15/04/2011

Luxemburgo está empenhado em novas formas de parceria com Cabo Verde – Embaixador Paul Schmit

O novo embaixador do Luxemburgo em Cabo Verde, Paul Schmit, disse hoje que o seu país está empenhado em encontrar novas formas de parceria com Cabo Verde, sobretudo, nesse momento de crise em que o mundo atravessa.

“Pensamos que é essencial diversificar a parceria, sobretudo do domínio económico, sendo muito importante, sobretudo por causa da crise que todos nós atravessamos”, disse, Paul Schmit, quando discursava no acto de apresentação das cartas credenciais que o acreditam como novo embaixador de Luxemburgo no arquipélago.

“Pensamos que outras áreas de parcerias podem surgir”, sublinhou o diplomata luxemburguês, salientando a necessidade de se incrementar a cooperação no domínio do turismo e ao nível das ligações áreas, iniciada no ano de 2010 entre os dois países.

Paul Schmit, lembrou que Cabo Verde tem uma relação privilegiada a vários níveis com o seu país, sobretudo no domínio da migração, reportando à existência de uma importante comunidade cabo-verdiana residente em Luxemburgo, que na sua perspectiva vem “contribuindo grandemente” para a prosperidade daquele país europeu.

O diplomata luxemburguês fez ainda referência ao III Programa Indicativo de Cooperação (PIC III) a vigorar de 2011 a 2015, assinado no mês de Julho do ano passado e dos vários projectos financiados pela cooperação luxemburguesa nas áreas de formação profissional, da saúde escolar e o programa de cantina escolar.

Refira-se que Paul Schmit foi o último de um grupo de oito novos embaixadores que entregaram cartas credenciais ao Presidente da República, Pedro Pires, no espaço de menos de 24 horas.

Esta quarta-feira entregaram as cartas credenciais os embaixadores extraordinários e plenipotenciários do Gana, do Sudão, da Guiné-Bissau, do Japão, do Koweit, da Turquia, e esta manha para além do representante do Luxemburgo foi também acreditado o embaixador da Áustria.

Fonte: MJB Inforpress

Sem comentários: