22/05/2012

Cabo Verde: Último dia para apresentação das candidaturas

O prazo para a apresentação das candidaturas às Eleições Autárquicas de 1 de Julho termina esta terça-feira, 22 de Maio. O Código Eleitoral em vigor estipula que a apresentação das candidaturas deve efectuar-se entre o quinquagésimo e o quadragésimo dias que antecedem a data prevista para as Eleições.
Em relação às Autárquicas de 1 de Julho, o prazo decorre de 12 a 22 de Maio.

Neste momento, um número significativo de candidaturas já foi entregue junto dos tribunais de comarcas a que lhes dizem respeito, com destaque para as duas mais importantes câmaras do país, Praia e São Vicente.
Na Praia, o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) apresentou Fernando Moeda como candidato a Presidente de Câmara e Ana Freire para Assembleia Municipal.
Em São Vicente, o partido que sustenta o Governo avançou com Filomena Martins e George Tienne para a Presidência da Câmara e Assembleia Municipal.

O Movimento para a Democracia (MpD, oposição) apresentou na capital Ulisses Correia e Silva, que concorre a um segundo mandato como presidente da Câmara Municipal da Praia, e Filomena Delgado que se recandidata para a presidente da Assembleia Municipal.

Para as sextas Eleições Autárquicas cabo-verdianas participam o PAICV em todos os 22 municípios do país, o MpD em 20, com apoio as candidaturas independentes no Sal e em São Filipe (Fogo), a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição com 2 deputados no Parlamento) em cinco municípios e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS, oposição sem assento parlamentar) em três.

Além dos candidatos apoiados pelos partidos políticos, as próximas eleições municipais contam ainda com a participação de várias candidaturas independentes.

Nas autárquicas realizadas a 18 de Maio de 2008, o MpD conquistou 11 câmaras municipais, o PAICV 10 autarquias e um grupo de cidadãos, fora do quadro partidário, embora com apoio declarado do MpD, elegeram um presidente de câmara, no município do Sal.
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

Sem comentários: