Clara Delgado |
No encontro, que tinha como objectivo ouvir a comunidade, estiveram presentes Antão Lopes Freitas, presidente da Associação "Estrela do Norte”, João da Luz, presidente da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo e responsável pelo programa "Morabeza” na Rádio Latina, e ainda Carlo Lima, representante da delegação de estrangeiros de Ettebruck.
Apesar da fraca participação, foram levantadas algumas questões que preocupam a comunidade. A questão da demora na obtenção dos passaportes foi um dos assuntos colocados pelos presentes. Esta é uma preocupação antiga dos cerca de 8 mil cidadãos cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, que estão condicionados a esta única forma de identificação. Também se falou sobre o facto de a comunidade cabo-verdiana ter pouco tempo de antena na Rádio Latina e, conforme disse Pedro Santos da Rádio Norte, "já é tempo de a Embaixada de se interessar mais sobre esse assunto".
Outro tema falado foi a realização, no Verão, de dois voos da TACV – companhia aérea cabo-verdiana - para Cabo Verde a partir do Luxemburgo, o primeiro no dia 28 de Julho, para São Vicente, e outro dia 7 de Agosto para a Praia. Estes voos são directos do Luxemburgo para estas duas ilhas de Cabo Verde. Para Clara Delgado, "o balanço foi positivo", mas lamentou a "fraca adesão da comunidade a este tipo de encontros, que são sempre benéficos para todos".
Fonte: CONTACTO/Rui Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário