08/04/2012

Santo Antão: Intercâmbio entre Liceus de Luxemburgo e Ribeira Grande “um sucesso”

O intercâmbio durou cinco dias e foi "um sucesso", é a opinião unânime colhida junto de professores e alunos das Escolas Secundárias “Nordstad Lycée de Diekirch” (foto) de Luxemburgo e “Suzete Delgado” da Ribeira Grande, Santo Antão.

Uma delegação da “Nordstad Lycée de Diekirch” de Luxemburgo, composta por 10 pessoas - sete alunos, dois professores e uma encarregada da direcção - visitou o concelho da Ribeira Grande de 28 de Março a 1 de Abril. O convite partiu da direcção da Escola Secundária “Suzete Delgado” que contou com o patrocínio da Câmara local.

“Realizar encontros para discutir assuntos profissionais entre as direcções e professores das duas instituições. Compartilhar experiências pedagógicas e manter contacto de forma directa com a cultura cabo-verdiana foram, de entre outros, os principais objectivos do intercâmbio”, disse a este diário digital a directora da escola secundária anfitriã, Maria Auxilia.

Mas o ponto mais alto desta visita, pontua Maria Auxilia, foi, sem dúvida, a assinatura de um “Acordo de Parceria” entre as duas direcções que oficializa, regula e define as áreas de futuros intercâmbios. Esse acordo tem como principais objectivos: “aprofundar o conhecimento das culturas dos dois países, trocar experiências pedagógicas e informações sobre a cidadania global e de desenvolvimento sustentável”.

Durante os cinco dias de estada na ilha das montanhas, a delegação da Escola Secundária “Nordstad Lycée de Diekirch”, de Luxemburgo, visitou várias instituições, pontos turísticos e localidades do concelho. O internato da Ribeira Grande, Escola Secundária de Coculi, os vales da Ribeira da Torre, Ribeira Grande e Garça, Planalto Leste e Cidade da Ponta do Sol fizeram parte do roteiro, para além de uma visita de cortesia ao edil Orlando Delgado.

Um dos professores da delegação luxemburguesa, Sérgio Bandeira, disse à asemanaonline que esse segundo intercâmbio realizado com a Escola Secundária "Suzete Delgado" da Ribeira Grande “ultrapassou todas as expectativas”.

Ademais, comenta Sérgio Bandeira, “os liceus visitados (Suzete Delgado e de Coculi), apesar das dificuldades naturais, têm uma organização educativa muito bem estruturada”.
“Com infra-estruturas adequadas e bem conservadas. Tudo isto, sob a responsabilidade de um corpo de direcção e de docentes jovens, mas com muita competência. Isso estimula-nos a aprofundar as nossas relações de cooperação no futuro”, admite.
Fonte: asemanaonline

Sem comentários: