27/12/2012

2012: O melhor ano turístico em Cabo Verde

O ano 2012 foi o melhor ano turístico no arquipélago cabo-verdiano, declarou o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário.

Ao fazer o balanço do turismo, em entrevista à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress),  Gualberto do Rosário considerou que, embora não disponha ainda de dados estatísticos definitivos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os contactos que tem tido com operadores do sector permitem chegar à conclusão de que este ano foi "o melhor ano turístico".

Ex-primeiro-ministro de Cabo Verde em finais dos anos 1900, no Governo liderado pelo Movimento para a Democracia (MpD), ele perspectiva um ano 2013 "ainda melhor", visto que, a seu ver, o fluxo do Inverno 2012/2013 está garantido, havendo todas as condições para um "óptimo" Verão.

No entanto, Rosário disse recear que as medidas consignadas no Orçamento do Estado para 2013, que prevêem aumentos do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de 6 por cento para 15 por cento e da introdução da taxa de 2 euros por pernoita, possam ser um factor "muito perturbador" para o sector.

"Se o Governo não repensar as medidas propostas no Orçamento do Estado para o turismo, pode condicionar, seguramente, o desenvolvimento do sector", alertou.

Realçou que, se não fosse por esta razão, não se estaria a fazer todos estes esforços, nos últimos dois meses, para tentar encontrar uma solução e convencer os decisores públicos no sentido de mudar alguns aspectos da política económica, particularmente no que respeita ao pacote fiscal para 2012.

“Por esta razão, a Câmara do Turismo já apresentou aos sujeitos parlamentares, incluindo ao Governo, através do primeiro-ministro, uma proposta de solução que não prive o Estado de receitas que pretende recolher durante o ano 2013 e, em simultâneo, proteja o sector do turismo de um "choque fiscal de consequências imprevisíveis", acrescentou.


O também ex-ministro da Economia de Cabo Verde compreende que se a questão do aumento da carga fiscal previsto no Orçamento do Estado for resolvida, o ano 2013 será um ano “muitíssimo bom" para o turismo no arquipélago cabo-verdiano, apesar de outros problemas que ainda condicionam o desenvolvimento deste sector que é já a maior actividade económica do país.

Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de estatística (INE) indicam que o número de hóspedes nas unidades hoteleiras em Cabo Verde aumentou 23,6 por cento no terceiro trimestre deste ano.

No período em referência, as dormidas aumentaram 12,5 por cento face ao período homólogo de 2011, com o Reino Unido a continuar a ser o principal país de proveniência de turistas, ou seja 24,8 por cento.

Fonte: Angop

Sem comentários: