira

A Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo vai estar fechada esta segunda-feira, para respeitar o luto nacional decretado pela morte de Aristides Pereira, primeiro Presidente do país.

Apesar de os serviços ao público não estarem a funcionar, a Embaixada vai ter um livro de condolências à disposição dos interessados na segunda-feira, entre as 9h e as 12h e as 14h30 e as 17h30, e na terça, das 9h às 15h.

O primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, morreu hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), avançou à Lusa a ministra da Saúde daquele país, Cristina Fontes Lima.

Aristides Pereira, de 87 anos, estava em Portugal desde início de Agosto, tendo sido operado em Coimbra na sequência de fractura no colo fémur agravada pela condição de diabético.

Considerando a morte de Aristides Pereira como "uma perda maior para a nação cabo-verdiana", a ministra adiantou que o Governo está a preparar as cerimónias fúnebres do antigo Presidente.

"Claro que consideramos que é uma perda maior para a nação cabo-verdiana", afirmou à Lusa, acrescentando que "o Governo de Cabo Verde inclina-se perante a memória de Aristides Maria Pereira que, desde de sempre e ao lado de Amílcar Cabral, conduziria estas ilhas à independência nacional".

Cristina Fontes Lima disse ainda que o executivo vai tomar tomar "providências" quanto às exéquias do primeiro Presidente.

"Estamos a tomar as disposições para garantir as exéquias nacionais com a dignidade que o Presidente da Republica merece e nas próximas horas anunciaremos o que vai acontecer", referiu.

Afastado da vida política há mais de 20 anos, Aristides Pereira estava internado desde 3 de Agosto no serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, devido a uma fractura do colo do fémur esquerdo após uma queda.

Em setembro de 2010 já tinha sido internado nos HUC devido a uma fractura idêntica, do lado direito, tendo-lhe sido colocada uma prótese.

O primeiro presidente cabo-verdiano começou a sua vida profissional a trabalhar como radiotelegrafista, onde chegou a chefe dos serviços de Telecomunicações, na Guiné-Bissau.

A partir dos anos 40, Aristides Pereira envolveu-se na luta pela independência de Cabo Verde. Juntamente com Amílcar Cabral, fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, assumindo o cargo de secretário-geral, em 1973.

Com a conquista da independência, em 1975, Aristides Pereira tornou-se o presidente da república de Cabo Verde.

Em 1981, o PAIGC cabo-verdiano mudou de nome, passando a designar-se Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV). Aristides Pereira permaneceu na Presidência da República até 1991.

Em 1991, e após eleições democráticas, Aristides Pereira perdeu para António Mascarenhas Monteiro.

Fonte: Lusa/Contacto

Fernanda Fernandes regessa ao Grão-Ducado para fim-de-semana cultural

Fernanda Fernandes, ex-encarregada de Negócios de Cabo Verde no Luxemburgo entre 2005 e 2008, regressa ao Grão-Ducado na qualidade de ministra das Comunidades, para participar no fim-de-semana cultural  e desportivo cabo-verdiano, por ocasião das Festividades de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora do Livramento.

A abertura das festividades dá-se nesta sexta-feira, dia 23, às 20h, no Centro Cultural Tramschapp (n° 45, rue Ermesinde), em Limpertsberg, pelas 20h, com uma conferência sobre a importância da integração política dos estrangeiros no Luxemburgo. Neste serão participam ainda o burgomestre da cidade do Luxemburgo, Paul Helminger, o presidente da Câmara de Ribeira Grande (Cabo Verde), Orlando Delgado, a directora do OLAI (Gabinete Luxemburguês de Acolhimento e Integração), Christiane Martin, o deputado cabo-verdiano Francisco António Dias, e a actual encarregada de Negócios de Cabo Verde no Luxemburgo, Clara Delgado.


O resto da programação pode ser lido no artigo mais abaixo "Emigrantes no Luxemburgo festejam Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora do Rosário".
 
Fonte: Contacto

21/09/2011

Directora do OLAI elogia trabalho da Amizade Cabo-verdiana

A associação Grupo Amizade Cabo-verdiana (GACV) recebeu esta sexta, na sua sede, na capital, a visita da directora do OLAI, Christiane Martin e da secretária Conny Hueurtz.

“Desde 2007 estamos com o projecto de formação para adultos e a senhora Martin veio conhecer o seu balanço e também o resultado dos trabalhos de remodelação da nossa sede”, refere Firmino Inocêncio, presidente da associação.

“Foi um óptimo encontro e a directora do OLAI ficou impressionada com os trabalhos feitos aqui e demonstrou a sua confiança no projecto em curso. Falamos também de projectos futuros e é de ficar contente e fazer por merecer essa confiança e mostrar à comunidade que temos uma nova dinâmica e que estamos abertos a qualquer associação ou à federação das associações [cabo-verdianas], complementou o vice-presidente, Mateus Domingos.

Sobre o papel desta associação e outras a directora do OLAI, Christiane Maritn, reconheceu que “as associações são importantes porque chegam às comunidades, fazem a ligação e passam a mensagem. Para as pessoas que chegam são a primeira ajuda que lhes mostra o caminho a fazer, e nós [OLAI], se temos uma mensagem a passar, não esquecemos as associações para a passar também.”

Que imagem tem Christiane Martin da comunidade cabo-verdiana?
“Para todas a comunidades há bons e maus exemplos e, infelizmente, a nível da opinião pública são os maus exemplos que ficam. É preciso trabalhar juntos para encontrar uma solução e no próximo encontro que vamos ter com a ministra das Comunidades de Cabo Verde, Fernanda Fernandes, vamos ver algumas questões. Há um projecto que iremos analisar e que será feito com o Comité Spencer [associação mais ligada às causas juvenis], pois o nível da delinquência juvenil cabo-verdiana tem aumentado nestes últimos anos e vamos tentar ser parceiros neste projecto.”

Deste encontro, a Amizade Cabo-verdiana revelou que vai abraçar novos desafios: “Trabalhar também com a juventude, pois eles têm muito potencial e criatividade e às vezes só precisam ser orientados. O jovem é activo e precisa de fazer coisas, mas que essas coisas sejam construtivas.

Numa fase mais adiantada trabalhar com as crianças porque, no fundo, elas formam o seu carácter até bem perto dos 7 anos, e se são bem formadas vão ter uma juventude também boa e com melhores oportunidades, o que reflecte uma melhor sociedade”, afirma o secretário da Amizade, Rúben Mendes.

Trabalhar com associações de outras nacionalidades vai ser outro dos reptos para a Amizade, pois “é algo que não estamos habituados a fazer e vivendo num país multicultural, com tantas comunidades estrangeiras que se querem integrar, podemos entre todos participar nessa integração e fazê-la melhor”, desafia Rúben Mendes.

HB

13/09/2011

Associação Amizade Cabo-verdiana oferece "catchupada" gratuita à comunidade este domingo

A Associação Amizade Cabo-verdiana (AGACV) organiza neste domingo, dia 18 de Setembro, uma “catchupada” a partir das 12:00h, na sua sede (Rue Michel Welter, nº19), para membros, simpatizantes, ex-alunos e comunidade em geral.

O prato de “catchupa” é GRATUITO e serve para marcar o início das actividades deste ano 2011/2012.
Não vai faltar a boa música cabo-verdiana e outras animações.

A associação comunica ainda que estão a decorrer as inscrições para os cursos de línguas 2011/2012: francês, luxemburguês, português e atelier de escrita e leitura.
As inscrições podem ser efectuadas na sede da associação (rue Michel Welter, nº19) a qualquer altura do dia.

A AGACV é uma das associações cabo-verdianas mais carismáticas do Luxemburgo, tendo desde a sua fundação (oficialmente formada em 1987) se destacado nas áreas da cultura, cooperação com Cabo Verde e desporto.
Ultimamente tem apostado mais na formação para adultos.

Para mais informações: 26 19 62 16; 691 651 399; 691 630 030.

04/09/2011

Emigrantes no Luxemburgo festejam Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora do Rosário

Esta é a primeira vez que a comunidade cabo-verdiana local festeja as padroeiras de duas das quatro freguesias do concelho da Ribeira Grande e a organização preparou um programa que integra uma "noite cabo-verdiana", no dia 23 de Setembro, com a participação de artistas da comunidade e dos grupos "Ká e Banda" e, ainda, "Repertório de amigos" que viajarão de Cabo Verde. O evento terá lugar no Centro Cultural Alen Tramsschap, Luxembourg-ville.

O sector cultural do programa conta também com a participação do grupo teatral Juventude em Marcha com uma peça a ser apresentada no domingo, dia 25, no mesmo Centro Cultural Alen Tramsschapp.

O desporto também marca presença no programa das festas de Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora do Rosário, no Luxemburgo, com a realização de um torneio de futebol em que participação equipas que viajarão de Cabo Verde, dos Estados Unidos da América, de Portugal, da França e da Holanda para se juntarem a uma equipa local, isto no dia 24, pelas 11:00h.

O objectivo da iniciativa é promover a cultura cabo-verdiana no Grão-ducado do centro da Europa e "incentivar a comunidade cabo-verdiana, e não só, a participar nas eleições municipais de 9 de Outubro no Luxemburgo".

Por isso, as festas decorrerão sob o lema, "vivemos no Luxemburgo e também votamos cá" e pretende-se que, além de um momento de promoção cultural, seja ocasião de promoção da integração política da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo.

Fonte: Inforpress/HB