29/10/2012

Casting para Estrela Pop Cabo Verde no Luxemburgo é já este sábado

A associação Ami Ku Nhos organiza este sábado, 3 de Novembro, o casting para o programa musical Estrela Pop Cabo Verde no Luxemburgo.

O casting começa às 12h, no Centro cCltural de Bonnevoie (2, rue des  Ardennes L-1133, Luxembourg).

As inscrições podem ser feitas na Epicerie Creole (Bonnevoie e Ettelbruck) ou online (www.estrelapopcv.net).
A partir das 22h, a noite de sábado vai ser animada pelo cantor David Brazão e pelos DJ's Semedo, Luís, Nos Manera e Banzi Cabo Verde.

O custo do bilhete em pre-venda são 20 euros. No local a entrada custa 25 euros. Local de venda: Epicerie Creole (Bonnevoie e Ettelbruck).

Luxemburgo deixa de financiar programa de saúde escolar em Cabo Verde

O Luxemburgo vai deixar de financiar o programa de Saúde Escolar da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escola (Ficase).

A partir de 2014, os apoios do Grão Ducado de Luxemburgo serão canalizados directamente para o Orçamento do Estado de Cabo Verde.

Este anúncio foi feito pela parceira técnica do Projecto Saúde Escolar da Cooperação Luxemburguesa, Mara Mora, para quem o governo tem de apropriar e ser o autor do programa de saúde escolar para que este tenha sustentabilidade.

Mara Mora considerou ainda que Cabo Verde é um país que reúne todas as condições políticas e governamental, do crescimento e é que já tem um nível desenvolvimento muito forte para continuar com a iniciativa de saúde escolar dos alunos. “É mais vantajoso investir na saúde das crianças nas escolas para evitar futuros gastos”, avisa.

Apesar de defender que o tema saúde escolar é de interesse da população e do governo, aquela responsável entende que é preciso que o programa seja uma prioridade política, uma vez que é uma necessidade e um direito das crianças.

O programa Saúde Escolar, financiado pela Cooperação Luxemburguesa em três milhões e 200 mil euros, é desenvolvido em três anos e decorre até Março de 2014.

Fonte: asemanaonline

Jornada multicultural em Hollerich, este sábado

Bilhetes à venda através dos telefones: 621 779209, 621 472 094 e 621 146217
 

24/10/2012

Radvison estreia-se em disco com "Dia d'Amor"

"Estou surpreendido. O álbum tem sido bem recebido pelo público e superou as minhas expectativas iniciais". Foi desta forma que o cantor cabo-verdiano Ravidson reagiu, ao CONTACTO, sobre o sucesso do disco "Dia d'Amor", o primeiro da sua carreira.

O trabalho discográfico foi lançado em meados de Agosto e as cerca de duas mil cópias distribuídas estão praticamente esgotadas. "Tudo isto foi inesperado mas estou muito feliz por as pessoas estarem a gostar do álbum. É um trabalho diferente que mistura R'n'B, Soul, Hip Hop com os sons do Zouk, Kizomba e da música tradicional cabo-verdiana", explicou Ravidson.

"Dia d'Amor" contém 14 temas que giram em torno uma história de amor, desde o encontro inicial até à separação. "São músicas que falam dos altos e baixos de uma relação amorosa", revelou o cantor.

As músicas são cantadas em Crioulo de Cabo Verde, Português e Inglês. "Num próximo disco tenciono escrever em Francês e, já em Janeiro de 2013, vou lançar uma nova faixa em língua francesa", adiantou o músico, de 26 anos, fundador da editora Modji Music com vários artistas luxemburgueses, entre eles Nathäel Malanda.

Encorajado pelo sucesso de alguns temas que foi produzindo desde 2010, decidiu agora lançar o seu primeiro disco. "É um grande desafio nesta altura em que a venda de discos está em quebra acentuada. Mas o verdadeiro artista vê-se em palco. Privilegio o contacto com o público", referiu o cantor que vive no grão-ducado desde os oito anos. E concertos não faltam.

Ravidson tem actuado um pouco por toda a Europa, desde Portugal, França, Suíça, Reino Unido e República Checa. No próximo dia 28 dará um espectáculo em Roterdão, na Holanda. Mas a solicitações chegam também de outros continentes. "Brasil, Cabo Verde e Estados Unidos. Há propostas para vários espectáculos", confidenciou o artista.

E para quando um concerto de apresentação do álbum no Luxemburgo? "Estou, em conjunto com o meu agenciamento, a preparar um espectáculo especial no grão-ducado, acompanhado em palco com banda. Quero que a estreia oficial do álbum no Luxemburgo seja uma grande festa", disse, ansioso, o cantor revelando que esse concerto poderá acontecer "ainda até ao final do ano".

O tema "Já não sei" é o primeiro single oficial do álbum. O disco contou a colaboração de vários artistas internacionais, casos do músico cabo-verdiano Grace Évora, do rapper português NGA, da belga Vjosa e do cantor Cox (dos 2much). O registo discográfico foi gravado e produzido entre Lisboa, Paris, Roterdão e Antuérpia sob o olhar atento do produtor executivo Semedo Pro. "Este álbum foi fruto do trabalho de muitas pessoas mas é graças a ele (Semedo Pro) que o meu sonho se tornou possível", agradeceu Ravidson.
Fonte: CONTACTO/Paulo Dâmaso

“O crescimento baseado na ajuda ao desenvolvimento acabou e é preciso mudar de sistema” – Jorge Borges

A ministra luxemburguesa da Cooperação, Marie-Josée Jacobs, esteve reunida
na passada quinta-feira com o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde,
Jorge Borges. Em cima da mesa esteve a análise do PIC III         
Foto: H. de Burgo
Entre 2002 e 2015 o Luxemburgo desembolsou 138 milhões de euros no apoio ao desenvolvimento de Cabo Verde, em três pacotes do Programa Indicativo de Cooperação (PIC).

O terceiro e último PIC (2011-2015) envolve 60 milhões de euros. Vinte milhões vão ser aplicados no terreno até final deste ano e os restantes 40 milhões vão ser aplicados nas áreas de formação profissional, água e saneamento, saúde e segurança alimentar até final de 2015. Depois dessa data nada está garantido.

"O programa está previsto para continuar até ao fim, 2015. Já o que se vai passar depois de 2015, veremos no fim do Programa Indicativo de Cooperação", disse a ministra da Cooperação e da Ajuda ao Desenvolvimento, Marie-Josée Jacobs, depois da reunião com o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, na passada quinta-feira.

Para o ministro cabo-verdiano, o modelo de crescimento do país baseado na ajuda ao desenvolvimento acabou e é preciso encarar novos desafios.

"Já há algum tempo que sabíamos que o sistema de desenvolvimento baseado na ajuda ao desenvolvimento para nós estava acabado e que não podíamos mais manter este sistema. Para o desenvolvimento e crescimento que queremos é preciso mudar de sistema. Esse é o caminho que tentámos encontrar com os nossos amigos luxemburgueses. Enquanto país, a cooperação para o desenvolvimento ajudou-nos imenso a passar para outro patamar de desenvolvimento e apreciámos bastante a parceria estratégica de países como o Luxemburgo. Agora é preciso encontrar outras formas de ajuda e enfrentar os desafios do futuro. Algo que vai exigir muita inovação e levar a cabo algumas reformas", disse Jorge Borges.

Sem recursos naturais, a economia cabo-verdiana é sustentada sobretudo na ajuda ao desenvolvimento, no turismo e nas remessas dos emigrantes, sendo estes dois últimos factores exógenos, que o país não domina.

"Perante estas dificuldades resta-nos o desafio de diversificar a nossa economia. Temos de tirar proveito do nosso recurso humano, da nossa localização geográfica e do nosso mar. É nesse sentido que estamos a trabalhar fortemente em quatro clusters: o turismo, a economia marítima, os serviços aéreos e fazer de Cabo Verde um centro internacional de serviços", resume Jorge Borges.

Mas quando se fala de cooperação fala-se em dois sentidos: dar e receber. O apoio de Cabo Verde à candidatura do Luxemburgo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas foi um dos exemplos referidos do lado cabo-verdiano.

"Em toda e vida existe o dar e o receber. Somos parceiros e ninguém tem de se submeter ao outro. A cooperação não é só num sentido e o Luxemburgo está reconhecido a Cabo Verde por ter apoiado a nossa candidatura ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. Além disso estivemos a discutir, por exemplo, como podemos trabalhar para o mecanismo do protocolo de Quioto [mercado de emissões de poluição, entre outros pontos] e com a Agência Espacial Europeia", disse ao CONTACTO/CABOLUX Marie-Josée Jacobs.

"Creio que não temos nenhuma relação tão estreita com outro país como Cabo Verde. Além de ser um país parceiro para a cooperação, temos uma importante comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo", concluiu a ministra.

Fora do âmbito do PIC estão em cima da mesa outros dois programas entre o Luxemburgo e Cabo Verde: o trabalho com o Fundo Luxemburguês Contra as Drogas para o combate à passagem de droga por Cabo Verde, e um novo projecto para São Tomé e Príncipe.

HB

22/10/2012

Durão Barroso visita Cabo Verde, 26 e 27 de Outubro

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso vai estar em visita oficial a Cabo Verde esta sexta-feira e sábado. Durão Barroso vai encontrar-se com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e com o Primeiro-Ministro José Maria Neves. Espera-se também um discurso na Assembleia Nacional de Cabo Verde.

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, esteve na passada quarta-feira na União Europeia e garantiu ao CABOLUX que a visita de Durão Barroso vai servir para comemorar o 5º Aniversário do estabelecimento da Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE e para assinar uma nova convenção.
"Durão Barroso vai deslocar-se a Cabo Verde para assinar uma nova convenção. Temos uma parceria especial com a União Europeia, um quadro político de diálogo que dura há cinco anos e que vamos também comemorar. É nesse quadro que Durão Barros vai a Cabo Verde. É um momento muito importante para analisar esses cinco anos e ver as pistas para o futuro desta cooperação", garantiu Jorge Borges à margem do encontro de cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde, na passada quinta-feira.
"Queremos estar em convergência normativa e técnica com a União Europeia. Para nós isso é a modernização e se queremos ser modernos temos de fazer o que fazem os mais modernos", acrescentou o ministro cabo-verdiano.
Recorde-se que o escudo cabo-verdiano tem paridade com o euro e que 80% do fluxo comercial do país é está ligado à Europa.
HB

19/10/2012

Luxemburgo garante entrada no Conselho de Segurança da ONU, com apoio de Cabo Verde

O Luxemburgo foi eleito ontem membro não permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
A candidatura do Grão-Ducado recebeu 131 votos deixando de fora o outro candidato europeu, a Finlândia. Lançada em 2001 pela ministra dos Negócios Estrangeiros de então, Lydie Polfer, a candidatura foi finalizada pelo actual detentor da pasta, Jean Asselborn (foto).
Para 2013 e 2014 foram ainda eleitos para o conselho permanente a Austrália, a Argentina, o Ruanda e a Coreia do Sul.

Já ontem, durante a conferência de imprensa* entre a ministra luxemburguesa da Família e da Cooperação, Marie-Josée Jacobs, e o ministro cabo-verdiano das Relações Externas, Jorge Borges, o ambiente era de "muita expectativa".

"Hoje [quinta-feira] estamos a seguir com muita expectativa a votação para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. A candidatura luxemburguesa é um projecto que abarcamos juntos. O Luxemburgo é um país irmão e seguimos com muita atenção a votação", referiu o ministro cabo-verdiano Jorge Borges.

"A cooperação não é só num sentido e nós [Luxemburgo] estamos reconhecidos a Cabo Verde por ter apoiado a nossa candidatura. Um muito obrigado", respondeu  Marie-Josée Jacobs.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes com direito ao veto (EUA, China, França, Rússia e Reino Unido) e 10 membros não permanentes.

HB
* Por compromisso editorial com o Jornal Contacto, o essencial da reunião sobre a cooperação entre os dois países será publicado na próxima semana.

17/10/2012

Ministro Jorge Borges visita o Luxemburgo amanhã

Por ocasião da 13ª Comissão de parceria entre o Luxemburgo e Cabo Verde, o Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, vai estar amanhã, 18 de Outubro de 2012, em visita de trabalho ao Grão-Ducado.
Jorge Bosges vai encontrar-se com Marie-Josée Jacobs, ministra luxemburguesa da Cooperação e da Acção Humanitária, Nicolas Schmit, ministro da Imigração, e com uma delegação da Câmara dos Deputados.
O grupo de trabalho vai fazer um balanço das relações de cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde no âmbito do 3º Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2011-2015.

“Cabo Verde Riba La” no Luxemburgo, esta sexta-feira

O projecto musical “Cabo Verde Riba La” vai estar em concerto no Luxemburgo já esta sexta-feira, 19 de Outubro.
“Cabo Verde Riba La”, que inclui o MC Bife e os DJs Ivan Lluv, Banzi e Nery Nôs Manera, já se encontra em tournée pela Europa. No passado fim-de-semana os músicos estiveram em Portugal, na cidade do Porto com os sons afrobeat, house e dance music, misturado com ritmos cabo-verdianos.
Depois do concerto no Luxemburgo, o grupo segue para Holanda e Suíça, onde vão actuar nos dias 20 e 26. A digressão europeia termina no dia 27, em Lisboa. “Queremos desta forma corresponder ao desejo dos cabo-verdianos da diáspora que há muito anseiam assistir aos nossos shows. Aguardem, a festa vai ter muito power’, garante MC Bife.
 
 

14/10/2012

Cabo Verde qualifica-se pela primeira vez para a Taça das Nações Africanas de futebol (VÍDEO)

A seleção cabo-verdiana de futebol qualificou-se hoje pela primeira vez para a Taça das Nações Africanas (CAN), ao perder por 2-1 no terreno nos Camarões, depois de ter vencido o primeiro jogo na Cidade da Praia por 2-0.

No encontro disputado em Yaoundé, Héldon deu vantagem à seleção cabo-verdiana, aos 22 minutos, enquanto Emaná, nove minutos depois, e Idrissou, aos 90+4, concretizaram a reviravolta para os anfitriões, mas a formação comandada por Lúcio Antunes beneficiou da vantagem conquistada na primeira mão, no Estádio da Várzea, com os golos de Ricardo e Djaniny.
Ao vencer a eliminatória, Cabo Verde, 51.ª do "ranking" da FIFA, apurou-se pela primeira vez para a fase final da CAN, a disputar na África do Sul, em 2013, enquanto a seleção camaronesa, 71.º da hierarquia mundial e que alinhou com Samuel Eto'o, ficou pela segunda vez consecutiva de fora da competição.
Fonte: Lusa

VEJA AQUI O VÍDEO:
 

12/10/2012

Désirée Andrade Braz eleita Miss Europe United Nations

Désirée Andrade Braz, de origem cabo-verdiana, foi eleita Miss Europe United
Nations, um concurso em que a idade, o peso ou a altura não contam
 Foto: GGG
"Para se ser miss, basta sentir-se bonita e bem consigo própria, independentemente do peso, da altura ou da idade". Foi com este mote que se realizou a primeira edição do concurso de beleza alternativo Miss Europe United Nations, que elegeu Désirée Andrade Braz, imigrante de origem cabo-verdiana.

Organizado por Isa Morais, cabo-verdiana radicada no Luxemburgo, o concurso Miss Europe United Nations é um concurso diferente dos outros. Altura e peso não contam, e as candidatas podem até já ter tido filhos, um interdito noutros concursos. Além disso, podem candidatar-se mulheres entre os 21 e os 35 anos, uma faixa etária que não é abrangida pela generalidade dos concursos de beleza.

Apresentada por Rita Delgado, a primeira edição do concurso teve a participação de 12 candidatas na final de sábado, contando ainda com actuações musicais de Bolingo, do grupo de dança hip-hop Dance Addict e do cantor e também membro do júri, Babacar.

Ao longo de quase três horas, as 12 candidatas desfilaram, perante uma sala cheia, nas categorias "casual", biquíni/fato de banho, vestido curto e vestido de noite, arrecadando do público grandes ovações e apoio. Após os desfiles, coube ao júri, formado na sua maioria por manequins e antigas misses, o veredicto final, que acabou por coroar Désirée Andrade Braz, participante número 7, como Miss Europe United Nations.

A vitória apanhou Désirée de surpresa. "Não estava nada à espera de ganhar", disse a nova Miss Europe United Nations a este jornal.Ao CONTACTO, Isa Morais adiantou "que a vencedora vai concorrer na Jamaica, representando a Europa, e eu acho que ela pode bem ganhar, tem muito potencial". Désirée, por seu lado, reconhece que a prova "vai ser difícil". "Vou ter de falar em Inglês, mas veremos o que vai acontecer".

Nascida nos Países Baixos, mas de origem cabo-verdiana, Désirée mudou-se para o Luxemburgo com apenas cinco anos. Aos 20, conta já com experiência neste tipo de concursos. "Já tinha participado na Miss Centre Ville e ganhei, e também participei na Miss Cabo Verde. Adoro fazer isto, desfilar perante o público. Tinha-me inscrito numa agência de modelos, mas tive de desistir por causa dos estudos. Mas quero retomar".

Ao lado da vencedora, posaram igualmente para a posteridade a 1ª Dama de Honor, Kelly da Cruz, e a 2ª Dama de Honor, Filipa Gomes. Foram igualmente atribuídas as categorias de Miss Simpatia, Miss Fotogenia, Miss Sexy e Miss Fashion, arrecadadas, respectivamente, por Susana da Pina, Melanie Escolastica, Eunice Vieira e Vanessa Delgado.

Ainda emocionada com a vitória, Désirée dirigiu-se a todas as jovens para "que se candidatem a estes concursos, mesmo sabendo que podem não ganhar, nem que seja só pela experiência ou para adquirir à-vontade". "Eu recordo que há alguns anos tinha vergonha de mostrar o corpo", disse.
Convicta, Désirée considera que este concurso "serve para provar que até as jovens mais fortes, ou demasiado magras, são bonitas".
Fonte: CONTACO/Gonçalo Guimarães Gomes

10/10/2012

Escuteiros de Santo Afonso entregam material escolar em Cabo Verde

Os materiais escolares recolhidos no Luxemburgo pelos escuteiros de Santo Afonso foram entregues na passada semana, em Cabo Verde.

Dois responsáveis do agrupamento Escuteiros de Santo Afonso fizeram-se deslocar às ilhas da Morabeza para entregar em mãos perto de 350 kits de material escolar.

"Na escola Chã da Silva, na ilha de Santiago entregamos 195 mochilas com diversos materiais. Depois, estivemos na ilha de Santo Antão para entregar mais 150 mochilas com os respectivos materiais lá dentro às escolas Ribeira de Bodes e Chã de Cruz, no concelho de Porto Novo", conta o mentor do projecto, Jorge Gonçalves.

Para facilitar entrega dos materiais e garantir que nenhuma criança seria esquecida, cada mochila levava já o nome de cada dos alunos do ensino básico.

Além das três escolas contempladas no projecto, houve ainda uma quarta escola que que recebeu materiais escolares oferecidos por duas instituições com representação no Luxemburgo.
 
HB

02/10/2012

Cooperação luxemburguesa oferece materiais informáticos a Cabo Verde

A Cooperação Luxemburguesa vai apoiar a primeira Campanha Nacional de Visitas de Saúde Escolar, desenvolvida pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), em parceria com o Ministério da Saúde, com um conjunto de materiais informáticos. A entrega aconteceu hoje na Praia.

São 40 computadores, 40 monitores, 40 UPS e 40 impressoras, orçados em cerca de cinco milhões de escudos cabo-verdianos e têm por objectivo garantir a boa execução da primeira Campanha Nacional de Visitas de Saúde Escolar.

O arranque do projecto está previsto para Janeiro de 2013 e serão distribuídos a todas as delegações do Ministério da Educação e Desporto e delegacias de Ministério da Saúde. Serão 20 kits para cada Ministério.

A campanha de Visitas de Saúde Escolar tem por objectivo fazer o diagnóstico do estado de saúde das cerca de 25 mil crianças do 1º ao 6º ano do Ensino Básico de todos os concelhos do país, procurando identificar as doenças que poderão afectar a sua aprendizagem.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a FICASE, o Projecto CVE/075 - Saúde e Cantinas Escolares da Agência Luxemburguesa de Cooperação ao Desenvolvimento, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.
Fonte: asemana