01/03/2011

Seminário sobre mercado financeiro no Banco de Cabo Verde

Um seminário sobre Mercados Financeiros - disponibilidades, obrigações e derivados - decorreu na semana anterior no Banco de Cabo Verde, na Praia com a parceria da Agência Financeira de Transferência Tecnológica do Luxemburgo (ATTL).
De acordo com o representante da Agência Financeira de Transferência Tecnológica do Luxemburgo, Phillipe Maclot a formação teve como meta aprofundar temas sobre instrumentos financeiros como os chamados futuros.

Os conhecimentos segundo Maclot poderão ser aplicados em acordos de tarifas futuras, um instrumento que não está ainda desenvolvido, que ajudará o mercado.
"Para se investir, por exemplo, numa praça europeia, uma quantia em dólares americanos a três meses, mas não se sabe qual a taxa de juro para a transacção.

A cotação em 'futuros' permite decidir a taxa do investimento, bastando calcular a diferença entre o dólar americano e o euro para fixar o montante a aplicar em três meses sem riscos de oscilação", esclarece.
No País, já existe mercado primário onde se fazem as emissões de acções e obrigações, é preciso, operacionalizar o mercado secundário, que é onde as transacções se dão livremente, defende a Auditora do Mercado de valores Mobiliários, Encarnação Alves.
Fonte: RTC

Sem comentários: