23/05/2012

MC Malcriado aquece noite cabo-verdiana no Hall Irbicht

Foto: Manuel Centeio
O grupo de origem cabo-verdiana MC Malcriado deu um concerto onde imperaram os ritmos quentes no Hall Irbicht, em Beringen, na quarta-feira. Esta foi a segunda vez que o grupo actuou no Luxemburgo.

"A primeira actuação no Luxemburgo foi quando saiu o disco Nos pobréza ke nos rikéza (Nossa pobreza é nossa riqueza), em 2006. Agora, viemos promover o mais recente trabalho, Fidjus di kriolu (Filho de crioulo), porque no Luxemburgo também há "fidjus di kriolu" (filhos do crioulo), disse o músico Jacky Brow, para quem é "interessante" regressar ao Luxemburgo. "Aqui fica perto de Paris e actuar no Luxemburgo é sempre interessante. A música não tem fronteiras", acrescentou.

No palco estiveram somente três elementos do grupo MC Malcriado: Jacky Brow, Izé Teixeira e Jpax. O fundador do grupo, Stomy Bugsy, que se encontra nos Estados Unidos da América por motivos profissionais, acabou por ser a grande ausência do concerto.

A noite começou a aquecer por volta das 2h30 da manhã, entre aplausos e gritos dos fãs. Do princípio ao fim, o público dançou ao som dos ritmos de Cabo Verde, numa explosão de alegria conjugada com uma energia fantástica vinda do palco. Os MC Malcriado aproveitaram para homenagear Amílcar Cabral, o "herói e fundador da pátria de Cabo Verde e Guiné-Bissau", e Cesária Évora, a voz que eterniza Cabo Verde. Numa das canções, o grupo pediu também para se baixar o preço dos bilhetes de passagem da companhia aérea de Cabo Verde, TACV.

Apesar de autodidactas, cada artista do grupo tem já discos registados a solo e alguns prémios internacionais ganhos. Inspirados na música das ilhas de Cabo Verde, desde cedo que os elementos do grupo ouviam em casa dos pais a morna, coladera, funaná e o batuco. Como referências ficaram os artistas Zeca De Nha Reinalda, Ildo Lobo, Cesária Évora, Mendes e Mendes, e Cabo Verde Show.

Em 1998, ainda muito jovem, Stomy Bugsy teve a ideia de criar o grupo em Mindelo (S. Vicente). A paixão por Cabo Verde e pela música tradicional passa a marcar a união do grupo e nesse mesmo ano dão o primeiro concerto, para não mais parar. “Depois do primeiro concerto no Festival Baía das Gatas, em 1998, em Mindelo, nunca mais paramos”, refere Izé Teixeira.

“Em 1999, tivemos o privilégio de estarmos juntos de vários artistas de Cabo Verde, inclusive a inesquecível Cesária Évora, no Zénith de Paris. Tivemos a honra de estar num espectáculo que jamais sairá das nossas vidas”, lembra Jpax.

Os MC Malcriado aproveitaram a presença do CONTACTO para deixar uma mensagem à comunidade cabo-verdiana: "Fiquem sempre atentos ao MC Malcriado porque nós representamos o povo de Cabo Verde em todos lugares onde vamos.” O grupo continua a actuar um pouco por todo o mundo. Cabo Verde, Antilhas, Madagáscar, Angola, Espanha, Luxemburgo, Portugal, Suíça, Reino Unido e Bélgica são alguns dos palcos por onde passaram.
Fonte: CONTACTO/Manuel Centeio

Sem comentários: