13/10/2013

Cabo-verdianos celebram Dia da Cultura e das Comunidades no Luxemburgo


O Dia da Cultura e das Comunidades de Cabo Verde (18 de Outubro) vai ser assinalado no próximo domingo, dia 20, na cidade do Luxemburgo com uma tarde cultural, a partir das 14h, na sede da associação Amizade Cabo-verdiana, (19, rue Michel Welter).

O programa tem início às 14h com a projecção de um vídeo sobre as ilhas de Cabo Verde. Às 15h, e já com a presença da encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde, Clara Delgado, tem lugar uma homenagem simbólica a três artistas cabo-verdianos residentes no Luxemburgo: os músicos Zé Delgado e Ney Évora, e o artista plástico Nelson Neves.

Segue-se o momento esperado da tarde com a presença da escritora cabo-verdiana Glória Monteiro, que vai apresentar o seu livro de poesias “Poesia das Lágrimas”.

Glória Monteiro, residente na Holanda, vai apresentar o seu recente trabalho “Poesia das lágrimas”, da chancela da Chiado Editora. Um livro que conta, através da poesia, as amarguras, os desabafos e as alegrias de uma jovem menina longe de casa e dos seus.

"Poesia das lágrimas" é o primeiro livro da escritora, de 28 anos, e já foi apresentado na Casa da Cultura, na Holanda, e na livraria "Les enfants terribles", em Lisboa.
O programa cultural está previsto terminar com uma participação musical de Humberto da Graça e amigos, seguido por um convívio.

O evento é organizado por um grupo de cabo-verdianos e conta com a parceria da associação Amizade Cabo-verdiana, Epicerie Creole, café brasserie Metissage e restaurante Ociani.

Fonte: Wort.lu/Aleida Vieira

02/10/2013

Grupo cabo-verdiano apresenta primeira mixtape de originais (vídeo)

"Cocktail Vol.1" está disponível para download no Soundcloud e Youtube,
a 10 de Outubro
                                                                    Fotos: M. Dias
Chama-se "Cocktail Vol. 1" e é a primeira mixtape de originais do novo grupo musical cabo-verdiano no Luxemburgo, "J&mc". Tal como o nome indica, "Cocktail Vol. 1" é uma mistura dos vários estilos: hip-hop , tarracha , kizomba e zouk . Ao todo são 12 faixas de originais, incluindo "Méché bo polba", criados por Samy Sam, um dos integrantes do grupo, nascido em Portugal e filho de cabo-verdianos.


Jayo (dta.) e Samy Sam (esq.) já preparam "Cocktail Vol.2"

"Coktail Vol. 1 vai estar disponível para download no Soundcloud e Youtube no dia 10 de Outubro", acrescenta o criativo de 20 anos, Samy Sam, residente no Luxemburgo há nove anos. Outra boa notícia para os fãs do grupo é o lançamento do vídeo "Taf sur la sisha", que já está online (ver abaixo).

Jayo é o rapper do grupo
Quanto à formação do grupo, começou há três anos, conta o rapper dos "J&mc", Jayo.
"O primeiro contacto foi há três anos quando estávamos na escola. Ele [Samy Sam] estava a fazer música e eu também já tinha começado. Estávamos no início, ele no hip-hop e eu no piano, mas foi aí que começámos a falar e demos o nome ao grupo", conta o rapper de 21 anos, nascido no Luxemburgo e filho de pais de S. Antão, em Cabo Verde.

Mas o grupo conta ainda com mais elementos. Dj Cabo Boy e Dj Pingusso também fazem parte dos "J&mc", Krees e Bruno são os responsáveis pelos vídeos e Destiny Tavares é a manager.

Samy Sam, o criador dos beats




"Cocktail Vol. 1" contou também com as participações de Bossmen, Eliane, Schaicho e Black (Paris). Quanto ao próximo desafio dos "J&mc", chama-se "Coctail Vol. 2" e já começou a ser preparado.

HB