12/02/2013

Escola de samba brasileira homenageou Cabo Verde em desfile de Carnaval

A escola de samba União da Vila do Iapi, de Porto Alegre, no estado Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, desfilou este ano com um enredo em homenagem a Cabo Verde.
Sob o tema "Minha Cabo Verde; Bioma Laboratorial do Mundo, Arquipélago no meio do Atlântico", cerca de 1.800 pessoas desfilaram na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, durante a apresentação da escola.
O presidente da escola, Jorge Sodré, afirmou que recebeu a sugestão sobre o tema de uma jovem que havia feito intercâmbio duas vezes em Cabo Verde, e que contou o que aprendeu sobre o país.
"Achei a história muito linda, trata da questão da negritude, da ocupação da ilha. Como nós também temos origem portuguesa, a ideia deu samba", disse Sodré à Lusa.
A escola foi a primeira a desfilar no Carnaval do Complexo Cultural do Porto Seco, para 1,7 milhão de espetadores. Outras nove escolas disputaram o título de campeã do Carnaval de Porto Alegre.
O desfile contou com a presença de 72 cabo-verdianos que moram ou estão de passagem por Porto-Alegre, afirmou Sodré, e juntando as cores comuns entre a bandeira da escola e a do país: o azul, o branco e o vermelho.
Jorge Sodré lamentou que, mesmo com uma visita ao consulado de Cabo Verde em Brasília, não tenha conseguido apoio financeiro para o projeto.

Sem comentários: