29/03/2013

José Maria Neves reuniu-se com Obama (video)

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, encontrou-se esta quinta-feira com o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que "elogiou o crescimento económico e as boas práticas governativas" do país.

"O encontro correu muito bem. Foi importante para a relação bilateral entre os Estados Unidos e o continente africano", disse o primeiro-ministro à agência Lusa.

A reunião contou com a participação de outros três chefes de Estado: da Serra Leoa, Ernst Bai Korom, do Senegal, Macky Sall, e do Malawi, Joyce Banda.

Na Casa Branca, Obama fez uma apresentação sobre os temas comuns que unem os Estados Unidos África e, no final, cada chefe de Estado teve cerca de 10 minutos para abordar os assuntos que mais lhe interessam.

José Maria Neves relatou que Obama se "mostrou muito aberto e receptivo para mobilizar recursos e investimento", sobretudo para "programas de energia e mobilização de recursos de água, na área dos agro-negócios."

Em Washington, o primeiro-ministro irá ainda reunir-se com oficiais do Pentágono e do Departamento de Transportes.

Amanhã, começa uma visita à Nova Inglaterra, que passará por New Bedford, Boston, Brockton Providence e Pawtucket, cidades com uma expressiva comunidade cabo-verdiana.


Sem comentários: