28/10/2010

Hall Irbicht recebe cantores cabo-verdianos

Ravidson e Djédjé "in tha house"

O rapper cabo-verdiano Djédjé e o cantor Ravidson Correia, revelação cabo-verdiana 2010 no Luxemburgo, foram a grande atracção de um espectáculo que teve lugar no sábado, 23 de Outubro, no Hall Irbicht, em Beringen/Mersch.

Djédjé, que marcou a adolescência de muitos cabo-verdianos no mundo inteiro, com o seu famoso álbum "Ka bu Kunfia", de 1998, não se esqueceu de cantar canções desse disco mítico. Mas o cantor, radicado nos EUA há cerca de 10 anos, aproveitou para interpretar canções do seu novo álbum, lançado este ano e oferecido à entrada do espectáculo. Um disco que aborda um estilo diferente do habitual, "mais tradicional, mas com a mesma energia", explicou o cantor ao CONTACTO. Segundo o artista, assim a sua música chega a um público mais alargado. "Para podermos evoluir, temos que estudar e compreender a origem da nossa música. Depois cabe a cada um de nós fazer o melhor para marcar a sua época", diz. Djédjé encontra-se actualmente em digressão pela Europa e Cabo Verde para divulgar este novo disco.

Ravidson abriu o concerto com os seus recentes singles zouk "Braçam" e "Invadi sala". O jovem cantor e compositor, cujos primeiros passos foram dados no hip hop, iniciou a sua carreira musical aos 15 anos, como compositor e só depois adoptou um estilo r'n'b, evoluindo mais tarde para o zouk.

Ravidson posiciona-se assim entre dois tipos de música diferentes no estilo mas muito próximos no conteúdo. "Não tenho um estilo de música obrigatório, faço aquilo que gosto e que me agrada", diz o artista, que possui a sua própria assinatura musical, intitulada "Modjimusic". AO CONTACTO revela ainda que participou na compilação "More than Rnb", álbum lançado no ano passado e que contou com o apoio do Serviço Nacional da Juventude (SNJ) e da UE. Ravidson participou também há pouco na realização de um álbum de um artista r'n'b do Luxemburgo e está a estudar algumas propostas para um novo álbum. Da sua agenda fazem ainda parte concertos em Portugal, República Checa, França e Estados Unidos.

A festa, organizada por "Semedo & Friends", foi ainda animada pela noite dentro por alguns DJs locais e por DJ Xecs, vindo da famosa discoteca africana da região de Lisboa, Ondeando (Corroios).

Texto: Cristina Francês Lopes
1a Imagem: Djéjé Foto: Sérgio Lontro
2a Imagem: Radison e DJ Cox Foto: Sérgio Lontro

Sem comentários: