24/08/2012

Governo cabo-verdiano quer resolver situação dos "apátridas"

Durante as visitas às comunidades cabo-verdianas, em especial as de África
(S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Senegal), a Ministra das Comunidades Cabo-verdianas,
Fernanda Fernandes, constatou que um dos problemas mais apontados tem
sido as dificuldades na aquisição da nacionalidade cabo-verdiana por parte
dos descendentes de cabo-verdianos.

Tratando-se de comunidades antigas e com características especiais, muitos
descendentes não têm conseguido adquirir a nacionalidade de origem, na sua
maioria por não reunir as condições exigidas por Lei, chegando alguns à
situação de apátridas. A falta de provas documentais sobre as suas origens
tem sido um dos principais constrangimentos.

Num trabalho conjunto que envolve o Ministério das Comunidades, Ministério
da Justiça e Ministério das Relações Exteriores, a Direcção Geral dos Registos,
Notariado e Identificação acaba de concluir positivamente 492 processos de
nacionalidade da comunidade cabo-verdiana de S. Tomé e Príncipe, o que
vem resolver muitos constrangimentos resultantes da não identificação a que
estavam sujeitos, ao longo de anos.

O governo cabo-verdiano pretende agora seguir o trabalho conjunto no sentido de se identificar e resolver os casos pendentes, não só da comunidade cabo-verdiana de S. Tomé e Príncipe, mas
também de outras com o mesmo problema.

22/08/2012

Maio: Associação de Maienses Residentes no Luxemburgo quer apoiar a ilha

A Associação de Maienses Residentes no Luxemburgo (Lux- Maio) pretende apoiar a ilha em diversos sectores, razões pela qual o seu vice-presidente está de visita a terra natal para contactos com diversas instituições.

Em declarações à Inforpress, o vice-presidente da associação Lux-Maio, Marcelino Ribeiro Silva, assegurou que a sua visita a ilha para férias tem também como objectivo contactar as diversas instituições locais para dar a conhecer a existência da referida associação e conhecer as reais necessidades da ilha.

"O nosso interesse é ajudar em aspectos que se mostrarem importantes para ilha e sua gente" adiantou a mesma fonte, que anunciou contactos já estabelecidos com responsáveis de instituições como a Câmara Municipal, Cruz Vermelha, Centro de Saúde e Delegação Escolar.

Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

17/08/2012

Despiste de autocarro com portugueses em França faz 22 feridos, três graves (com vídeo)

Um autocarro luxemburguês que transportava passageiros portugueses despistou-se esta sexta-feira de manhã no centro de França, na auto-estrada A10 perto de Mer (Loir-et-Cher), causando 22 feridos, três dos quais estão internados com várias fracturas.

O veículo caiu numa vala por razões ainda desconhecidas, adiantou a polícia local. Numa primeira avaliação, as autoridades concluíram que não havia outro veículo por perto, pelo que se terá tratado de um despiste, cujas razões são desconhecidas.

Dos 42 passageiros a bordo do autocarro, 22 precisaram de cuidados hospitalares: 17 foram transportados para o hospital de Blois e cinco para o de Orleães, no centro de França.

Segundo apurou o JN junto de fonte hospitalar, nenhum dos portugueses correr perigo de vida. Três sofreram fracturas múltiplas e estão internados no hospital de Blois e outros três estão sob vigilância, enquanto 11 dos feridos foram observados e já tiveram alta.

Os restantes passageiros, entre os quais quatro crianças, estão livres de perigo, assim como os dois motoristas. As autoridades locais disponibilizaram apoio psicológico para os feridos.

O motorista que conduzia o autocarro na altura do acidente ficou sob custódia até se determinar as causas do despiste, precisou a polícia.

Veja a reportagem do canal francês TF1 sobre o acidente:
Fonte: JN

06/08/2012

China oferece primeira unidade de tratamento intensivo a Cabo Verde

O Hospital Agostinho Neto (HAN), na capital de Cabo Verde, vai ter até ao final do ano uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a primeira do país, no âmbito da cooperação com a China, informou hoje o Governo cabo-verdiano.

Os equipamentos do novo serviço hospitalar, avaliados em 1,2 milhões de euros, foram doados pela República Popular da China.
A ministra da Saúde, Cristina Fontes, considerou que são equipamentos essenciais para o HAN que até agora não tinha condições de instalar a UTI.
Fonte: Lusa

04/08/2012

Miss Global: Soraia Dias vai representar Cabo Verde na Jamaica

A vencedora da segunda edição Miss Global Cabo Verde, Soraia Dias, vai representar o país na finalíssima Miss Global Internacional, em Montego Bay, na Jamaica. O evento está marcado para o dia 22 de Setembro. Soraia Dias faz-se acompanhar pela directora da Miss Global Cabo Verde, Yasmine Lima.