Foto: M. Dias |
O périplo do primeiro-ministro cabo-verdiano arranca em Lisboa, dia 22, onde vai inaugurar uma residência para doentes cabo-verdianos enviados para tratamento em Portugal. José Maria Neves visita também a autarquia de Torres Novas e profere uma conferência para estudantes universitários. Ainda na capital portuguesa, José Maria Neves encontra-se com o presidente Cavaco Silva e com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
A 23 de Abril, o chefe do Governo cabo-verdiano segue para Bruxelas, mantendo, no dia seguinte, uma reunião de trabalho com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Cabo Verde e a UE assinaram em 2008 a Parceria Especial, que engloba vários pilares, com destaque para a Parceria para a Mobilidade.
De Bruxelas, no dia 25 de Abril, José Maria Neves vem para o Luxemburgo, onde se reúne com o primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, com quem vai analisar a cooperação entre os dois países e a crise na zona euro.
A rematar as visitas, que incluem sempre encontros com a comunidade cabo-verdiana na diáspora, Neves vai estar na Alemanha, onde receberá o prémio "Ocean Deutsche Bank - Geomar 2012" pelo apoio à cooperação entre as instituições de investigação marinha dos dois países.
Sem comentários:
Enviar um comentário