28/09/2013

Cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde "é uma grande história de amor", diz Juncker

À saída do encontro, que durou uma hora, o PR recebeu garantias de que
o arquipélago vai continuar a ser um dos países prioritários da cooperação
luxemburguesa                                                                          Fotos: M. Dias
Cabo Verde vai continuar a ser um dos países prioritários da cooperação luxemburguesa, garantiu Juncker durante a visita ao Luxemburgo do Presidente da República do arquipélago, Jorge Carlos Fonseca. Uma cooperação que o primeiro-ministro luxemburguês considera "uma grande história de amor", disse Juncker a Jorge Carlos Fonseca, durante o encontro que teve com o Presidente da República de Cabo Verde, esta sexta-feira.

O encontro durou uma hora e focou-se sobretudo no Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre o Luxemburgo e Cabo Verde, que se prolonga até 2015, disse Jorge Carlos Fonseca à edição portuguesa do Wort.lu, afirmando que confirmou "a ideia de que Juncker é um grande amigo de Cabo Verde".

“Pareceu-me uma pessoa que conhecia muito bem Cabo Verde, que conhecia em pormenor os programas de cooperação do Luxemburgo, e sobretudo reconfirmei a ideia de que ele é um grande amigo de Cabo Verde. Garantiu-nos que o Luxemburgo irá continuar a apoiar Cabo Verde, seja no apoio na ajuda orçamental ou em projectos como energias renováveis, e que está determinado em fazer da cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde, como ele disse, uma ‘grande história de amor’”, disse o Presidente da República de Cabo Verde a este jornal.


Jorge Carlos Fonseca e Jean-Claude Juncker deram "aquele abraço" 
As relações de cooperação entre o Luxemburgo e Cabo Verde iniciaram-se no final dos anos 80, tendo os dois países assinado o primeiro Programa Indicativo de Cooperação (PIC) em 2002, durante uma visita de Jean-Claude Juncker ao arquipélago. Desde esse primeiro acordo, que representou um investimento de 33,5 milhões de euros, o montante das ajudas do Grão-Ducado a Cabo Verde não parou de aumentar: o PIC II envolveu 45 milhões de euros, com o PIC actualmente em vigor, que se prolonga até 2015, a rondar os 60 milhões de euros.

Ao final da tarde, durante um encontro com a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo, Jorge Carlos Fonseca disse que os emigrantes "são os melhores embaixadores de Cabo Verde", e que a boa imagem da diáspora contribui para as "excelentes relações" que o país mantém com o Luxemburgo.  

"Comunidade cabo-verdiana é muito respeitada"

O Presidente da República de Cabo Verde tinha à sua espera uma centena de imigrantes cabo-verdianos no Grão-Ducado, incluindo dirigentes associativos, mas também imigrantes que quiseram conhecê-lo. Caso das irmãs Stéphanie e Arlene Delgado, que nasceram no Luxemburgo, filhas de imigrantes de Santo Antão.

O Comité Spencer ofereceu uma T-shirt com o nome da
associação ao PR. A associação de jovens cabo-verdianos no
Luxemburgo acorreu em peso ao encontro
"Gosto de Cabo Verde e do Luxemburgo, e é bonito ver que os dois países trabalham juntos", disse Stéphanie Delgado, de 21 anos, ao Wort.lu/pt.
No Luxemburgo vivem cerca de nove mil imigrantes de origem cabo-verdiana, segundo a Embaixada de Cabo Verde no Grão-Ducado. Quatro mil têm nacionalidade portuguesa.

"É uma comunidade muito respeitada, e não é por acaso que existe tão boa cooperação entre os dois países", garante Cristina Gonçalves, portuguesa de origem cabo-verdiana a viver há 17 anos no Luxemburgo. A popular animadora da Rádio Latina nasceu em Portugal e nunca esteve em Cabo Verde, mas diz que "mantém as raízes", e fez questão de estar no encontro com Jorge Carlos Fonseca, que se prolongou durante várias horas.

"É importante que o Presidente da República venha ao encontro da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo: é uma mensagem de que não foram esquecidos", disse, frisando que a visita "reforça também o bom entendimento entre o Luxemburgo e Cabo Verde".

A dificuldade de integração dos alunos cabo-verdianos no sistema escolar luxemburguês foi uma das questões que os emigrantes levantaram no encontro.

A acompanhar a visita estiveram a encarregada de Negócios no
Luxemburgo, Clara Delgado, o secretário de Estado dos Negócios
Estrangeiros, José Luís Rocha, a embaixadora de Cabo Verde em
Bruxelas e o deputado do MpD, Jorge Santos
“A integração dos jovens na escola ainda é difícil, e é mais difícil ainda quando chegam depois dos 11 anos, por causa das línguas. Muitos não têm a possibilidade de estudar e são obrigados a ir para a Bélgica para fugir ao Alemão”, explicou Carisa Delgado Dias, emigrante no Luxemburgo e autora de uma tese de mestrado sobre a integração dos recém-chegados cabo-verdianos no sistema escolar luxemburguês.

O Presidente de Cabo Verde começou na sexta-feira uma visita ao Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Itália, visando reforçar as relações com a União Europeia (UE), tendo prevista uma reunião com Durão Barroso e contactos com a comunidade cabo-verdiana nesses países.

Durante a visita, Jorge Carlos Fonseca faz-se acompanhar pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, pelos embaixadores de Cabo Verde nos países a visitar, e pelo deputado do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Jorge Santos.

Fonte: CONTACTO/PTA

Sem comentários: