Jorge Borges vai representar Cabo Verde em Lisboa |
A sessão oficial da inauguração da nova sede da CPLP vai contar com a presença do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro angolano, Fernando Dias da Piedade dos Santos, os antigos presidentes Pedro Pires (Cabo Verde), Henrique Rosa (Guiné-Bissau), Mário Soares (Portugal), Joaquim Chissano (Moçambique), entre outras altas individualidades.
Jorge Borges desloca-se também a Lisboa para participar na reunião extraordinária de conselho de ministros que vai decorrer à margem do acto inaugural. Em agenda vão estar a análise da situação na Guiné-Bissau, a candidatura da Guiné Equatorial a membro da CPLP e a segurança alimentar.
A inauguração da nova sede da CPLP vai ser precedida de um vasto programa cultural que teve início esta sexta-feira e que prossegue nos próximos dias integrando, entre outros, um espectáculo musical na Aula Magna de Lisboa.
Cabo Verde vai estar representado nesse evento por Tito Paris e Djodji, que vão actuar juntamente com mais 14 artistas, dois de cada país lusófono.
Prevê-se também a organização de um colóquio subordinado ao tema “CPLP – Uma Oportunidade Histórica”.
Criada a 17 de Julho de 1996, a CPLP é um projecto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum dos oito países que integram a comunidade (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Os objectivos gerais da Comunidade concertam a política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.
Fonte: Inforpress
Sem comentários:
Enviar um comentário