05/02/2012

Jorge Borges vai representar Cabo Verde na inauguração da nova sede da CPLP

Jorge Borges vai representar
Cabo Verde em Lisboa
O ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, vai representar Cabo Verde no acto da inauguração da nova sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, que se realiza esta terça-feira.

A sessão oficial da inauguração da nova sede da CPLP vai contar com a presença do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro angolano, Fernando Dias da Piedade dos Santos, os antigos presidentes Pedro Pires (Cabo Verde), Henrique Rosa (Guiné-Bissau), Mário Soares (Portugal), Joaquim Chissano (Moçambique), entre outras altas individualidades.

Jorge Borges desloca-se também a Lisboa para participar na reunião extraordinária de conselho de ministros que vai decorrer à margem do acto inaugural. Em agenda vão estar a análise da situação na Guiné-Bissau, a candidatura da Guiné Equatorial a membro da CPLP e a segurança alimentar.

A inauguração da nova sede da CPLP vai ser precedida de um vasto programa cultural que teve início esta sexta-feira e que prossegue nos próximos dias integrando, entre outros, um espectáculo musical na Aula Magna de Lisboa.

Cabo Verde vai estar representado nesse evento por Tito Paris e Djodji, que vão actuar juntamente com mais 14 artistas, dois de cada país lusófono.

Prevê-se também a organização de um colóquio subordinado ao tema “CPLP – Uma Oportunidade Histórica”.

Criada a 17 de Julho de 1996, a CPLP é um projecto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum dos oito países que integram a comunidade (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Os objectivos gerais da Comunidade concertam a política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.

Fonte: Inforpress

Sem comentários: