24/06/2012

Luxemburgo garante mais 6,5 milhões de euros para formação em energias renováveis

Cabo Verde conta ter, até finais de 2013, um Centro de Formação Profissional para as energias renováveis e a manutenção industrial, de qualificação de mão-de-obra especializada neste sector para o próprio arquipélago e a sub-região oeste-africana.

Este centro, a ser financiado pelo Luxemburgo com 6,5 milhões de euros, vai juntar-se ao Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética (CEREEC) da África Ocidental, com sede igualmente na capital cabo-verdiana.

O futuro centro de formação é mais um passo para a concretização  da meta preconizada pelo governo do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria das Neves, que desde 2008 aplica um vasto projecto de produção de energia de fontes renováveis.
Inicialmente a meta para 2020 era atingir 50 por cento da produção de energia eléctrica em todo o país com base em fontes renováveis, mas em Maio, o primeiro-ministro frisou que o patamar subiu para os 100 por cento. Neste momento, a taxa de penetração na rede pública de energia produzida a partir do vento e do sol atinge os 30 por cento.

Em Cabo Verde estão em funcionamento quatro parques eólicos nas ilhas de São Vicente, Santiago, Sal e Boavista que, no total, garantem uma potência instalada de cerca de 25,5 megawatts, o que, caso se juntem às duas centrais fotovoltaicas (7,5 megawatts) de que dispõe o arquipélago, permite uma poupança anual de combustíveis equivalentes a 12 milhões de euros (2,3 por cento do Orçamento do Estado) para 2012.

O novo estabelecimento de formação profissional de energias renováveis, que se junta também aos cursos ministrados desde 2009 pela Magensinus Cabo Verde, sucursal da congénere portuguesa, tem dois pisos e vai ser totalmente auto-suficiente em termos energéticos.

No acto de assinatura do contrato entre o governo do arquipélago e a empresa que venceu o concurso para a construção da obra, a ministra cabo-verdiana  da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, sublinhou que o centro, jun­tamente com a Escola de Turismo em Cabo Verde, é uma das o­bras mais ambiciosas de formação no país e que se trata de uma “grande oportunidade” para os jovens cabo-verdianos numa área “bastante inovadora”.

Janira Hopffer Almada afirmou que a formação a ministrar no centro permite combater o desemprego naquele país e internacionalizar os quadros cabo-verdianos, nomeadamente nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Sem comentários: