A cerimónia de abertura contou com a intervenção da ministra-adjunta do Estado e da Saúde, Cristina Fontes; do presidente da Câmara Municipal de Sta. Catarina, Francisco Tavares; do director da RSSN, Tomás Valdez, e do representante da Cooperação Luxemburguesa, Celeste Monteiro.
Segundo a ministra Cristina Fontes, a mesa redonda permitiu fazer uma avaliação do projecto que terminava em 2008, mas que foi prolongado até 2011. Um projecto caracterizado como um modelo para o Sistema Nacional de Saúde.
Durante estes dois dias diversos temas foram discutidos, nomeadamente a apresentação do projecto de criação da RSSN e a sua implementação; os principais resultados da sua implementação, actividades ínovadoras desenvolvidas na RSSN, o plano regional de desenvolvimento sanitário da RSSN e a mutualidade em saúde no contexto da RSSN.
O governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde, iniciou em 2004 em cooperação com o Grão-ducado de Luxemburgo e através da agência de cooperação LUX Developpement um projecto de apoio à RSSN, que termina em este ano.
A RSSN foi a primeira região sanitária criada em Cabo Verde constituindo um espaço para a experimentação de reformas nos domínios da regulação, da organização da prestação de serviços e do financiamento, que poderão ser depois generalizadas na perspectiva da criação de novas regiões sanitárias.
Fonte: Ministério da Saúde de Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário