29/06/2012

Autárquicas 2012: conheça os candidatos

    Clique aqui:   http://rtc.sapo.cv/autarquicas2012/

José Maria Neves não se demite se perder autárquicas

Foto: Lusa
As eleições autárquicas em Cabo Verde são já neste domingo, dia 1 de Julho. Os cabo-verdianos vão poder eleger os novos órgãos locais em 22 municípios, entre 57 listas concorrentes.

O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e actual primeiro-ministro, José Maria Neves, afirmou que não se demitirá do Governo se voltar a perder as autárquicas, como em 2008.

"Um bom resultado será o PAICV ganhar a maioria das câmaras municipais, para o que precisa de conseguir pelo menos duas câmaras à oposição", disse o líder do PAICV, que actualmente conta com 10 autarquias.

Já o partido da oposição, Movimento para a Democracia (MpD), tem como objectivo "manter as 12 câmaras ganhas em 2008 e conquistar uma na ilha do Fogo", disse o dirigente do MpD, Carlos Veiga.

Emigrantes já têm balcão de atendimento prioritário nas alfândegas

A partir de 1 de Julho, os emigrantes cabo-verdianos vão ter um balcão prioritário de atendimento nas alfândegas da Praia, Mindelo e Espargos, anunciou ontem a Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo.

O balcão prioritário, que vai funcionar entre 1 de Julho e 30 de Setembro, surge em resposta a várias queixas de emigrantes cabo-verdianos, que denunciavam atrasos no desalfandegamento de bens pessoais e longas esperas no atendimento no regresso ao arquipélago.

A medida foi implementada pelo Ministério das Comunidades e a Direcção-Geral das Alfândegas.
Durante a época alta, os emigrantes vão ter "um atendimento mais célere e personalizado", garante o Ministério das Comunidades em comunicado.

28/06/2012

Toneio da Independência no dia 7 de Julho

Foto: Á. Cruz
A Comissão Inter-ilhas e a Associação Amizade Cabo-verdiana no Luxemburgo organizam no sábado, dia 7 de Julho, o torneio de futebol da Independência de Cabo Verde.
O encontro vai ter lugar no estádio Racing FC, em Bonnevoie, a partir das 12h e vai contar com a participação da selecção de Santo Antão, selecção sub-23, selecção da Guiné, e ainda as equipas dos Veteranos do Norte e Veteranos do Sul. Não vão faltar comes e bebes e animação musical.

27/06/2012

Cabo Verde em festa

A Associação Amizade Cabo-verdiana no Luxemburgo e a Comissão Inter-ilhas convidam a comunidade a participar nas festividades do Dia da Independência, celebrado a 5 de Julho.

A programação começa no sábado, 7 de Julho, com um torneio de futebol a partir das 12h. Ainda no sábado, a festa cabo-verdiana estende-se pela noite dentro com um baile no Centro Cultural de Hollerich, a partir das 22h. Vários DJ's vão animar a noite.

No domingo, dia 8, a animação continua na rue Michel Welter (perto da place des Martyrs), na capital. A partir das 11h, esperam-se a música tradicional, grupo de contradança, gastronomia local, grupo de dança cabo-verdiana de Fameck (França) e um atelier de pintura para crianças com o pintor Nelson Neves.
Mais informações pelos tel. 621 779 209 ou 691 651 399.

Cantora Lura apadrinha centro juvenil de S. Domingos

A associação luxemburguesa SOS Villages d'Enfants Monde acaba de anunciar o investimento de cerca de 25 mil euros no centro juvenil de São Domingos, ilha de Santiago, em Cabo Verde. A inauguração do centro, que faz parte da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, foi apadrinhada pela cantora cabo-verdiana Lura, que se deslocou expressamente de Portugal para descerrar a placa de inauguração e cortar fita.

Lura, uma das melhores vozes da nova geração de cantores cabo-verdianos, vai estar no Luxemburgo no dia 15 de Setembro para participar no festival "Summer in the City ClosingAct". Mais uma vez, o concerto de beneficência vai ajudar a causa das Aldeias Infantis SOS, diz a associação em comunicado divulgado na semana passada. Na inauguração do centro juvenil São Domingos, em finais de Abril, esteve ainda o representante da cooperação luxemburguesa em Cabo Verde, Thierry Lippert.

Construído no espaço de um ano, o centro juvenil de S. Domingos conta com duas casas, onde 16 jovens vivem de maneira quase independente. Foi também construído um edifício para o educador da associação luxemburguesa que vai ficar responsável pelo acompanhamento pedagógico dos jovens.

Numa primeira fase, o centro vai acolher dezasseis rapazes entre os 14 e os 18 anos, originários das Aldeias Infantis SOS. "Esta é uma infra-estrutura que vai ter um papel preponderante na formação pessoal e social dos jovens", disse o director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira.

"Na filosofia das Aldeias Infantis SOS, o centro juvenil é uma etapa intermédia indispensável entre a infância passada na aldeia e a futura vida de adulto independente", complementou o vice-director da SOS Villages d'Enfants Monde, Patrick Simon, que defende "os fortes e permanentes laços" entre os jovens e a instituição.

A associação luxemburguesa esteve ainda na ilha de São Vicente para se encontrar com os responsáveis do centro social SOS de Mindelo e as famílias beneficiadas. Actualmente, 540 crianças e 160 famílias beneficiam do programa de fortalecimento familiar levada a cabo pela associação em Mindelo.

24/06/2012

Luxemburgo garante mais 6,5 milhões de euros para formação em energias renováveis

Cabo Verde conta ter, até finais de 2013, um Centro de Formação Profissional para as energias renováveis e a manutenção industrial, de qualificação de mão-de-obra especializada neste sector para o próprio arquipélago e a sub-região oeste-africana.

Este centro, a ser financiado pelo Luxemburgo com 6,5 milhões de euros, vai juntar-se ao Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética (CEREEC) da África Ocidental, com sede igualmente na capital cabo-verdiana.

O futuro centro de formação é mais um passo para a concretização  da meta preconizada pelo governo do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria das Neves, que desde 2008 aplica um vasto projecto de produção de energia de fontes renováveis.
Inicialmente a meta para 2020 era atingir 50 por cento da produção de energia eléctrica em todo o país com base em fontes renováveis, mas em Maio, o primeiro-ministro frisou que o patamar subiu para os 100 por cento. Neste momento, a taxa de penetração na rede pública de energia produzida a partir do vento e do sol atinge os 30 por cento.

Em Cabo Verde estão em funcionamento quatro parques eólicos nas ilhas de São Vicente, Santiago, Sal e Boavista que, no total, garantem uma potência instalada de cerca de 25,5 megawatts, o que, caso se juntem às duas centrais fotovoltaicas (7,5 megawatts) de que dispõe o arquipélago, permite uma poupança anual de combustíveis equivalentes a 12 milhões de euros (2,3 por cento do Orçamento do Estado) para 2012.

O novo estabelecimento de formação profissional de energias renováveis, que se junta também aos cursos ministrados desde 2009 pela Magensinus Cabo Verde, sucursal da congénere portuguesa, tem dois pisos e vai ser totalmente auto-suficiente em termos energéticos.

No acto de assinatura do contrato entre o governo do arquipélago e a empresa que venceu o concurso para a construção da obra, a ministra cabo-verdiana  da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, sublinhou que o centro, jun­tamente com a Escola de Turismo em Cabo Verde, é uma das o­bras mais ambiciosas de formação no país e que se trata de uma “grande oportunidade” para os jovens cabo-verdianos numa área “bastante inovadora”.

Janira Hopffer Almada afirmou que a formação a ministrar no centro permite combater o desemprego naquele país e internacionalizar os quadros cabo-verdianos, nomeadamente nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

21/06/2012

Ministério das Comunidades tem portal dirigido aos emigrantes

"Juntos fazemos Cabo Verde". Este é o nome do novo portal do Ministério das Comunidades de Cabo Verde.

O sítio na internet ( www.mdc.gov.cv ) foi lançado para "reforçar a comunicação entre Cabo Verde e as suas comunidades", anunciou o ministério cabo-verdiano das Comunidades em comunicado. "Pretendemos que seja útil, dinâmico e um espaço participado pelas cabo-verdianas e cabo-verdianos do mundo", pode ler-se no documento.

O novo portal dirigido às comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo oferece desde informações institucionais sobre o funcionamento e as missões do ministério até uma agenda de eventos, passando pela consulta do Boletim Informativo do ministério.

20/06/2012

Soraia Dias é a nova Miss Global Cabo Verde

Soraia Dias sorridente depois da coroação, ao lado de Yasmine Dias (dta.)
Soraia Dias foi eleita Miss Global Cabo Verde 2012. O evento teve lugar no sábado, no Centro Cultural Tramsschapp, em Limpertsberg, na capital, perante uma sala cheia. Na edição deste ano participaram 11 candidatas vindas de vários países vizinhos do Grão-Ducado.

"Não esperava, mas sinto-me confiante com este prémio", confessou Soraia ao CONTACTO.

Corinne Furtado e Jani Morrais Pinto foram eleitas, respectivamente, primeira e segunda damas de honor. O título de Miss Fotogenia foi para Jacira Cruz. A noite foi animada pelo DJ Bacardi e contou ainda com várias actuações de músicos e grupos de dança.

A organização aproveitou o evento para homenagear Cesária Évora, falecida há seis meses.
O júri, constituído por pessoas do mundo da moda e das artes, teve uma tarefa difícil e o público vibrou com o encanto e beleza das 11 candidatas.
Soraia Dias (ao centro), com as duas damas de honor,
Corinne Furtado e Jani Morrais Pinto    
Fotos: Manuel Centeio

Soraia Dias é estudante de estética em Arlon, na Bélgica, e a sua ambição é seguir o curso de Arquitectura.

A vencedora vai representar Cabo Verde no plano internacional, em concursos de beleza na Jamaica e no Curaçau. Para a organização, o balanço da noite foi positivo. Yasmine Lima, vencedora da primeira edição do Miss Global Cabo Verde no ano passado, foi a organizadora desta segunda edição.

Fonte: CONTACTO/Manuel Centeio

08/06/2012

Jorge Carlos Fonseca hoje em Lisboa para visita privada e de Estado

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, chega hoje de manhã a Lisboa para uma visita privada e de Estado a Portugal, a primeira que efectua ao estrangeiro desde que foi empossado no cargo, há nove meses.

A visita privada vai decorrer até domingo, sendo retomada quarta-feira, dia em que regressa a Cabo Verde, cumprindo na segunda e na terça-feira, a deslocação de Estado, a convite do seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, que o condecorará com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Segundo a agenda, hoje à tarde Jorge Carlos Fonseca visita a sede da Comunidade dos Países de Linga Portuguesa (CPLP) e, depois, receberá responsáveis de associações cabo-verdianas da Grande Lisboa, programa que se estenderá a sábado, com reuniões e visitas a locais onde a presença de concidadãos é maior.

Durante a visita, Jorge Carlos Fonseca agraciará o cantor Bana com a Medalha de 1.ª Classe da Ordem do Dragoeiro, numa cerimónia ainda por encontrar o dia, hora e local. No domingo, como convidado de Cavaco Silva, o chefe de Estado cabo-verdiano é o convidado de honra das cerimónias oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e será convidado pelo Presidente português com um jantar no Palácio de Belém.

Na segunda-feira começa a visita de Estado, com Jorge Carlos Fonseca a depositar uma coroa de flores no túmulo de Luís da Camões, após o que se reunirá com Cavaco Silva, seguindo-se deslocações à Câmara Municipal de Lisboa e à sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), terminando o dia com novo jantar, desta vez no Palácio de Queluz.

Na terça-feira, visita o parlamento, Instituto de Altos Estudos Militares, Tribunal Constitucional e Faculdade de Direito de Lisboa, uma participação num seminário organizado pela AICEP e encontros com estudantes cabo-verdianos em Portugal, intervalado por um almoço com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Ainda na terça-feira, Jorge Carlos Fonseca é distinguido como Presidente Honorário do Festival Sete Sóis, Sete Luas e assiste à homenagem ao músico português José Barros, líder do Grupo Navegante, muito ligado a Cabo Verde.

Na quarta-feira, último dia da estada em Portugal, Jorge Carlos Fonseca retoma o programa extra-oficial, para se deslocar, de manhã, ao concelho da Moita, onde visitará a Escola EB1 e depois a Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul, no Vale da Amoreira, e também as instalações do Vitória de Setúbal, clube de que é adepto.

Fonte: Inforpress

Salvador Caetano investe 3,6 ME em Cabo Verde

O Grupo Salvador Caetano, presente em Cabo Verde há duas décadas, investiu 3,6 milhões de euros na ampliação das suas instalações na Cidade da Praia, tendo alargado o portefólio de marcas ao Grupo Volkswagen.

Líder no mercado em Cabo Verde, com mais de 80 por cento de quota, a Caetano Auto CV, criada em 1993, e a Caetano One, em 1998, que comercializam as marcas Toyota, Daihatsu e Ford, juntaram-se à VAS Cabo Verde, fundada em 2003, permitindo estender as vendas às da Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Grupo Salvador Caetano salientou a aposta da empresa na parceria com o Grupo Domingo Alonso, espanhol, o que poderá abrir portas para uma expansão das actividades para a África Ocidental e América do Sul.
Salvador Acácio Caetano sublinhou que a taxa de penetração no "relativamente pequeno" mercado cabo-verdiano é de cerca de 87% e que a aposta em Angola, também há quase 20 anos, permite estofo para diversificar mercados.

"Iremos talvez para outros países africanos. Queremos investir e internacionalizar fora da Península Ibérica, onde somos o 'número 1'. Temos é de sair para outros lados e, se calhar, há outros destinos que podem aparecer, e porque não a América do Sul", disse, sem especificar que países.

Por seu lado, Adelino Silva, director geral do Grupo Salvador Caetano em Cabo Verde, disse à Lusa que o investimento nas novas instalações - passaram de 2.088 para 3.588 metros quadrados - vai permitir aumentar a produção e a capacidade de armazenamento e concretizar a aposta na parte comercial e nos serviços pós-venda, que "só representam, ainda", 15% na facturação.

Apesar de a facturação ter atingido cerca de 20 milhões de euros em 2011, o ano foi "mau" e 2012 perfila-se também como "negativo", uma vez que o primeiro semestre "está também a correr muito mal".
"Em 2011, que foi um ano mau, vendemos cerca de 800 veículos. Para este ano, tínhamos previsto ultrapassar esse número, mas o primeiro semestre está a correr muito mal. Há uma crise muito grande, há uma grande falta de apoio ao consumo e tem havido retracção das vendas", sustentou.

Questionado sobre se o investimento em Cabo Verde não é um contrassenso, Adelino Silva lembrou que, atendendo à parceria com o Grupo Domingo Alonso, era necessária a expansão do espaço, mostrando-se confiante que a crise possa ser ultrapassada rapidamente.

Com cerca de uma centena de trabalhadores, e "todos com formação específica" - garantiu à Lusa José Ramos, presidente executivo da Toyota Caetano Portugal -, as novas instalações permitem a criação de um Centro Auto Retail.

A oferta já está em todo o sector automóvel - rent-a-car, produtos financeiros, seguros e peças e acessório, o grupo está presente em seis das nove ilhas - Santiago, São Vicente, Sal, Boavista, Fogo e São Nicolau.
A VAS Cabo Verde, por seu lado, pertence a VAS África, sociedade detida em 51% pelo Grupo Salvador Caetano, e 49% pelo Grupo Domingo Alonso.
Fonte: CM/LUSA