30/03/2012

Alunos organizam jantar de solidariedade por Cabo Verde

Foto: Aleida Vieira
Os alunos do liceu Mathias Adam organizam um jantar de solidariedade por Cabo Verde, este sábado, dia 31.

Claudio Beretta, Fabrice Beretta, Jérémy Neves e Sebastiani Adriano são alunos do 12o ano do curso de Comércio e Gestão do Liceu Técnico Mathias Adam, em Pétange. O projecto "Dinêr de solidarité pour le Cap Vert" é da autoria dos quatro e faz parte do currículo escolar.

"Todos os alunos que chegam ao 12o ano de Comércio têm de fazer um projecto e nós decidimos organizar este jantar. Os fundos recolhidos com o jantar têm como objectivo ajudar a associação Cap Vert Espoir et Développement (CVED), sediada no Luxemburgo", disse ao CONTACTO Jérémy Neves.

A CVED tem neste momento no terreno quatro projectos, todos focados no desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde. Melhoria das condições de vida dos jovens em São Miguel (colaboração com os farmacêuticos Sem Fronteiras e Black Boys); promoção de energias renováveis e eficiência energética em Cabo Verde (colaboração com os Farmacêuticos Sem Fronteiras); construção de um centro de acolhimento educativo e promoção da saúde infantil e feminina da cidade do Tarrafal, na ilha de Santiago; e aquisição de uma estação fotovoltaica para alimentar uma aldeia da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, são os projectos da associação.

O jantar organizado pelos alunos do Mathias Adam vai servir também para mostrar Cabo Verde e a sua cultura através da música, culinária e alguns projectos. O encontro deste sábado está marcado para o Centro de Lazer de Lamadelaine, às 19h30. A noite vai ser animada por um DJ, pela música cabo-verdiana e muita dança até às 3h da manhã. O preço de entrada são 35 euros. Mais informações e reservas através do email solidaritéCV@live.com ou pelo tel. 691 970 681 (Jérémy Neves).

A associação Cap Vert Espoir et Développement informa que vai ter a sua Assembleia Geral já no dia 4 de Abril, no CLAE, (26, rue de Gasperich), pelas 19h.
HB

Mário Lúcio garante "apoios pontuais" aos artistas cabo-verdianos

Foto: Guy Jallay
O ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, prometeu "apoios pontuais" aos artistas cabo-verdianos, incluindo os emigrados. As garantias foram dadas durante um encontro na quarta-feira, na cidade do Luxemburgo.

"A palavra 'apoio' já saiu do dicionário do Ministério da Cultura, mas ainda assim pode haver apoios pontuais ou avulsos aos artistas. Queremos trabalhar na sustentabilidade e na continuidade de eventos e aguardamos que os projectos nos sejam apresentados com tempo para analisarmos", garantiu Mário Lúcio, cujo périplo pela Europa para a captação de fundos para a cultura cabo-verdiana, o trouxe durante um dia ao Grão-Ducado.

Para o músico-ministro, a gestão cultural "não tem sido difícil", porque os critérios "são claros e o ministério só pode fazer algo com aquilo que tem". Do lado dos artistas esperam-se iniciativas com o que se tem. "Os artistas têm de fazer aquilo para que nasceram: a arte. Eu sou pago por aquilo que faço, mas os artistas investem o próprio dinheiro para fazer o que é deles. O mérito é deles e essa é a grande força que levo daqui, assim como as sugestões destas pessoas que estão preocupadas com a nação e a sua identidade", disse o ministro.

Sobre a perda da Cesária Évora, Mário Lúcio reconhece a figura "insubstituível". "A Cesária é insubstituível, mas outros grandes nomes virão e oxalá voltemos a ter gente que multiplique a projecção dela", augura o "Gilberto Gil de Cabo Verde", que promete voltar aos palcos quando deixar o ministério.
HB

25/03/2012

Ministro da Cultura de Cabo Verde encontra-se com artistas no Luxemburgo


Foto: asemana
O ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, vai estar de visita ao Luxemburgo, na próxima quarta-feira, dia 28 de Março. 

O ministro convida todos os artistas cabo-verdianos (músicos, artistas plásticos e de outras áreas culturais), residentes no Luxemburgo, para um encontro formal na Embaixada de Cabo Verde (117, Val de Ste-Croix), na capital. 

O encontro está marcado para as 17h30 e vai servir para expor as políticas culturais. Os artistas cabo-verdianos vão ter também a oportunidade de colocar questões.

23/03/2012

Estrela do Norte com Assembleia Geral a 25 de Março


A associação F.C. Estrela Amadora do Norte informa que vai ter lugar uma Assembleia Geral extraordinária, no dia 25 de Março. O local da assembleia vai ser na sala de festas da comuna de Ettelbruck, pelas 17h. Mais informações pelo tel. 621 262 366 (Antão Freitas).

21/03/2012

Catchupa rica foi rainha da gastronomia cabo-verdiana


 
A gastronomia cabo-verdiana esteve em destaque no Festival das Migrações, com um dos stands de cozinha mais concorridos. O chamariz tem sido o mesmo de todos os anos: a catchupa.

Em Cabo Verde, a catchupa rica é feita com diversos tipos de carne e a catchupa pobre é feita apenas com peixe, sendo esta acessível a todas as famílias, dada a abundância de peixe. Além da carne ou do peixe, a cachupa leva feijão, milho e grão estufados e ainda pode ser servida com legumes, como a batata, a abóbora, couve, mandioca ou banana. O resultado pode variar segundo as combinações dos ingredientes, mas sempre com um sabor sabe (delicioso).

No Festival das Migrações deste ano, a catchupa rica foi mais uma vez a rainha da cozinha cabo-verdiana, ainda que sem muitos legumes a acompanhar.

O CONTACTO foi provar o prato mais típico da gastronomia de Cabo Verde e ouviu a associação cabo-verdiana com sede no Luxemburgo, Ami ku Nhos, que continua à frente do stand.

"Estamos há oito anos seguidos aqui no stand da cozinha cabo-verdiana. Se o CLAE continua a contar connosco é porque confia no nosso trabalho. Da parte da associação Ami ku Nhos, estamos sempre disponíveis para participar e sentimo-nos gratos por isso", disse o presidente da Ami ku Nhos, Otílio Moreira.

A par do stand da cozinha portuguesa, o stand de cozinha cabo-verdiana esteve sempre com muito trabalho para confeccionar e servir as iguarias locais aos visitantes, durante o fim-de-semana.

"Este ano há ainda mais gente que vem cá ao nosso stand e não são só cabo-verdianos, mas também portugueses, luxemburgueses, franceses, belgas e outras nacionalidades. Como não podia deixar de ser, dentro da nossa gastronomia, o que as pessoas procuram mais é a catchupa. As pessoas gostam muito e perguntam onde podem comprar mais. Também vêm cá beber o grogue de Santiago e provar o nosso típico pastel de atum, doces de coco, donets cabo-verdianos, etc.", contou Otílio Moreira.

Entre os 19 voluntários do stand cabo-verdiano, contavam-se duas portuguesas.

A portuguesa Sara Semedo trabalha na cozinha da Ami ku Nhos há oito anos, altura em que a associação começou a participar no festival e já se sente à vontade na cozinha cabo-verdiana.

"Aprendi a fazer catchupa e estou à vontade na cozinha cabo-verdiana. Já trabalho com eles desde que começaram, há cerca de oito anos, e venho cá todos os anos trabalhar. Adoro trabalhar com a comunidade cabo-verdiana e sinto-me como na minha casa”, disse Sara Semedo.

A associação Ami ku Nhos completa no final deste ano o seu 12o aniversário e tem-se destacado também na cultura com danças cabo-verdianas, grupo de batucadeiras, entre outras actividades.

Athénée expõe fotos de Cabo Verde: Luxembourg / Cabo Verde Allers – Retour

Foto: Aleida Vieira
A gare de Dudelange Usines recebe uma exposição de fotografias de Cabo Verde, a inauguração teve lugar no dia 16 de Março. As fotografias retratam as experiências vividas pelos 17 alunos e três professores do liceu luxemburguês na ilha de Santo Antão, Cabo Verde.

"A ideia de intercâmbio entre estes dois liceus surgiu do projecto dos alunos do Athénée de apoiar um país no processo de desenvolvimento, como existem muitos cabo-verdianos no Luxemburgo este foi o país que escolhemos apoiar. Tendo também em conta que os nossos estudantes, num projecto conjunto com a associação de jovens cabo-verdianos no Luxemburgo Comité Spencer, dão apoios escolares a vários alunos cabo-verdianos do nosso liceu", explicou a professora Danièle Atten, que confessou não esperar, de início, mais de cinco alunos interessados na viagem a Cabo Verde.

Os 17 alunos luxemburgueses foram recebidos por uma turma do liceu António Silva Pinto de Porto Novo e juntos realizaram o projecto da plantação de árvores e partilharam várias experiências. "Houve um dia em que fizemos uma tarde gastronómica, levámos a comida luxemburguesa e eles apresentaram-nos a cachupa, e todos gostámos", disse a professora Marianne Dondelinger, sublinhando que praticamente não existiu barreiras nas trocas de experiências, apesar da diferença linguística.

Lynn e Lauriane, duas dos 17 alunos que participaram do intercâmbio, consideraram a experiência como muito enriquecedora e sublinharam que o que mais lhes fez pensar "foi como é que eles com tão pouco conseguem ser mais felizes que nós que temos tudo o que queremos". "Foi muito surpreendente para mim quando vi que eles preferiram dormir em colchões no chão e deixar a cama para nós", disse Lynn.

Nos próximos anos, a ONG criada no liceu luxemburguês pretende "continuar a apoiar a escola António Silva Pinto e fornecer em breve painéis solares", contou a professora Marianne Dondelinger ao CONTACTO.

A exposição estará patente até 20 de Maio na estação Dudelange Usines e estará aberta de quinta a domingo das 15 às 18h.

Fonte: CONTACTO/Aleida Vieira

Jardim-de-infância de S. Antão precisa de material de refeitório

O Centro Infantil da Ribeira Grande - Ponta do Sol, na ilha de S. Antão (Cabo Verde) precisa de material de cozinha e didáctico.

Ciente desta carência, o antigo presidente da Organização dos Cabo-verdianos no Luxemburgo, José Maurício, deu o primeiro passo para ajudar a instituição local. Para "apadrinhar" o projecto, contactou a Associação dos Pais de Alunos de Origem Cabo-verdiana (APADOC), que vai trabalhar com a Associação Apoio à Infância de S. Antão.

"A instituição educativa acolhe 60 crianças, dos zero aos seis anos (creche e jardim-de-infância), e cobre toda uma comunidade. No entanto, neste momento passa por algumas dificuldades", refere a presidente da APADOC, Joana Ferreira, que se mostrou logo receptiva à causa. "Tendo em conta que a APADOC trabalha na área da educação, decidimos abraçar a causa e estamos já a angariar fundos para esse jardim-de-infância, do concelho de Ribeira Grande."

A APADOC aproveitou a presença no Festival das Migrações para começar a angariar fundos, mas prevê seguir o projecto com novas acções.

"Começamos agora com a venda de alguns doces para angariar fundos, mas pretendemos seguir com mais acções. Temos membros da nossa associação que são professores, que trabalham com crianças e manifestaram colaborar. Vamos estender este projecto também às escolas", revela Joana Ferreira.

Os interessados em colaborar neste projecto podem fazê-lo com a entrega de materiais didácticos, jogos para desenvolvimento psicomotor de crianças ou mesmo materiais de cozinha.



ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO MUSICAL DA DIÁSPORA

A APADOC informa que estão abertas as inscrições para a quarta edição de "Revelação de Vozes da Diáspora 2012".
"A primeira eliminatória no Luxemburgo deve decorrer em inícios de Maio, em local ainda a anunciar", disse ao CONTACTO a presidente da APADOC.

Os candidatos devem ter entre 14 e 19 anos e preparar duas músicas. A primeira música é cabo-verdiana, enquanto a segunda vai ter de ser apresenta numa das três línguas oficiais do Luxemburgo: alemão, francês ou luxemburguês.
Um júri constituído para o evento vai depois ditar o vencedor do concurso, que vai representar os cabo-verdianos do Luxemburgo na final de Paris, em Julho.

As inscrições estão abertas até o final do mês de Abril.
Mais informações sobre o projecto de solidariedade para Cabo Verde e "Revelação de Vozes da Diáspora 2012" através dos email's ferreira.joana1@gmail.com, Info@apadoc.lu, ou pelos tels. 661 650 704, 661 291 056.

HB

13/03/2012

TACV e Luxair com voos para Cabo Verde neste Verão

A companhia aérea cabo-verdiana TACV vai realizar dois voos no Verão, do Luxemburgo para Cabo Verde. O primeiro está marcado para 28 de Julho, com destino a São Vicente, e o segundo, para a Praia, a 7 de Agosto.
Também a LuxairTours vai operar voos para Cabo Verde a partir deste Verão, para o Sal e Boa Vista.
Os voos LuxairTours vão ser realizados à terça-feira, entre 17 de Abril e 6 de Novembro, e à sexta-feira, entre 20 de Abril e 22 de Junho, bem como de 21 de Setembro e 2 de Novembro.
Cumpre-se assim uma velha aspiração da comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo, que há muito reclamava ligações directas entre o Grão-Ducado e o arquipélago na época estival.

Fonte: Rádio Latina

10/03/2012

07/03/2012

Atraso na obtenção de passaporte enerva cabo-verdianos

Clara Delgado 
A encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde, Clara Delgado, reuniu-se no domingo passado com a comunidade cabo-verdiana do norte de Luxemburgo. O encontro teve lugar em Ettelbruck, no Hall Deich.

No encontro, que tinha como objectivo ouvir a comunidade, estiveram presentes Antão Lopes Freitas, presidente da Associação "Estrela do Norte”, João da Luz, presidente da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo e responsável pelo programa "Morabeza” na Rádio Latina, e ainda Carlo Lima, representante da delegação de estrangeiros de Ettebruck.

Apesar da fraca participação, foram levantadas algumas questões que preocupam a comunidade. A questão da demora na obtenção dos passaportes foi um dos assuntos colocados pelos presentes. Esta é uma preocupação antiga dos cerca de 8 mil cidadãos cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, que estão condicionados a esta única forma de identificação. Também se falou sobre o facto de a comunidade cabo-verdiana ter pouco tempo de antena na Rádio Latina e, conforme disse Pedro Santos da Rádio Norte, "já é tempo de a Embaixada de se interessar mais sobre esse assunto".

Outro tema falado foi a realização, no Verão, de dois voos da TACV – companhia aérea cabo-verdiana - para Cabo Verde a partir do Luxemburgo, o primeiro no dia 28 de Julho, para São Vicente, e outro dia 7 de Agosto para a Praia. Estes voos são directos do Luxemburgo para estas duas ilhas de Cabo Verde. Para Clara Delgado, "o balanço foi positivo", mas lamentou a "fraca adesão da comunidade a este tipo de encontros, que são sempre benéficos para todos".

Fonte: CONTACTO/Rui Melo

06/03/2012

Brasil: Quilombolas fazem parte de um país "de alguma fora invisível", diz autor de documentário

Os quilombolas também são brasileiros (que vivem no estado do Maranhão e têm origens em Cabo Verde e Guiné-Bissau), mas são de “um Brasil de alguma fora invisível”, alheado de carnavais e futebóis, diz Paulo Nuno Vicente, autor de um documentário sobre estes descendentes de escravos africanos que lutam pelo direito à terra.

“Kilombos” é o nome do documentário realizado pelo jornalista Paulo Nuno Vicente, com direção de imagem de Luís Melo e financiado pelo Instituto Marquês de Valle-Flôr (IMVF), que será mostrado pela primeira vez no seminário internacional dedicado à cultura dos quilombolas, na quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, Paulo Nuno Vicente explicou que quis mostrar “um retrato que sai fora do postal”, mas que, acredita, “é importante conhecer”, porque revela “o Brasil contemporâneo”.

“Este é também o Brasil, um Brasil de alguma forma invisível. Está fora do Carnaval, fora do futebol, das praias repletas de mulheres esculturais”, realça.

Os quilombolas que o documentário retrata – que vivem no estado do Maranhão e têm origens em Cabo Verde e Guiné-Bissau – “vivem à sombra de um quadro de direitos que é consagrado legalmente, quer nacionalmente, dentro do Brasil, quer internacionalmente, quando falamos de direitos humanos”.

“É algo paradoxal que seja possível encontrar, ainda hoje, comunidades (…) em que a violação de direitos democráticos básicos acontece diariamente”, seja por impossibilidade de acesso à escola ou por invasão de terras, assinala o jornalista.

Os “crimes contra pessoas e património” são frequentes nos quilombos (nome das povoações, que se estimam em mais de três mil no Brasil), relata Paulo Nuno Vicente, referindo a violência que afeta sobretudo as pessoas que, dentro das comunidades, têm procurado organizar-se. “Algumas delas são assassinadas ou são de alguma forma perseguidas. (…) Tiveram que, várias vezes, fugir da sua própria casa”, exemplifica.

Todos os sujeitos do filme são quilombolas, à exceção de um, que desafia os espetadores a perguntarem-se quem vive em alojamentos precários nas grandes cidades. “São usualmente pessoas negras, que foram obrigadas a fugir para os centros urbanos, para poderem ter um nível de vida mais aceitável”, responde Paulo Nuno Vicente, lamentando que “este tipo de temas” não mereça uma abordagem “mais aprofundada” por parte dos jornalistas, do Brasil e do mundo.

O documentário “Kilombos” será exibido na quarta-feira, às 16:15, na presença dos autores e acompanhado por um debate.

O seminário internacional organizado pelo IMVF, organização não-governamental para o desenvolvimento portuguesa que trabalha com os quilombolas do Maranhão desde 2004, pretende “dar a conhecer à opinião pública europeia” o balanço de um projeto de três anos, que procurou “promover a cultura como fonte de rendimento e valorização da identidade”.

O projeto, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela cooperação portuguesa e que contou com parceiros locais, incluiu, entre outras iniciativas, intercâmbios culturais.

O seminário contará, na sessão de abertura, com Domingos Simões Pereira, secretário-executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e Manuel Correia, presidente demissionário do IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento). Ao longo do dia, historiadores, investigadores e quilombolas vão debater a cultura deste povo.

A semana dedicada pelo IMVF à cultura quilombola prosseguirá com um programa de conferências e debates em várias câmaras municipais e escolas portuguesas.

02/03/2012

Escuteiros de Santo Afonso de novo em acção por Cabo Verde

Os escuteiros de Santo Afonso e o Comité Spencer vão ajudar cerca de 300 alunos em Cabo Verde

O Agrupamento de Escuteiros de Santo Afonso vai voltar às ruas no próximo fim-de-semana para recolher material escolar para Cabo Verde. O único grupo de escuteiros portugueses no Luxemburgo, pertencente ao Lëtzebuerger Guiden a Scouten, vai estar no Centro Comercial Pall Center, em Oberpallen, no Centre Espace (Match), em Bereldange, e no Match de Ettelbruck já neste sábado, dia 3 de Março.

A campanha de solidariedade teve início a 10 de Dezembro de 2011 e é uma iniciativa da secção dos Pioneiros de Santo Afonso, mas engloba todo o agrupamento.

"Enquanto agrupamento queremos transmitir aos nossos escuteiros a ideia do desenvolvimento da solidariedade", referiu ao CONTACTO a responsável do agrupamento, Dulce Pereira.

A recolha vai servir para ajudar o pólo educativo número 5 de Chã da Silva, concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

"A escola que vamos ajudar pertence a uma comunidade agrícola que proporciona ensino gratuito a cerca de 300 alunos, que partilham cinco salas de aula e duas casas de banho. A escola ainda enfrenta enormes dificuldades com material escolar e didáctico", explica Dulce Pereira, que apela à "solidariedade de todos".

"Apelamos às pessoas que façam um pequeno gesto, comprando um lápis, uma caneta ou uma borracha, e deixando esses materiais à saída, para ajudarmos estas crianças a sorrirem. Queremos que a escola se torne um prazer e que cada criança tenha o seu caderno e o seu lápis. É uma forma de contribuirmos decisivamente para o sucesso escolar dessas crianças", diz.

A escolha da escola e o envio dos materiais é da responsabilidade do Comité Spencer, associação sediada no Luxemburgo com quem o agrupamento escutista já trabalhou noutro projecto na ilha de S. Antão.

No final de Abril, o Comité Spencer deverá enviar para Cabo Verde um contentor com o material recolhido e outros materiais recolhidos pela associação junto de algumas comunas no Luxemburgo.
Mas há outros apoios no horizonte. "Lançámos o desafio ao Banco do Luxemburgo e pode ser que nos ajudem a outro nível, com computadores, impressoras e fax", revela Dulce Pereira.

As próximas acções de recolha de material e donativos estão agendadas para 24 de Março e 21 de Abril.
Para além do material, os interessados podem também participar nesta acção através de donativos a fazer por transferência bancária para uma das contas do agrupamento (Banque BCP: LU14 0250 0442 3191 9000; CGD: LU29 3020 0107 9900 1011, ou BCEE: LU88 0019 3055 3931 8000, com a menção Capscout). O montante vai ser todo aplicado na compra de materiais.

Mais informações pelos telefones 621 659 106 ou 621 418 513.
HB

01/03/2012

Luxemburgo financia Cabo Verde com 500 mil euros para optimizar energia

O Luxemburgo assinou esta semana com Cabo Verde uma convenção de financiamento para um estudo sobre desenvolvimento de estratégias de optimização energética, no valor de 500 mil euros.

 O estudo, a ser concretizado pelo instituto alemão Ifas, visa operacionalizar o realizado em 2010 pela empresa portuguesa Martifer.
 As energias eólica, solar e geotérmica são as possibilidades identificadas em Cabo Verde.

A convenção foi assinada pelo ministro das relações Exteriores cabo-verdiano, Jorge Borges, e pelo encarregado de negócios da embaixada do Luxemburgo na Cidade da Praia, Thierry Lippert, e insere-se no quadro do III Programa Indicativo de Cooperação entre os dois países, assinado em Julho de 2010 para o período 2011/15.

Clara Delgado ouve cabo-verdianos do Norte no domingo

Clara Delgado
A Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo informa que no próximo domingo, dia 4 de Março, a encarregada de Negócios, Clara Delgado, vai encontrar-se com a comunidade cabo-verdiana do Norte (Ettelbruck e arredores).

O encontro vai ter lugar no edifício "Hall du Deich", pelas 15h, e tem como objectivo auscultar as eventuais preocupações da comunidade cabo-verdiana.

Inscrições para curso de Francês até 15 de Março

A associação Amizade Cabo-verdiana do Luxemburgo informa que se encontram ainda abertas as inscrições para o curso de francês A1.1, nível principiante.

As aulas começam no dia 1 de Março, mas as inscrições prolongam-se até dia 15 do mesmo mês. As aulas são ministradas todas as terças e quintas-feiras, entre as 19h e as 21h, na sede da associação Amizade Cabo-verdiana (19, Rue Michel Welter), na capital.

O preço do curso são 50 euros. Mais informações através do tel. 691 630 030 (Rúben Mendes).