21/03/2011

10 "caras novas", seis independentes e oito mulheres no novo executivo de José Maria Neves

O novo Governo cabo-verdiano foi empossado esta segunda-feira pelo Presidente do país, Pedro Pires, numa cerimónia que decorreu às 11h00 locais no Palácio Presidencial, na Cidade da Praia.
Mantendo o "núcleo duro" do anterior executivo, um dos factos mais relevantes do novo Governo é o aumento de 15 para 21 membros, justificado por José Maria Neves pela necessidade de acabar com a acumulação de pastas do passado e de reforçar áreas, como a económica e social, para atingir os objetivos do mandato.

Além do próprio José Maria Neves, que cumpre o terceiro mandato consecutivo de cinco anos à frente do Governo, e que vai acumular com a tutela da Reforma do Estado, duas personalidades mantêm-se nas mesmas funções -- Cristina Duarte (Ministério das Finanças) e Romeu Modesto (Secretaria de Estado da Administração Pública).

Embora tenham trocado de pastas, mantiveram-se no executivo outros oito ex-ministros: Cristina Lima (deixa a Reforma do Estado e Defesa e passa para Adjunta e da Saúde), Maria Morais (independente que sai da Justiça para a Administração Interna) e José Maria Veiga (sai do Ambiente para as Infraestruturas e Economia Marítima).
No mesmo saco estão Sara Lopes (sai da Descentralização e acrescenta às pastas que já tinha da Habitação e Ordenamento do Território a tutela do Ambiente), Janira Hopffer Almada (deixa a Presidência do Conselho de Ministros, mantém a Juventude e acrescenta-lhe Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos) e Fernanda Marques (sai do Ensino Superior, Ciência e Cultura para a Educação e Desporto).

Entre os que se mantêm no executivo mas que foram promovidos a ministros figuram os ex-secretários de Estado Jorge Borges (para o Ministério das Relações Exteriores), Humberto Brito (para o do Turismo, Indústria e Energia).
Entre as "caras novas" estão o ex-embaixador em Espanha, Jorge Tolentino (Presidência do Conselho de Ministros e Defesa), o ex-Diretor Nacional da Polícia Judiciária, José Lopes Correia (Justiça), o ex-líder parlamentar do PAICV, Rui Semedo (Assuntos Parlamentares) e a ex-deputada Eva Ortet (Desenvolvimento Rural).

As maiores surpresas foram as entradas no executivo do ainda reitor da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), António Correia e Silva (Ensino Superior, Ciência e Inovação), do músico, compositor, escritor e dramaturgo Mário Lúcio (Cultura), copiando-se, neste ministério, o que Gilberto Gil fez no Brasil, e da ex-Cônsul no Luxemburgo, Fernanda Fernandes (Comunidades).

Surpresa também na entrada de Felisberto Vieira (Desenvolvimento Social e Família, pasta tradicionalmente atribuída às mulheres), que foi opositor de José Maria Neves nas eleições para a liderança do PAICV e foi também presidente da Câmara da Cidade da Praia até 2008.
Os ainda diretores gerais de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, e das Pescas, Adalberto Vieira, subiram respetivamente a secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e dos Recursos Marinhos.

Fonte: Lusa/Fim

Sem comentários: