04/12/2011

Comité Spencer ajuda a produzir lixívia em escola de Cabo Verde

A associação Comité Spencer, com sede no Luxemburgo, deu mais uma mostra de cooperação com Cabo Verde. O Comité Spencer entregou equipamentos para  a electrolisação de água do mar ao Liceu Suzete Delgado da Ribeira Grande, Santo Antão, para produzir lixívia. O processo de “Electrolisação da água do mar”, de qualidade igual à importada do exterior, permite já ao liceu ultrapassar as suas necessidades de consumo.

O Liceu Suzete Delgado tem uma capacidade tecnológica montada, que produz 110 litros de lixívia de quatro em quatro horas, com qualidade igual à "importada do exterior", que ultrapassa as necessidades internas de utilização na escola. O excedente é distribuído para o Hospital regional João Morais, Internato, Liceu de Coculi e outras escolas.

Segundo o responsável de manutenção dos equipamentos e da produção, António Maurício, “a lixívia contém 4,5 por cento de cloro activo por quilo e uma capacidade de 950 gramas de hipoclorito de sódio”.

Os equipamentos do sistema de “electrolisação de água do mar” foram oferecidos ao Liceu “Suzete Delgado”, pela Associação “Comité Spencer”, do Luxemburgo. “Produzir cloro para tratamento de água, para consumo dos alunos, professores e dos funcionários do liceu”, foram, de entre outros, os objectivos da oferta.

A apresentação pública do sistema foi feita no decorrer da última “Feira de Ciência”, realizada na passada semana pela Direcção do Liceu Suzete Delgado na Cidade da Ribeira Grande. Nessa feira, de entre outras actividades realizadas, destaca-se a palestra sobre energias renováveis em Cabo Verde, proferida pelo professor da UNI-CV, Rui Paisana, que despertou muito interesse no seio dos alunos.

Fonte: Asemana

Sem comentários: