23/05/2012

Jéssica Delgado vence Vozes da Diáspora e vai à final de Paris

Foto: Benji Santos
Jéssica Delgado é a vencedora da 4a edição do Festival Revelação de Vozes da Diáspora, que decorreu no sábado, no Centro Cultural de Bonnevoie, na capital. O festival tem lugar uma vez por ano, mas foi só nesta quarta edição que a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo decidiu participar.

"Estou muito contente com a vitória, mas também ansiosa pela próxima etapa. Prometo dar o melhor para vencer agora em Paris e trazer o festival para o Luxemburgo”, confiou a vencedora do concurso ao CONTACTO.

Entre as nove candidatas, que tinham entre 14 e 19 anos, o júri escolheu Jéssica Delgado, que vai representar os cabo-verdianos do Luxemburgo na final de Paris, em Julho, e tentar apurar-se para a finalíssima de Cabo Verde. "Uma boa escolha. Todas estiveram muito bem, mas foi a Jéssica quem fez toda a gente dançar”, “Ela tem a música na pele, tem muito à-vontade no palco e canta muito bem”, "Vai representar-nos muito bem”, foram alguns dos comentários recolhidos na plateia pelo CONTACTO.

"O objectivo principal deste festival é promover a música cabo-verdiana e reforçar as relações de amizade e solidariedade entre cabo-verdianos de diferentes países da diáspora", disse João da Luz, porta-voz da Associação de Pais de Alunos de Origem Cabo-Verdiana (APADOC).

"Organizar este tipo de concursos é uma grande responsabilidade, mas decidimos abraçar este desafio porque pensamos que é importante participar", acrescentou João da Luz, para quem o sucesso do evento deve-se "não só ao gosto desta comunidade pela festa, mas também, e essencialmente, às redes sociais”.

E, de facto, para confirmar esta afirmação, bastava entrar no local e verificar o ambiente caloroso e a alegria transmitida pela "casa cheia”. O evento, que nasceu pelas mãos da Fundação Infância Feliz de Cabo Verde, contou com o patrocínio da Ferrero e foi animado por um grupo de músicos cabo-verdianos residentes no Grão-ducado e pelos grupos de dançarinas Dexa Mundo Papia e African Dancers, que encorajaram até aos "mais calmos" a dar um pezinho de dança.

O Grão-Ducado é também, a partir de agora, mais um país candidato a receber a próxima edição do Festival Revelação de Vozes da Diáspora, em 2013.
Texto: CONTACTO/Sabrina Sousa

Sem comentários: