09/05/2010

Cláudia Lopes eleita Miss Cabo Verde no Luxemburgo (17 Abril 2010)

(Foto: Benji Santos/CONTACTO )
O Hall Victor Hugo (Limpertsberg) viu a noite deste sábado ganhar mais dez estrelas. As beldades das ilhas da morabeza lutavam para o título “Miss Cabo Verde no Luxemburgo” e o astro que mais brilhou foi Cláudia Lopes da Graça.
Cláudia, sucessora de Carla Fernandes, tem dezoito anos, é natural da ilha de S. Antão e actualmente estuda Turismo.
A eleita como Primeira Dama de Honor foi Jayza Rosa (22 anos), enquanto Aracy Delgado (21) foi a escolhida como Segunda Dama de Honor.
Houve ainda menção para a Miss Fotogenia, Dalila Desiré (18), e para a Miss Simpatia, Marilene Brito (24), estas duas naturais do Luxemburgo.
   Beleza, elegância, graciosidade e classe foram os pontos que o júri teve em conta para a deliberação final, numa noite bastante animada e concorrida por mais de um milhar de assistentes.
   Depois do desfile com roupa desportiva as candidatas expuseram uma curta apresentação sobre a história de Cabo Verde e as suas dez ilhas.
   Seguiu-se depois o desfile em fato de banho, com peças da estilista cabo-verdiana Eulécia Monteiro e, a fechar a noite, o público teve ainda o regalo de presenciar a classe das dez aspirantes com os respectivos vestidos de noite.
   Para o Comité Miss Cabo Verde no Luxemburgo, que organiza o evento, o balanço foi positivo, tendo em conta a dificuldade do júri nas escolhas, o número de assistentes e a animação trazida pelos músicos parisienses Atim e Elísio.  No entanto, refere a vice-presidente do comité, Salete Rocha Fonseca, que “não é fácil levar a cabo este evento porque não temos apoio, por exemplo do governo, para nos ajudar a encontrar sala”. Acrescenta, ainda assim, que apesar dos obstáculos, “o objectivo é sempre promover a comunidade e dar a possibilidade a algumas jovens cabo-verdianas de participar em alguns eventos no Luxemburgo, como por exemplo, no dia 23 de Junho, na festa nacional e em desfiles de moda”.Salete Fonseca aproveitou ainda para lançar apelo à participação de mais candidatas para 2011. “Para quem quiser participar basta ter entre os 17 e 25 anos, mínimo de 1,60 e ter nacionalidade cabo-verdiana ou ter um dos pais de origem cabo-verdiana”.
   Já após a coroação da Miss, o Contacto falou com Cláudia Lopes, que ainda emocionada, referiu que “não estava à espera de ganhar”. Revela que contou com o apoio da família, destacando o papel da sua mãe.
   Depois de Salete Fonseca ter relembrado que “a nova responsabilidade da Miss Cabo Verde é moral, uma pessoa séria, com uma certa virtude”, esta bela mulata de olhos castanhos respondeu ao repto afirmando que vai estar à altura. “Sei das responsabilidades e estou preparada”.
   Para quem tem dezoito anos, revela já alguma determinação quando assume, “prefiro ser modelo que seguir a área do turismo”. Se for esse o seu futuro, pode-se dizer que tem já a seu favor um “corpo natural”, exigência, sorriso e simpatia.
   A finalizar deixou uma mensagem para as futuras candidatas: “que sejam um exemplo para os outros dêem o seu melhor.
                                                       HB

Sem comentários: