08/02/2012

Desemprego dos licenciados pode pôr em causa a aposta na massificação

O desemprego dos licenciados pode pôr em causa a legitimidade da aposta na massificação do Ensino Superior em Cabo Verde, indica um estudo do Banco Mundial sobre a estruturação e organização deste nível de ensino no país.

O estudo, feito a pedido do governo, aponta os pontos fortes e as fraquezas do sector, as oportunidades e apresenta recomendações sobre as prioridades em matéria de medidas de políticas públicas.

A questão da qualidade, com uma melhor atenção na formação dos docentes, mais investimentos nas bibliotecas universitárias e melhor acesso por parte dos estudantes, são algumas recomendações do estudo que aponta como preocupação o aumento do desemprego no seio dos licenciados.

Esse fenómeno, conforme o ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação, António Correia e Silva, preocupa o Governo, uma vez que, além de ser fonte de sofrimento e de mal-estar social, pode igualmente ter um efeito negativo na aposta do executivo.

O governante chama a atenção para a “interpretação complexa desse fenómeno, por forma a não imputar automaticamente, como parece acontecer amiúde, a problemas de qualidade ou da relevância das instituições do Ensino Superior”.

“O desemprego tem igualmente a ver com o gueto, com o hiato entre a dinâmica dos sector educativo e o do sector empresarial como por vezes o défice de iniciativa empresarial ou com o próprio perfil do empresariado nacional”, explicou.

Para o director-geral do Ensino Superior, Arnaldo Brito, não será por causa do desemprego que o Governo vai limitar o acesso ao Ensino Superior. Defende, contudo, uma reorientação dos alunos para as áreas de formação que possibilitem ter o emprego e reforçar ainda toda a dinâmica económica no sentido de criar novos empresários.

O estudo vai ser apresentado durante o fórum iniciado hoje de manhã na Cidade da Praia, tendo como tema “Como é que o Ensino Superior pode contribuir para a agenda de transformação económica e social de Cabo Verde”, reunindo diversos intervenientes no sector.

O financiamento e a sustentabilidade do ensino superior, a equidade, a relevância e modernização do ensino superior incluindo aspectos de qualidade vão estão em debate durante os dois dias do evento que tem por objectivo fundamental a identificação de orientações estratégicas e opções de política, susceptíveis de favorecer o desenvolvimento equilibrado e sustentado do ensino superior no arquipélago.

Fonte: Inforpress

Sem comentários: