14/12/2011

Associações luxemburguesas ajudam jovens cabo-verdianos

A delegação esteve no terreno para avaliar o projecto
As associações "Cap Vert Espoir et Développement" (CVED), Farmacêuticos sem Fronteiras (PSF) e os Black Boys levam a cabo um projecto sócio-educativo junto do município de São Miguel, na ilha de Santiago, Cabo Verde.

O concelho de São Miguel é um dos mais pobres de Cabo Verde e o trabalho sócio-educativo com os jovens é uma prioridade.

Recentemente, uma delegação luxemburguesa de seis pessoas, composta por membros da CVDE e PSF, esteve em Cabo Verde para estudar a aplicação do projecto no terreno. As associações vão agora disponibilizar 10 mil euros a uma associação local cabo-verdiana para dar corpo ao projecto.

"Apoiar a comunidade escolar de São Miguel nas actividades desportivas, culturais e educativas" são os objectivos deste projecto, que quer de uma maneira clara "lutar contra o abandono escolar, a tendência para a delinquência e o consumo de estupefacientes", referem as associações em comunicado.

Em 2010, durante a visita de uma delegação luxemburguesa ao conselho de São Miguel, a CVED foi convidada pelo presidente da Associação Juvenil Esperança e Paz (AJEP) a desenvolver um projecto sócio-educativo. Esta associação local bate-se diariamente em prol da melhoria das condições de vida dos habitantes de São Miguel, nomeadamente dos seus jovens, mas tem poucos meios financeiros. Foi já no mês de Novembro, com a visita de outra delegação, que se aprofundou o conhecimento das necessidades mais urgentes da comunidade escolar de São Miguel. Encetaram-se diversos encontros e seminários entre a delegação luxemburguesa, a AJEP e as autoridades locais. Como resultado, foram apontados alguns problemas a combater.

"Existe uma ausência de transporte escolar que dê respostas aos alunos que habitam em zonas mais recônditas do concelho, que é um dos mais pobres de Cabo Verde. As localidades são muito dispersas e afastadas do liceu da Calheta", refere a associação.

A entrega de equipamentos também faz parte do projecto
"Os jovens estão entregues a si mesmos, frequentemente ociosos e vulneráveis", uma preocupação também notada nas reuniões. "A AJEP precisa de um local para organizar actividades culturais e educativas com os jovens; de um meio de transporte para as crianças, no âmbito das actividades extra-escolares (encontros desportivos, concertos musicais, representações de dança e teatro), mas também a fim de transportar os alunos para o liceu", lê-se ainda no comunicado.

As associações luxemburguesas vão pôr à disposição da AJEP 10 mil euros para prosseguir com o projecto. Desta forma, a AJEP pode desenvolver parcerias com outras entidades cabo-verdianas (autarquia de São Miguel, diversos ministérios e liceu da Calheta), melhorar as acções que realiza em prol dos jovens e adquirir equipamentos desportivos, instrumentos musicais e trajes para as actividades com jovens.

A CVED trabalha no reforço das capacidades locais, ao fazer participar a população cabo-verdiana em acções de desenvolvimento sustentável. Os Black Boys têm-se destacado em projectos desportivos e os Farmacêuticos Sem Fronteiras fornecem e distribuem medicamentos em diversos projectos em África e na Ásia.

A comuna de Ettelbruck, o Clube Richeleau e o Ladies Circle são os parceiros financeiros deste projecto.

HB

Sem comentários: