08/06/2012

Salvador Caetano investe 3,6 ME em Cabo Verde

O Grupo Salvador Caetano, presente em Cabo Verde há duas décadas, investiu 3,6 milhões de euros na ampliação das suas instalações na Cidade da Praia, tendo alargado o portefólio de marcas ao Grupo Volkswagen.

Líder no mercado em Cabo Verde, com mais de 80 por cento de quota, a Caetano Auto CV, criada em 1993, e a Caetano One, em 1998, que comercializam as marcas Toyota, Daihatsu e Ford, juntaram-se à VAS Cabo Verde, fundada em 2003, permitindo estender as vendas às da Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Grupo Salvador Caetano salientou a aposta da empresa na parceria com o Grupo Domingo Alonso, espanhol, o que poderá abrir portas para uma expansão das actividades para a África Ocidental e América do Sul.
Salvador Acácio Caetano sublinhou que a taxa de penetração no "relativamente pequeno" mercado cabo-verdiano é de cerca de 87% e que a aposta em Angola, também há quase 20 anos, permite estofo para diversificar mercados.

"Iremos talvez para outros países africanos. Queremos investir e internacionalizar fora da Península Ibérica, onde somos o 'número 1'. Temos é de sair para outros lados e, se calhar, há outros destinos que podem aparecer, e porque não a América do Sul", disse, sem especificar que países.

Por seu lado, Adelino Silva, director geral do Grupo Salvador Caetano em Cabo Verde, disse à Lusa que o investimento nas novas instalações - passaram de 2.088 para 3.588 metros quadrados - vai permitir aumentar a produção e a capacidade de armazenamento e concretizar a aposta na parte comercial e nos serviços pós-venda, que "só representam, ainda", 15% na facturação.

Apesar de a facturação ter atingido cerca de 20 milhões de euros em 2011, o ano foi "mau" e 2012 perfila-se também como "negativo", uma vez que o primeiro semestre "está também a correr muito mal".
"Em 2011, que foi um ano mau, vendemos cerca de 800 veículos. Para este ano, tínhamos previsto ultrapassar esse número, mas o primeiro semestre está a correr muito mal. Há uma crise muito grande, há uma grande falta de apoio ao consumo e tem havido retracção das vendas", sustentou.

Questionado sobre se o investimento em Cabo Verde não é um contrassenso, Adelino Silva lembrou que, atendendo à parceria com o Grupo Domingo Alonso, era necessária a expansão do espaço, mostrando-se confiante que a crise possa ser ultrapassada rapidamente.

Com cerca de uma centena de trabalhadores, e "todos com formação específica" - garantiu à Lusa José Ramos, presidente executivo da Toyota Caetano Portugal -, as novas instalações permitem a criação de um Centro Auto Retail.

A oferta já está em todo o sector automóvel - rent-a-car, produtos financeiros, seguros e peças e acessório, o grupo está presente em seis das nove ilhas - Santiago, São Vicente, Sal, Boavista, Fogo e São Nicolau.
A VAS Cabo Verde, por seu lado, pertence a VAS África, sociedade detida em 51% pelo Grupo Salvador Caetano, e 49% pelo Grupo Domingo Alonso.
Fonte: CM/LUSA

Sem comentários: