21/03/2012

Jardim-de-infância de S. Antão precisa de material de refeitório

O Centro Infantil da Ribeira Grande - Ponta do Sol, na ilha de S. Antão (Cabo Verde) precisa de material de cozinha e didáctico.

Ciente desta carência, o antigo presidente da Organização dos Cabo-verdianos no Luxemburgo, José Maurício, deu o primeiro passo para ajudar a instituição local. Para "apadrinhar" o projecto, contactou a Associação dos Pais de Alunos de Origem Cabo-verdiana (APADOC), que vai trabalhar com a Associação Apoio à Infância de S. Antão.

"A instituição educativa acolhe 60 crianças, dos zero aos seis anos (creche e jardim-de-infância), e cobre toda uma comunidade. No entanto, neste momento passa por algumas dificuldades", refere a presidente da APADOC, Joana Ferreira, que se mostrou logo receptiva à causa. "Tendo em conta que a APADOC trabalha na área da educação, decidimos abraçar a causa e estamos já a angariar fundos para esse jardim-de-infância, do concelho de Ribeira Grande."

A APADOC aproveitou a presença no Festival das Migrações para começar a angariar fundos, mas prevê seguir o projecto com novas acções.

"Começamos agora com a venda de alguns doces para angariar fundos, mas pretendemos seguir com mais acções. Temos membros da nossa associação que são professores, que trabalham com crianças e manifestaram colaborar. Vamos estender este projecto também às escolas", revela Joana Ferreira.

Os interessados em colaborar neste projecto podem fazê-lo com a entrega de materiais didácticos, jogos para desenvolvimento psicomotor de crianças ou mesmo materiais de cozinha.



ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO MUSICAL DA DIÁSPORA

A APADOC informa que estão abertas as inscrições para a quarta edição de "Revelação de Vozes da Diáspora 2012".
"A primeira eliminatória no Luxemburgo deve decorrer em inícios de Maio, em local ainda a anunciar", disse ao CONTACTO a presidente da APADOC.

Os candidatos devem ter entre 14 e 19 anos e preparar duas músicas. A primeira música é cabo-verdiana, enquanto a segunda vai ter de ser apresenta numa das três línguas oficiais do Luxemburgo: alemão, francês ou luxemburguês.
Um júri constituído para o evento vai depois ditar o vencedor do concurso, que vai representar os cabo-verdianos do Luxemburgo na final de Paris, em Julho.

As inscrições estão abertas até o final do mês de Abril.
Mais informações sobre o projecto de solidariedade para Cabo Verde e "Revelação de Vozes da Diáspora 2012" através dos email's ferreira.joana1@gmail.com, Info@apadoc.lu, ou pelos tels. 661 650 704, 661 291 056.

HB

Sem comentários: