02/06/2013

Cabo-verdianos contribuem com medalhas para o Luxemburgo


Edna Semedo                                                      Foto: Michel Dell'Aiera
Os cabo-descendentes contribuíram para a vitória do Luxemburgo nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa com duas medalhas de Prata.

O Luxemburgo foi o grande vencedor do evento, que terminou este sábado e que reúne os Estados europeus com menos de um milhão de habitantes, com 105 medalhas, 37 de ouro, 38 de prata e 30 de bronze.

Edna Semedo, no salto à vara, e Jairo Delgado, uma das figuras do basquete masculino do Luxemburgo, levaram para casa a medalha de Prata.

A grande desilusão foi para o velocista Lionel Évora Delgado, finalista nos 4x100. O Luxemburgo desistiu da prova devido à falha na transição do testemunho no último percurso.

Edna Semedo não conseguiu defender o título que conquistou nos últimos jogos, em Liechtenstein, mas garantiu o segundo lugar, ao saltar três metros e sessenta, ficando a 10 centímetros do seu recorde pessoal.

A cabo-luxemburguesa foi superada, esta quinta-feira, pela também luxemburguesa Gina Reuland, que saltou quatro metros e bateu o recorde nacional.

No entanto, Edna confessou que esperava "fazer melhor"."Tinha a minha família toda a ver e gostava de lhes ter podido oferecer o primeiro lugar e a medalha de ouro", disse.

"Estive algo nervosa e cometi alguns erros técnicos que normalmente não cometo", explicou. "Sabia que a Kim iria saltar bem, mas pelo menos gostava de ter batido o meu recorde".
"Não compreendo muito bem este resultado. Nos treinos saltei os três metros e oitenta e hoje não consegui", lamentou.

Já no final da prova de 4x110 metros estafetas em atletismo, Lionel Évora tinha no rosto estampada a imagem da desilusão.
 
Lionel Évora Delgado                          Foto: Christian Kemp

Na sua primeira participação oficial ao serviço do Grão-Ducado nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa (JPEE), o Luxemburgo desistiu da prova devido a uma falha na transmissão do último testemunho entre Tom Hutmacher e Marek Hoffmann.

"Estou muito decepcionado com a nossa final. Fui o primeiro a correr e inicialmente senti-me satisfeito porque fiz um bom percurso, mas depois quando o testemunho caiu entre os meus dois últimos colegas, foi como se o céu me caísse em cima, nem queria acreditar", conta o jovem velocista português de 17 anos.

"Podíamos ter conquistado uma medalha neste estádio com um ambiente de festa... mas ter que desistir assim, é muito duro e decepcionante", confessa.

"Tudo correu bem nos treinos", lembra. "Estávamos todos confiantes para a final, mas afinal as contas saíram furadas... paciência. Temos de continuar a trabalhar e esperar que nos próximos JPEE, não tenhamos mais nenhum percalço destes", concluiu.

Fonte: Wort.lu/Á.Cruz

Sem comentários: