28/01/2013

CAN2013: Depois de Angola tubarões azuis enfrentam Gana

 
Depois de bater Angola por 2-1, os tubarões azuis vão agora defrontar o Gana nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas de futebol, num jogo agendado para este sábado, 2 de Fevereiro, às 15h.
O Gana, uma das selecções favoritas ao triunfo da competição, venceu esta segunda-feira o Níger por 3 - 0, ficando à frente do grupo B.
A selecção comandada por Lúcio Antunes concluiu a primeira fase invicta, com dois empates e uma vitória, nesta que é a sua primeira participação na fase final da prova.
No jogo contra Angola, os golos foram marcados por Nando (autogolo aos 33m), Varela (81) e Heldon (90).
 


19/01/2013

Cabo Verde estreia-se com empate frente à África do Sul (video)

Foto: AP
A selecção cabo-verdiana de futebol empatou 0-0 frente à anfitriã África do Sul, no jogo inaugural da edição de 2013 da Taça das Nações Africanas (CAN2013), que marcou a estreia dos "Tubarões Azuis" na competição.

A partida foi realizada no imponente Soccer City, palco inaugural da Copa do Mundo de 2010. Repleto de cadeiras vazias, o estádio localizado em Joanesburgo não empolgou os "Bafana Bafana" e foi tomado pela apreensão dos adeptos locais.

A África do Sul viu-se perdida em campo e quase sofreu o golo no primeiro tempo. Cabo Verde teve três oportunidades claras de marcar, todas desperdiçadas pelo ataque.

O rendimento dos donos da casa só foi melhor no segundo tempo. A equipa conseguiu impor o seu estilo de jogo no meio-campo e não sofreu mais com as investidas adversárias. O entrave para os sul-africanos foi a dificuldade de trocar passes no ataque e furar o bloqueio imposto por Cabo Verde, que segurou o 0 a 0.

Com o ponto somado para cada lado, as selecções voltarão a treinar ao longo da semana para o próximo compromisso na Copa Africana. A África do Sul enfrentará Angola na próxima quarta-feira, no estádio Moses Mabhida. Já Cabo Verde medirá forças com o Marrocos no mesmo dia e local.

18/01/2013

CAN: Tubarões azuis estreiam-se este sábado

Nada habituados a ver Cabo Verde no topo do futebol africano, os cabo-verdianos aguardam com um misto de ansiedade e despreocupação a inédita presença da seleção numa fase final da Taça das Nações Africanas (CAN).

A competição começa este sábado justamente com o jogo entre os "Tubarões Azuis" e a seleção anfitriã, a África do Sul, em que os 23 eleitos do técnico Lúcio Antunes, entre eles o jogaor do Fola - Rony, já fizeram história mesmo antes de entrarem em campo.

Nunca Cabo Verde conseguira ir tão longe na prova, apesar de, na qualificação para a fase final da CAN anterior, ter ficado apenas a um ponto de alcançar esse feito, que viria a ser concretizado em 2012, depois de, contra todas as previsões, afastar na última eliminatória a poderosa seleção dos Camarões.

Ganhando 2-0 no Estádio da Várzea, Cabo Verde cometeu a "heresia" de até inaugurar o marcador bem cedo em Yaundé, aos quatro minutos, deixou-se empatar aos 21 e só permitiu o golo da vitória camaronesa já no terceiro minuto de compensações, mas garqantiu a qualificação.

Espantando o mundo do futebol africano, que até então pouco ou nada conhecia de Cabo Verde, a qualificação dos "Tubarões Azuis" foi primeira página de sítios como os da FIFA, da UEFA e naturalmente da CAF, onde se deu também conta da estupefação pela eliminação dos Camarões de Samuel Eto´o.

Poucos terão sido os que repararam, até então, que, no "ranking" da FIFA, Cabo Verde estava entre os melhores africanos, ocupando, em outubro de 2012, o 65.º posto, o melhor de sempre, tendo, em apenas dois anos, galgado mais de 40 posições, caminho esse iniciado pelo antigo técnico português João de Deus.

Com o papel de "outsider", sobretudo por enfrentar três poderosos conjuntos africanos no Grupo A - África do Sul, Angola e Marrocos -, Cabo Verde, disse-o já Lúcio Antunes, está livre de qualquer pressão, facto consubstanciado pela convicção geral de que o mais difícil foi alcançado.

Entre a população cabo-verdiana, o orgulho é evidente, mostrando, aqui e ali, algum sonho de poder chegar à final do torneio. No entanto, o que prevalece é o "bom senso": uma participação condigna de Cabo Verde, em que o mais importante agora é desfrutar e, se algo mais houver, a qualificação para os quartos de final, melhor.

A falta de experiência poderá ser determinante, avisou já Lúcio Antunes, salientando, porém, que a inexistência de pressão em cima dos jogadores pode provocar alguns dissabores a quem aparecer pela frente.

Para a "Missão CAN2013", Lúcio Antunes convocou 23 futebolistas, cuja maioria, 10, joga em Portugal, e em que apenas dois atuam em Cabo Verde - os guarda-redes Rilly (Mindelense) e Fock (Batuque).

Desde que se qualificou para a fase final da CAN, a 14 de outubro de 2012, Cabo Verde disputou apenas dois jogos de preparação - derrota por 1-0 com o Gana e empate 0-0 com a Nigéria -, tendo agora a responsabilidade de defrontar a África do Sul no mesmo estádio que abriu o Campeonato do Mundo de 2010.

Fonte: Sapo/ED

 

10/01/2013

Cabo Verde tem a economia mais livre dos países lusófonos

Cabo Verde tem a mais livre de todas as economias lusófonas, enquanto Timor-Leste, Angola e Guiné-Bissau estão entre os 25 países com menor liberdade económica, mostra um índice hoje divulgado pela norte-americana Heritage Foundation.
A 19.ª edição do Índice da Liberdade Económica, realizado por aquele centro de pesquisa conotado com a direita conservadora dos Estados Unidos, em colaboração com o Wall Street Journal, indica que o Brasil, Moçambique e Guiné-Bissau estão no grupo das economias com pouca liberdade económica.
Numa classificação entre 1 e 100, Cabo Verde tem uma liberdade económica de 63,7, o que a torna a 65.ª mais livre das 177 classificadas no índice de 2013 (dois lugares acima de Portugal) e a 4.ª entre os 46 países da África Subsaariana analisados.

Fonte: Visão