Loading...
Loading...

28/10/2010

Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo quer...

informar os cabo-verdianos sobre as autárquicas luxemburguesas


Informar e sensibilizar os cidadãos cabo-verdianos do Luxemburgo e os líderes do movimento associativo da diáspora a inscreverem-se nos cadernos eleitorais, de modo a votarem nas próximas eleições comunais (autárquicas) luxemburguesas, em Outubro de 2011, é o objectivo de uma reunião que a Embaixada de Cabo Verde leva a cabo no domingo, 7 de Novembro, às 16h, no “Centre Sociétaire", n°29, rue de Strasbourg, na cidade do Luxemburgo.

As eleições comunais (autárquicas ou municipais) estão marcadas para Outubro de 2011 e todos os cidadãos não-luxemburgueses residentes no Luxemburgo há pelo menos cinco anos podem votar e ser eleitos.

"Com vista a uma melhor integração dos nossos compatriotas no Luxemburgo, a Embaixada de Cabo Verde encoraja vivamente a comunidade cabo-verdiana a se interessar pela vida política do país onde reside, pois só assim poderá defender melhor os seus interesses, bem como fazer ouvir a sua voz cada vez", explica Clara Delgado, encarregada de Negócios na Embaixada. No mesmo dia, estará ainda presente Emanuel Miranda, presidente do conselho de administração da nova Caixa Económica de Cabo Verde, que se desloca ao Luxemburgo para apresentar a nova instituição financeira, bem como as oportunidades de investimentos e negócios que esta oferece. A Caixa Económica lançará um sorteio entre as pessoas que chegarem ao encontro até às 16h30. Os prémios são dois bilhetes de avião para Cabo Verde (ida/volta).

Recenseamento "in loco"

Igualmente nesse dia, a Comissão de Recenseamento da Embaixada de Cabo Verde coloca uma brigada móvel no local da reunião para efectuar o recenseamento eleitoral dos cabo-verdianos que o desejarem, neste caso com vista para as eleições presidenciais naquele país, que deverão ter lugar no início de 2011.

O recenseamento decorre até 21 de Novembro. Depois dessa data, aquela chancelaria continuará a recensear as pessoas de acordo com o calendário de recenseamento eleitoral geral da diáspora (REGE), estabelecido pela Comissão Nacional de Recenseamento em Cabo Verde (CNE), ou seja, até 26 de Novembro, podendo o período de recenseamento ser ainda dilatado, caso a CNE-CV, na qualidade de instituição cabo-verdiana com competências para o efeito, assim decida. O recenseamento está a decorrer na Embaixada de Cabo Verde (117, Val Ste-Croix) na cidade do Luxemburgo, nas horas normais de expediente: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h; terças, quartas e quintas, das 9 às 15h.

O recenseamento decorre igualmente nos seguintes locais e horários: 31 de Outubro, na sede do FC Estrela Amadora, em Ettelbruck, das 14h às 17h; 20 de Novembro, na comuna de Esch/Alzette, das 9h às 16h, e na Embaixada de Cabo Verde, das 14h às 18h; 21 de Novembro, na sede da Associação Amizade Cabo-verdiana-Luxemburgo, das 14h às 18h.
Foto: Manuel Dias

Sem comentários: