23/11/2011

APADOC: Educação e cultura cabo-verdianas em debate

A Associação dos Pais de Alunos de Origem Cabo-verdiana (Apadoc) organiza no dia 27 de Novembro uma mesa-redonda sobre a Educação e a Cultura cabo-verdianas. O encontro vai ter lugar no Centre Societaire (29, rue de Strasbourg), na capital, às 14h30.

O orador convidado é o professor cabo-verdiano Lúcio Cabral, doutorando em Lisboa na área da educação, que vai discorrer sobre a cultura cabo-verdiana e o sistema do ensino em Cabo Verde.

A mesa vai ser composta também por quadros cabo-verdianos residentes no Luxemburgo. A psicóloga Aleida Lopes e a assistente social Débora Barros vão abordar a questão da integração dos cabo-verdianos no Luxemburgo.  O exemplo da integração escolar dos cabo-verdianos em Portugal vai ser apresentado pela linguista Aleida Vieira e pela professora Cármen Alves.
Sobre o exemplo do Luxemburgo, o painel conta com os testemunhos da educadora Viviane Lima e da assistente social Teresa dos Santos.

Do programa constam ainda a apresentação de uma peça teatral e declamações de poemas, para terminar depois com um debate.

A Apadoc tem como missão defender os interesses morais e as necessidades educacionais de todos os alunos (incluindo aqueles cujos pais ou representantes não sejam membros da associação), professores e educadores cabo-verdianos, sem interferir no seu trabalho de orientação pedagógica escolar.
Prestar apoio familiar antes e depois da escola, bem como colaborar com todas as associações que buscam objectivos semelhantes são também objectivos da Apadoc.

Para mais informações: 661 650 704 ou 661 291 056.
HB

Sem comentários: