25/01/2012

Cap Vert Espoir et Dévelepment leva electricidade a escola em S. Antão

A escola básica de Chã da Cruz, em Cabo Verde, já tem electricidade. O projecto nasceu no Luxemburgo e contou com o financiamento da associação "Cap Vert Espoir et Dévelopment" (CVED).

Os três professores e 50 alunos da escola podem agora usufruir de energia eléctrica para a iluminação das salas de aulas e para o funcionamento diário do estabelecimento.

A Escola Básica de Chã da Cruz, encontra-se isolada a 47 km de Porto Novo, nas montanhas da ilha de S. Antão, e não dispunha de rede eléctrica pública.

O projecto da CVED consistia em equipar a escola com uma estação fotovoltaica. Em Novembro do ano passado, uma delegação da CVED esteve no terreno para colocar em marcha o projecto. A escola recebeu oito painéis solares com capacidade para produzir 3500kw de energia limpa. Os painéis foram instalados por um membro local da associação e agora novas oportunidades estão à disposição da escola.

A utilização de meios audiovisuais e tecnológicos na gestão pedagógica ou a utilização de um frigorífico para conservar os géneros alimentícios servidos aos alunos diariamente já fazem diferença na comunidade educativa local.

Esta aposta nas energias renováveis foi totalmente financiada pela CVED, com um custo total de 8.900 euros, incluindo um frigorífico e um computador.
O edifício circundante, um Posto Sanitário, vai poder também utilizar a energia produzida na escola.

Sem comentários: