13/03/2013

Presidente de Tarrafal de S. Nicolau promete atenção especial ao investimento emigrante

José Freitas de Brito ladeado pelo presidente da
Amizade Cabo-verdiana, Firmino Neves (esq.),
 e pelo assessor de imprensa, Alirio Cabral (dra.)
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, quer captar mais investimento da diáspora naquele concelho de Cabo Verde. De passagem pelo Grão-Ducado o autarca veio apresentar o jovem concelho e prometer “atenção especial” ao investimento emigrante.

"Tarrafal está de braços abertos principalmente à emigração. Se hoje temos muito trabalho é graças a isso. Aos emigrantes que quiserem investir no Tarrafal, vão ter uma atenção especial quando chegarem. A câmara municipal vai fazer uma discriminação pela positiva", disse José de Brito Freitas ao CABOLUX, após o encontro com a comunidade cabo-verdiana na associação Amizade Cabo-verdiana, na noite do passado sábado.

Os incentivos à captação de investimento passam pela criação do portal "Casa do Emigrante", onde os emigrantes vão poder falar com o presidente e vereadores, obter informações sobre investimentos, aquisição de terrenos, entre outras questões.

"A câmara tem terrenos disponíveis para venda. Para os emigrantes que não tiverem disponibilidade de comprar um terreno na totalidade, podem avançar 50%, e mediante proposta apresentada ao presidente, podemos acordar uma facilidade para o restante pagamento", garante o edil, que promete igualmente "escritura rápida, certidão matricial e o próprio registo automático no Tarrafal", já que o concelho conta agora com uma Conservatória de Registo Predial.

Entre outras medidas, a câmara disponibiliza ainda um arquitecto e um topógrafo ao emigrante que comprar terreno no Tarrafal, para facilitar os trabalhos.

O município, criado a 2 de Agosto de 2005, conta com 5.300 habitantes. Tem na pesca e na agricultura os principais motores de desenvolvimento, mas a cooperação luxemburguesa contribui igualmente para a melhoria da qualidade de vida dos locais.

"Temos uma excelente cooperação com o Luxemburgo, que tem apoiado bastante a ilha de S. Nicolau, principalmente na área da saúde. No Tarrafal, o financiamento do posto sanitário e do matadouro foram da cooperação luxemburguesa, assim como o saneamento dos dois municípios da ilha", relembra Freitas de Brito, que tem ainda um grande desafio até ao final do mandato.
 
"Neste momento não temos um Paços do Concelho e estamos a pagar renda. Queremos ver se reduzimos essa despesa e ter a nossa câmara", desabafa o autarca, que está em périplo pela Itália, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Portugal, acompanhado por uma delegação de empresários e do pároco local.

HB



Sem comentários: