29/02/2012

Tribunal condena ex-directora da Miss Global Cabo Verde por não pagar prémio do concurso

Natascha Bintz    Foto: M: Dias
O Tribunal do Luxemburgo condenou a ex-directora do concurso Miss Global Cabo Verde, Natascha Bintz, a pagar os prémios em falta à vencedora do concurso, Yasmine Lima.

Natascha Bintz prometeu à vencedora do concurso os bilhetes de avião até à Jamaica para representar Cabo Verde no evento internacional, mas na hora da viagem, as despesas ficaram por conta de Yasmine Lima.

O Tribunal deu como provado a falta de pagamento do prémio, tal como aconteceu dias antes da deslocação a Montego Bay, na Jamaica, em meados de Setembro de 2011.

"Natascha Bintz confirmou a viagem de Yasmine Lima até à Jamaica. A citada, à última da hora, alterou o seu compromisso [...], o que obrigou Yasmine Lima a viajar pelos seus próprios meios", pode ler-se no acórdão.

Natascha Bintz organizou no ano passado a primeira edição da Miss Global Cabo Verde e foi agora condenada a pagar o valor da viagem.
O tribunal condenou também a ex-directora do concurso a pagar os gastos de representação efectuados por Yasmine Lima na Jamaica, assim como as taxas de juro, as custas judiciais do processo e os honorários do advogado da queixosa.

"Fiquei contente com o resultado do Tribunal. Ela [Natascha Bintz] dizia que queria fazer algo pelos cabo-verdianos, mas não compreendi o que ela queria fazer. Fica aqui uma prova de que os cabo-verdianos não se deixam pisar", disse Yasmine à CABOLUX/CONTACTO.

Yasmine Lima venceu o concurso Miss Global Cabo Verde a 18 de Junho de 2011, no Luxemburgo.
Depois, a 24 de Setembro, ficou em terceiro lugar no concurso Miss Global International, na Jamaica.

HB

Yasmine Lima eleita Miss International Carnival Queen 2012

Yasmine continua a arrecadar títulos

A luxemburguesa de origem cabo-verdiana Yasmine Lima, de 22 anos, foi eleita Miss International Carnival Queen 2012.  

A cerimónia juntou 20 candidatas e decorreu durante os festejos do Carnaval, na ilha de Curaçao, nas Antilhas. 

"Não fui para lá a pensar que ia ganhar, mas mais para fazer amigos de outros países e fazer contactos. Na final, quando chamaram a candidata de Tenerife, pensei que era a vencedora. Fiquei feliz por ela e felicitei-a. Depois, ouvi o público a gritar 'Cabo Verde, Cabo Verde', e aí anunciaram o meu nome. Fiquei contente”, conta Yasmine. 

Além deste título, Yasmine obteve os títulos de Miss Dancing Queen e Miss Simpatia, acumulando já sete títulos nas três provas em que participou. 

"Na Jamaica e no Luxemburgo eu já tinha ganho o título Miss Simpatia. Mas agora em Curaçao, quando ganhei o título Miss Dancing Queen e o Miss Simpatia, para mim já estava tudo conseguido e não pensava ganhar mais nada. Mas ganhei! Foram três títulos e fiquei mesmo contente", diz, emocionada. 

Como prémio, Yasmine recebeu 10 mil euros, uma taça Swarofsky e uma coroa com diamantes. 
O segundo lugar foi para a candidata de Tenerife (Espanha) e o terceiro para a representante de Punta Cana (República Dominicana).

No próximo ano, Yasmine vai regressar a Curaçao para entregar a coroa e acompanhar a vencedora da Miss Global Cabo Verde 2012 que vai representar o país. Garantida também está a viagem à Jamaica, mas para isso "vai assinar um contrato", porque esta segunda edição da Miss Global Cabo Verde vai ser "diferente".

"Quero fazer as coisas de maneira diferente e séria e não posso repetir o erro da anterior directora [Natasha Bintz]. Estou a representar Cabo Verde aqui no Luxemburgo e é o valor de Cabo Verde que está em causa", assegura.

A final da Miss Global Cabo Verde vai ser a 16 de Junho. As candidaturas foram alargadas até 25 de Março.

HB

27/02/2012

Luxemburgo ajuda a formar os primeiros alunos da Escola de Hotelaria Turismo de Cabo Verde

A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) realiza hoje, às 11:00 horas, a cerimónia de entrega de diplomas aos primeiros alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

Os cursos ora concluídos, arrancaram a dia 28 de Março de 2011, com um total de 75 formandos. Em Setembro, 62 seguiram para um estágio curricular de 3 meses em várias empresas hoteleiras do país e de Portugal, tendo concluído 58 (41 de Cozinha/pastelaria e 17 de Restaurante/bar).

A cerimónia é presidida pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Dra Janira Hopffer Almada. No acto estão também presentes o Representante da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Thierry Lipert, o Director Geral da Lux-Development, Gaston Schwartz, o Representante Regional da Lux-Development em Cabo Verde, Mauro Lupo, o Coordenador Regional para Cabo Verde do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Marc Lenz e ainda, os Responsáveis da sede da Lux-Development, Guirec Halflants, Coordenador Regional para Cabo Verde e Alexis Hoyaux, Perito sectorial para a formação profissional.

A EHTCV cumpre, assim, a sua missão de promover o emprego qualificado de jovens no sector da Hotelaria, Restauração e Turismo, com vista ao aumento da produtividade das empresas e a melhoria da qualidade da oferta turística de Cabo Verde.

Fonte: EHTCV

26/02/2012

Neves acredita que novo aeroporto de Santo Antão será realidade dentro de dois a três anos

O presidente do PAICV, e primeiro-ministro, disse na sexta-feira, no Porto Novo, que as obras do novo aeroporto de Santo Antão estarão lançadas “dentro de dois a três anos”.

“Tenho a certeza de que ainda antes do final desta Legislatura, as obras do novo aeroporto de Santo Antão estarão lançadas”, assegurou ainda José Maria Neves, que falava na apresentação da candidata do PAICV à Câmara Municipal do Porto Novo, Rosa Rocha.

José Maria Neves assegurou que o Governo está a mobilizar recursos para a edificação dessa infra-estrutura, que se insere na estratégia de “transformação” da ilha de Santo Antão, que passa ainda por “fortes” investimentos” no sector portuário, rodoviário e na agricultura.

A título de exemplo, Neves referiu-se à ampliação e modernização do porto do Porto Novo, cujas obras ficam concluídas em Junho, a inauguração da estrada de penetração da Ribeira da Torre e o lançamento das obras da barragem de Garça, actos previstos para este sábado.

Para José Maria Neves, o PAICV tem todas as condições de vencer as próximas eleições em Santo Antão, acrescentando que, no caso do Porto Novo, ganhar a Câmara Municipal, gerida pelo MpD há 20 anos, constitui “um desafio de todos os portonovenses”.

Por isso, pediu aos presentes a levarem a “boa nova” aos portonovenses de que “Porto Novo precisa de uma nova oportunidade de desenvolvimento” que surgirá com a vitória do PAICV nas próximas eleições autárquicas.

Segundo Rosa Rocha, o PAICV tem um projecto credível para Porto Novo, liderado por uma equipa pluridisciplinar, que integra jovens e mulheres “com provas dadas”, que prometem não defraudar as expectativas.

Por seu lado, Carlos Delgado, candidato à presidente da Assembleia Municipal, disse que o PAICV está a mudar Santo Antão com grandes projectos e com uma governação voltada para os santantonenses.

Fonte: Inforpress

21/02/2012

Cabo Verde quer parceria de Portugal e do Brasil para comprar aviões

Cabo Verde procura parcerias de países como Portugal e Brasil para adquirir aeronaves para patrulhar e fiscalizar as suas águas territoriais e assegurar um combate eficaz à criminalidade internacional.

A informação foi avançada segunda-feira pelo porta-voz do Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, o major António Silva Rocha, que anunciou que, em, breve, o ministro Jorge Tolentino deverá deslocar-se ao Brasil para discutir o assunto com o seu homólogo no país.

"A aquisição das aeronaves é uma prioridade para este ano. Encontra-se em fase avançada a negociação dos helicópteros com a China e vamos procurar novas parcerias para aquisição de aeronaves de asa fixa (aviões), importantes na fiscalização marítima e operações de busca e salvamento", explicou.

Silva Rocha adiantou que o Brasil é um dos possíveis parceiros, o mesmo sucedendo com Portugal, no quadro do grupo técnico de trabalho com o ministro de Defesa português sobre a Economia do Mar.

O major não avançou qual o montante necessário para a aquisição dos aparelhos, nem quantos serão adquiridos. "É muito difícil para Cabo Verde adquirir esses meios só com recursos financeiros do país. E isso é que torna estes processos muito complexos. É preciso fazer o estudo e depois procurar protocolos de financiamento", explicou.

Na semana passada, o ministro da Defesa de Cabo Verde garantiu que nos próximos seis meses a Força Aérea cabo-verdiana contará com novos aviões para fiscalizar as águas territoriais e assegurar um combate eficaz à criminalidade internacional.

Falando aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos comandantes da Guarda Nacional (Exército) e da Logística, Jorge Tolentino não precisou, porém, quantos aviões se irão juntar ao único existente, um Dornier que, após anos de paragem, retomará as operações nos próximos dias.

O Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, que decorre durante o dia de hoje, vai discutir ainda outras questões, nomeadamente como melhorar a legislação sobre o sector da segurança marítima para garantir uma maior articulação entre os diversos serviços que trabalham nesta área.

Fonte: Lusa

12/02/2012

08/02/2012

Desemprego dos licenciados pode pôr em causa a aposta na massificação

O desemprego dos licenciados pode pôr em causa a legitimidade da aposta na massificação do Ensino Superior em Cabo Verde, indica um estudo do Banco Mundial sobre a estruturação e organização deste nível de ensino no país.

O estudo, feito a pedido do governo, aponta os pontos fortes e as fraquezas do sector, as oportunidades e apresenta recomendações sobre as prioridades em matéria de medidas de políticas públicas.

A questão da qualidade, com uma melhor atenção na formação dos docentes, mais investimentos nas bibliotecas universitárias e melhor acesso por parte dos estudantes, são algumas recomendações do estudo que aponta como preocupação o aumento do desemprego no seio dos licenciados.

Esse fenómeno, conforme o ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva, preocupa o Governo, uma vez que, além de ser fonte de sofrimento e de mal-estar social, pode igualmente ter um efeito negativo na aposta do executivo.

O governante chama a atenção para a “interpretação complexa desse fenómeno, por forma a não imputar automaticamente, como parece acontecer amiúde, a problemas de qualidade ou da relevância das instituições do Ensino Superior”.

“O desemprego tem igualmente a ver com o gueto, com o hiato entre a dinâmica dos sector educativo e o do sector empresarial como por vezes o défice de iniciativa empresarial ou com o próprio perfil do empresariado nacional”, explicou.

Para o director-geral do Ensino Superior, Arnaldo Brito, não será por causa do desemprego que o Governo vai limitar o acesso ao Ensino Superior. Defende, contudo, uma reorientação dos alunos para as áreas de formação que possibilitem ter o emprego e reforçar ainda toda a dinâmica económica no sentido de criar novos empresários.

O estudo vai ser apresentado durante o fórum iniciado hoje de manhã na Cidade da Praia, tendo como tema “Como é que o Ensino Superior pode contribuir para a agenda de transformação económica e social de Cabo Verde”, reunindo diversos intervenientes no sector.

O financiamento e a sustentabilidade do ensino superior, a equidade, a relevância e modernização do ensino superior incluindo aspectos de qualidade vão estão em debate durante os dois dias do evento que tem por objectivo fundamental a identificação de orientações estratégicas e opções de política, susceptíveis de favorecer o desenvolvimento equilibrado e sustentado do ensino superior no arquipélago.

Fonte: Inforpress

05/02/2012

Jorge Borges vai representar Cabo Verde na inauguração da nova sede da CPLP

Jorge Borges vai representar
Cabo Verde em Lisboa
O ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, vai representar Cabo Verde no acto da inauguração da nova sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, que se realiza esta terça-feira.

A sessão oficial da inauguração da nova sede da CPLP vai contar com a presença do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro angolano, Fernando Dias da Piedade dos Santos, os antigos presidentes Pedro Pires (Cabo Verde), Henrique Rosa (Guiné-Bissau), Mário Soares (Portugal), Joaquim Chissano (Moçambique), entre outras altas individualidades.

Jorge Borges desloca-se também a Lisboa para participar na reunião extraordinária de conselho de ministros que vai decorrer à margem do acto inaugural. Em agenda vão estar a análise da situação na Guiné-Bissau, a candidatura da Guiné Equatorial a membro da CPLP e a segurança alimentar.

A inauguração da nova sede da CPLP vai ser precedida de um vasto programa cultural que teve início esta sexta-feira e que prossegue nos próximos dias integrando, entre outros, um espectáculo musical na Aula Magna de Lisboa.

Cabo Verde vai estar representado nesse evento por Tito Paris e Djodji, que vão actuar juntamente com mais 14 artistas, dois de cada país lusófono.

Prevê-se também a organização de um colóquio subordinado ao tema “CPLP – Uma Oportunidade Histórica”.

Criada a 17 de Julho de 1996, a CPLP é um projecto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum dos oito países que integram a comunidade (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Os objectivos gerais da Comunidade concertam a política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.

Fonte: Inforpress

02/02/2012