27/06/2012

Cantora Lura apadrinha centro juvenil de S. Domingos

A associação luxemburguesa SOS Villages d'Enfants Monde acaba de anunciar o investimento de cerca de 25 mil euros no centro juvenil de São Domingos, ilha de Santiago, em Cabo Verde. A inauguração do centro, que faz parte da Aldeia Infantil SOS de São Domingos, foi apadrinhada pela cantora cabo-verdiana Lura, que se deslocou expressamente de Portugal para descerrar a placa de inauguração e cortar fita.

Lura, uma das melhores vozes da nova geração de cantores cabo-verdianos, vai estar no Luxemburgo no dia 15 de Setembro para participar no festival "Summer in the City ClosingAct". Mais uma vez, o concerto de beneficência vai ajudar a causa das Aldeias Infantis SOS, diz a associação em comunicado divulgado na semana passada. Na inauguração do centro juvenil São Domingos, em finais de Abril, esteve ainda o representante da cooperação luxemburguesa em Cabo Verde, Thierry Lippert.

Construído no espaço de um ano, o centro juvenil de S. Domingos conta com duas casas, onde 16 jovens vivem de maneira quase independente. Foi também construído um edifício para o educador da associação luxemburguesa que vai ficar responsável pelo acompanhamento pedagógico dos jovens.

Numa primeira fase, o centro vai acolher dezasseis rapazes entre os 14 e os 18 anos, originários das Aldeias Infantis SOS. "Esta é uma infra-estrutura que vai ter um papel preponderante na formação pessoal e social dos jovens", disse o director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Pereira.

"Na filosofia das Aldeias Infantis SOS, o centro juvenil é uma etapa intermédia indispensável entre a infância passada na aldeia e a futura vida de adulto independente", complementou o vice-director da SOS Villages d'Enfants Monde, Patrick Simon, que defende "os fortes e permanentes laços" entre os jovens e a instituição.

A associação luxemburguesa esteve ainda na ilha de São Vicente para se encontrar com os responsáveis do centro social SOS de Mindelo e as famílias beneficiadas. Actualmente, 540 crianças e 160 famílias beneficiam do programa de fortalecimento familiar levada a cabo pela associação em Mindelo.

Sem comentários: