28/11/2012

Banco Cabo-verdiano de Negócios apresenta-se à diáspora no Luxemburgo

Fundado há quase oito anos e tendo o Banif como accionista maioritário, o Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) apresentou-se pela primeira vez, no passado domingo, à comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo. O objectivo da visita consistia em dar a conhecer o banco e saber dos problemas da comunidade.

“Este é o nosso primeiro contacto com a comunidade aqui no Luxemburgo. A nossa visita tem como objectivo conhecer os constrangimentos da comunidade e saber o que esperam do banco, para podermos proporcionar um serviço de qualidade, de acordo com a sua expectativa. Temos algumas pessoas que já são nossos clientes, mas mesmo assim queríamos mostrar à comunidade o nosso banco, os nossos produtos e serviços”, disse ao CABOLUX/CONTACTO o director da área comercial de Barlavento, Adilson Pinto, à margem da apresentação do BCN, que teve lugar num estabelecimento comercial cabo-verdiano na capital.

Para os que aqui trabalham e que pensam pôr a sua poupança em Cabo Verde o BCN diz-se preparado com um leque de produtos, principalmente de poupança e com “taxas muito atractivas”.

“Temos taxas muito atractivas quando comparadas com a concorrência dos bancos de Cabo Verde. Temos o BCN Gold Emigração, que é o nosso produto estrela virado para a emigração, com uma taxa de juros que pode ir até aos 7%. É um produto ímpar no contexto do mercado cabo-verdiano. Temos também o BCN Poupança Crescente, que é uma aplicação interessante e que pode chegar igualmente aos 7%, sendo que a taxa vai aumentando trimestralmente. Para os emigrantes que querem abrir uma conta poupança para os filhos, a taxa pode chegar aos 5%”, elencou Adilson Pinto.

O BCN tem já disponível um Portal do Emigrante (www.portaldoemigrante.bcncv.com), a partir do qual os (potenciais) clientes podem aceder ao BCN Online, obter informações sobre o crédito à habitação, crédito automóvel e outros créditos de consumo, entre outras funcionalidades.

O Banco Comercial Atlântico esteve também no passado fim-de-semana no Luxemburgo para promover os seus produtos e serviços junto da comunidade cabo-verdiana.

HB

24/11/2012

Luxemburgo entrega equipamentos médicos e viaturas a instituições cabo-verdianas

A Cooperação Luxemburguesa entregou esta terça-feira na Cidade da Praia equipamentos médicos e viaturas no valor de dez mil contos aos Ministérios da Saúde, da Educação e Desporto e à Fundação Cabo-verdiana da Acção Social Escolar (FICASE).

No acto da entrega, a ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, disse que com esta parceria Cabo Verde vai continuar a apostar na melhoria da saúde e educação dos nossos alunos.

Fernanda Marques sublinhou que educação e saúde estão “intimamente ligados”, daí a importância da sustentabilidade e da pré-iniciação dos projectos que estão “completamente aliados à governação integrada”, acabando por ser, segundo a ministra, “um grande sucesso em Cabo Verde”.

“Cabo Verde está integrado desde a primeira hora com avanço no desenvolvimento educativo, com a introdução da refeição escolar que, de alguma maneira, directa ou indirectamente, fez com que haja uma melhoria na saúde das nossas crianças, reduzindo o abandono escolar e melhoria na aprovação no sistema educativo”, acrescentou.

Segundo o presidente do FICASE, Felisberto Moreira, esta iniciativa resulta de uma parceria entre o FICASE, os Ministério da Saúde, da Educação e Desporto e da Agência Luxemburguesa de Cooperação e Desenvolvimento, no âmbito do projecto “Saúde e cantinas escolares”.

Os equipamentos vão permitir, segundo os responsáveis, às equipas presentes no terreno fazer uma recolha detalhada de informação sobre o estado de saúde das crianças cabo-verdianas.

De acordo com o presidente da FICASE, estes materiais serão distribuídos para as delegações dos Ministérios da Educação e da Saúde de todos os concelhos do país, enquanto as viaturas serão dadas às ilhas de Santo Antão, São Nicolau e do Fogo.

O responsável afirmou que estão a trabalhar na capacitação de todos os professores a nível dos primeiros socorros e sobre os procedimentos da campanha nacional para que haja condições logísticas e pessoal.

Por sua vez, o responsável da Cooperação Multilateral do Luxemburgo, Marc de Bourcy, salientou que “investir na saúde escolar é investir no desenvolvimento sustentável do país”, e que o seu governo vai continuar a colaborar com Cabo Verde.

Desses materiais contam balanças mecânicas, hastes de medição de crianças, medidores de tensão, lâmpadas de diagnóstico, estetoscópio e três viaturas orçados em dez mil contos.
 
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

23/11/2012

Nélson Neves expõe 10 anos de pintura

Para celebrar os 10 anos no circuito das artes plásticas, o pintor cabo-verdiano radicado no Luxemburgo, Nélson Neves, expõe “Evolução”, patente entre hoje e 27 de Novembro. São 40 quadros do autor que podem ser vistos na galeria de arte Maggy Stein, no castelo de Betemburgo.

"Esta exposição serve para assinalar os dez anos dentro do circuito da pintura. Ao todo são 40 quadros, entre eles alguns novos e outros que fui pintando ao longo destes dez anos", diz o pintor ao Cabolux.
Cores vivas, movimento e energia são os ingredientes que Nélson Neves põe na balança para conseguir uma certa harmonia e equilíbrio no resultado final, sejam eles quadros abstractos ou figurativos. Neles podem ser apreciadas cenas quotidianas do folclore cabo-verdiano, mas também incursões fora do âmbito insular, mais universais.
"Posso pintar pescadores a arrastar botes, vendedoras de peixe, um agricultor com a enxada na mão ou ainda crianças a brincar na rua, mas não sou um pintor do folclore, desta ou daquela área específica. Não gosto dessas gavetas. Tenho a liberdade de mexer em tudo no mundo da pintura e gosto de experimentar coisas novas. Há pessoas que preferem as obras figurativas porque vêem aí uma realidade que lhes é familiar. Outras, preferem as abstractas porque elas mesmas podem ser mais activas e ver ali o que mais ninguém vê. Por isso, não me fico só por aquilo que é tipicamente cabo-verdiano e tento ir um pouco mais além."
Nélson Neves nasceu em Santo Antão e chegou ao Luxemburgo em 1980, com sete anos de idade. E foi precisamente durante a infância que descobriu o mundo da pintura.
"Comecei na pintura desde criança e com o tempo fui crescendo nesta arte, passando também pela formação. Foi todo um processo natural e quando assim é, nada é difícil, nada é forçado. As coisas saem espontaneamente e quando se gosta ainda mais fácil se torna".
Em 2001 expôs pela primeira vez, no quadro da semana Cabo-verdiana (em Rodange), e desde aí conta que as coisas mudaram.
"Até então pintava para mim e a partir daí comecei a tomar a pintura mais a sério. Foi-me abrindo algumas portas e hoje chamam-me para dar aulas de pintura em liceus e escolas primárias. Não sou professor, mas se me convidam é porque conhecem o meu percurso. A pintura deu-me também a oportunidade de viajar bastante, conhecer outras culturas, organizar ateliers de pintura no Luxemburgo, em S. Vicente, Praia e S. Antão. Se em França, no Luxemburgo ou em Cabo Verde as pessoas conhecem Nélson Neves posso dizer que é graças à minha pintura", reconhece o artista plástico.
Hoje, trabalhar na pintura é um "privilégio", e quando chega o desafio de enfrentar um novo trabalho a relação é de "entrega total", confia ao Cabolux.
"A pintura é uma grande paixão. Quando estou na fase de produção, o tempo não existe e essa relação com a pintura é de entrega é total. Não importa o tempo que passo à frente de um quadro, porque esse tempo, acompanhado pela música ou em silêncio, é um privilégio."
Em 2008 foi convidado Ministério da Cultura do Luxemburgo para expor na cidade da Praia. Diz que foi o acontecimento artístico mais marcante.
"O que mais me marcou foi a minha participação na "Semana do Luxemburgo", que decorreu na Praia, em Julho de 2008. Fui convidado pelo Ministério da Cultura do Luxemburgo e pela primeira vez tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho na minha terra. A nível emocional foi uma experiência muito forte. Emigrei com sete anos e passados tantos anos regressei para mostrar o que aprendi lá fora."
Da experiência que teve no terreno destaca a "potencialidade" entre os jovens, a falta de material e formação, e reclama mais apoio à divulgação dos trabalhos artísticos dentro e fora do país.
"Temos muitos e bons artistas e também jovens pintores com talento. Trabalhei no terreno em Cabo Verde e pude constatar essa potencialidade entre os nossos jovens. Agora, o que lhes falta é material, formação e o apoio das pessoas. Quando um jovem pinta e se lhe dá uma palavra de incentivo isso é já um grande apoio para seguir nesta arte. Quanto ao trabalho dos nossos artistas devia ser mais divulgado dentro e fora do país. Da mesma forma, a crítica de arte em Cabo Verde é necessária. Não sei se ela realmente existe ou se anda desapercebida, mas tem de se mostrar para o bem do crescimento artístico." Quanto ao trabalho dos decisores políticos em prol da arte, Nélson Neves mostra-se também crítico e diz que é preciso um "trabalho de "raiz".
"Há todo um trabalho a ser feito pelos nossos decisores políticos. Um trabalho de raiz que invista a sério na educação artística dentro do sistema de ensino, que trabalhe com as crianças desde cedo. A arte é fundamental para o desenvolvimento de um país e merece uma maior aposta", refere o santantonense, que não vê com maus olhos a possibilidade de alguns artistas em dar aulas.
"Mesmo sendo alguém externo ao sistema de ensino, o artista seria sem sombra de dúvidas uma mais-valia na formação das nossas crianças e jovens. Não só pela experiência de vida diferente, mas sobretudo pela maneira como pode ensinar a ver a arte. Já agora, porque não um liceu de arte em Cabo Verde?", desafia o pintor.
A vernissage está marcada para as 19h de hoje. A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista entre as 9h e as 19h no castelo de Betemburgo (13, rue du Châteaux).
Texto e fotos: Henrique de Burgo

20/11/2012

Miss & Mister Jovem 2012 a 8 de Dezembro

 
Mais informações pelos tels.: 661 333 840 ou 691 689 937.

11/11/2012

Corinne Semedo eleita primeira-dama na Miss Luxemburgo 2013

 
Corinne Semedo foi eleita ontem primeira-dama da Miss Luxembourg 2013, num evento que teve lugar ontem à noite no Casino de Mondorf, juntando também a eleição do Mister Luxembourg (Kevin Stamerra).
 
A cabo-verdiana de Bonnevoie conseguiu o segundo lugar do concurso de beleza luxemburguês, atrás da vencedora Héloïse Paulmier. A segunda dama foi Viviane Poengsen.

Corinne Semedo Furtado tem 19 anos, 167cm e é estudante. Este ano foi eleita igualmente primeira-dama na Miss Global Cabo Verde.
 
Em 40 anos de história, esta é a primeira vez que uma candidata de origem africana chega a uma final no Luxemburgo.
Fotos: Claude Piscitelli

07/11/2012

“Último gota di Sol”, o quinto álbum a solo de Zé Delgado disponível a partir de 20 de Novembro

Quatro anos depois do seu último trabalho de originais a solo (Cocktail de Prazer, 2008), o destacado compositor da nova geração de artistas cabo-verdianos, Zé Delgado, volta ao trabalho a solo com “Último gota di Sol”, disponível a partir de 20 de Novembro.

“Há quatro anos que não tinha gravado a solo e já era tempo de voltar. ‘Último gota di Sol’ é um dos 10 temas musicais do CD e a mensagem que traz é que tudo pode ter um fim, e que o importante é viver com intensidade enquanto é dia. Espero que este novo trabalho agrade aos fãs. Continuo a apresentar o Zé Delgado de sempre, mas cada vez mais para melhor”, explica o cantor ao Cabolux/Contacto.

O álbum, ritmado com os sons do funaná, zouk, coladera e afro-zouk, vai estar no mercado a partir de 20 de Novembro, mas a sua apresentação está agendada para o início de Dezembro em Cabo verde. No Luxemburgo, vai ser apresentado em Abril de 2013. 

“No Luxemburgo, o álbum vai ser apresentado em concerto na Páscoa, durante o mês de Abril. Antes disso vai ser apresentado em Cabo Verde já no início de Dezembro e ainda durante uma tournée nos Estados Unidos, entre 21 e 31 de Dezembro, nos estados de Florida, Connecticut, Rhode Island e a zona de Boston, em Massachussets”, diz o artista.

Zé Delgado nasceu na ilha de S.Vicente e chegou ao Luxemburgo em 1996, tendo passado ainda antes por Itália. No ano em que chega ao Grão-Ducado, grava o primeiro de três CD’s com o grupo X-Treme. Um ano antes teve a sua primeira experiência a solo com “Universo” (1995). Voltaria aos trabalhos a solo mais tarde com “Amor di Cristal”, (2004), “Cocktail di Prazer” (2008), e o seu “Best of” (2010), colectânia de músicas a solo e outras gravadas com o grupo X-Treme.

“Último gota di sol” foi gravado no Luxemburgo, Holanda e nos Estados Unidos, e contou com o apoio do eterno companheiro Djoy Delgado (convidado especial para os concertos agendados de Zé Delgado), Dabs, Jorge do Rosário, Erineu Monteiro e Cláudio Ramos nos arranjos.

Para os fãs do artista e toda a comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo Zé Delgado deixa um apelo: “Continuem a apoiar o artista. Não façam cópias, mas comprem originais. Só dessa forma é que podem apoiar o artista, caso contrário deixamos de ter vida.”
HB

Jéssica Baessa ganha casting e vai ao Estrela Pop em Cabo Verde

Jéssica Baessa é a primeira candidata apurada na diáspora
Jéssica Baessa foi a vencedora do casting realizado no sábado passado, no Centro Cultural de Bonnevoie, o programa musical cabo-verdiano Estrela Pop 2013 (equivalente a Ídolos ou Operação Triunfo em Portugal).
Foi no final do concerto dado pelos finalistas da edição 2012, vindos de Cabo Verde e em tour pela Europa e América, que o júri ditou Jéssica Baessa como vencedora do casting. Já a também recente vencedora do concurso Vozes da Diáspora, Jéssica Delgado, foi eleita primeira suplente.

Em declarações ao Cabolux/Contacto, Baessa mostrou-se feliz pela vitória e preparada, mas também nervosa. "Não esperava ganhar porque a concorrência era alta. Estou feliz. Quando à viagem para Cabo Verde acredito que pode haver muita concorrência como aqui, mas tenho de chegar lá para ver as coisas. Estou nervosa, mas sinto-me preparada."

Jéssica Baessa nasceu em Portugal e é filha de pais cabo-verdianos (da ilha de Santiago). Chegou ao Luxemburgo há cinco meses e frequenta o quarto ano do curso geral. Aos 17 anos não quer desistir de algo que lhe vem desde pequena.

"Desde os quatro anos que cantava lá em casa e com mais idade comecei a expandir a minha voz. Em Portugal tive um grupo, que tive de deixar ao mudar-me para o Luxemburgo. Quero fazer da música a minha vida. Não sei como vão correr as coisas em Cabo Verde, mas vou tentar agarrar esta oportunidade ao máximo”, confia.
Esta é a primeira vez que o Estrela Pop procura candidatos na diáspora. Orlando Sanches, da 

Jéssica Delgado (dta.) foi eleita primeira suplente
Épecerie Creole foi o responsável por trazer o programa televisivo ao Luxemburgo.

"O Estrela Pop contactou-me para conseguir organizar as coisas aqui, junto de uma associação local. Como trabalho com a divulgação da música cabo-verdiana e em paralelo com a associação Ami ku Nhos, achámos por bem organizar as coisas para receber o primeiro casting que se faz na diáspora", referiu o comerciante.
Da parte da Ami ku Nhos não houve problema em aceitar o desafio, já que têm também por objectivo divulgar a cultura cabo-verdiana.

“O Estrela Pop é um programa e um espectáculo que também divulga a cultura de Cabo Verde. Como associação, o nosso objectivo é apoiar os programas culturais e por isso aceitámos colaborar para valorizar o que é nosso", disse o dirigente associativo Alfredo Lopes.


As novas estrelas da música cabo-verdiana vão
estar no próximo sábado na Holanda

Jéssica Baessa vai agora tentar fazer parte dos 12 candidatos que vão entrar na casa Estrela Pop, já na edição 2013, a realizar em Cabo Verde. O público luxemburguês vai também poder votar pelo seu candidato preferido durante as sete semanas de eliminação. Cada município de Cabo Verde e cada país estrangeiro onde se realiza o casting têm um candidato.

“Já no próximo sábado vamos estar na Holanda, dia 17 na Suíça, 24 em Paris, 1 de Dezembro em Portugal, seguindo-se a passagem por Espanha e Itália. Depois, o casting termina nos Estados Unidos. Para o ano contamos também englobar as comunidades que temos por África”, garantiu o coordenador do programa, Banzi Pires.
Texto e fotos: Henrique de Burgo

 

02/11/2012

Torneio internacional de futebol 5 e banda Splash juntam cabo-verdianos em Ettelbruck, 10 de Novembro

A associação Veteranos do Norte organiza um torneio internacional de futebol de 5, no dia 10 de Novembro, no hall desportivo junto ao Centro Hospitalar Neuropsiquiátrico (CHNP) de Ettelbruck.
 
O torneio começa às 9h30 e conta com as seguintes equipas: Aliança do Norte (Grupo de Portugueses de Bettendorf), Velhas Glórias de Micau, Veteranos do Norte, Veteranos do Sul, Veteranos Bumelbus, Grupo Wagner, Dominguinhas (Holanda), Veteranos da Basileia (Suíça), Velha Guarda de Paris (França) e Grupo S. Nicolau.
 
Nesse mesmo dia, mas à noite, os Veteranos do Norte trazem a conceituada banda Splash ao Hall Deich, também em Ettelbruck, para um espectáculo a partir das 22h30.
Os bilhetes custam 20 euros em pré-venda e 25 euros no local.
 
Mais informações pelo tel. 621 725 888 (Roberto Lima, presidente dos Veteranos do Norte) e/ou 621 756 025 (vice-presidente Kennedy).