21/03/2012

Athénée expõe fotos de Cabo Verde: Luxembourg / Cabo Verde Allers – Retour

Foto: Aleida Vieira
A gare de Dudelange Usines recebe uma exposição de fotografias de Cabo Verde, a inauguração teve lugar no dia 16 de Março. As fotografias retratam as experiências vividas pelos 17 alunos e três professores do liceu luxemburguês na ilha de Santo Antão, Cabo Verde.

"A ideia de intercâmbio entre estes dois liceus surgiu do projecto dos alunos do Athénée de apoiar um país no processo de desenvolvimento, como existem muitos cabo-verdianos no Luxemburgo este foi o país que escolhemos apoiar. Tendo também em conta que os nossos estudantes, num projecto conjunto com a associação de jovens cabo-verdianos no Luxemburgo Comité Spencer, dão apoios escolares a vários alunos cabo-verdianos do nosso liceu", explicou a professora Danièle Atten, que confessou não esperar, de início, mais de cinco alunos interessados na viagem a Cabo Verde.

Os 17 alunos luxemburgueses foram recebidos por uma turma do liceu António Silva Pinto de Porto Novo e juntos realizaram o projecto da plantação de árvores e partilharam várias experiências. "Houve um dia em que fizemos uma tarde gastronómica, levámos a comida luxemburguesa e eles apresentaram-nos a cachupa, e todos gostámos", disse a professora Marianne Dondelinger, sublinhando que praticamente não existiu barreiras nas trocas de experiências, apesar da diferença linguística.

Lynn e Lauriane, duas dos 17 alunos que participaram do intercâmbio, consideraram a experiência como muito enriquecedora e sublinharam que o que mais lhes fez pensar "foi como é que eles com tão pouco conseguem ser mais felizes que nós que temos tudo o que queremos". "Foi muito surpreendente para mim quando vi que eles preferiram dormir em colchões no chão e deixar a cama para nós", disse Lynn.

Nos próximos anos, a ONG criada no liceu luxemburguês pretende "continuar a apoiar a escola António Silva Pinto e fornecer em breve painéis solares", contou a professora Marianne Dondelinger ao CONTACTO.

A exposição estará patente até 20 de Maio na estação Dudelange Usines e estará aberta de quinta a domingo das 15 às 18h.

Fonte: CONTACTO/Aleida Vieira

Sem comentários: