29/05/2013

Seis jovens cabo-descendentes acusados de agressão e roubo

Foto: CFL/Polícia Grã-Ducal
Seis jovens de origem cabo-verdiana – quatro rapazes e duas raparigas – respondem desde a passada quarta-feira em tribunal pelo alegado ataque a um passageiro no comboio entre a cidade do Luxemburgo e Rodange, em 14 de Dezembro de 2011.
 
Os arguidos são acusados de agressão, roubo com recurso à força e omissão de auxílio a pessoa em perigo. Uma câmara de vigilância filmou a agressão.

No vídeo abaixo, vêem-se os ataques à vítima, um homem de 49 anos residente em Arlon, que foi roubado e deixado ferido e inconsciente no chão da carruagem.


Um dos agressores foi identificado e detido pela polícia no dia seguinte. Os outros jovens foram detidos depois de a polícia ter divulgado publicamente o vídeo e ter apelado a testemunhas, em Janeiro de 2012. Os arguidos tinham entre 17 e 19 anos na altura dos factos.

A vítima sofreu uma comoção cerebral, fracturas no rosto e uma hemorragia cerebral, entre outros ferimentos. Depois do ataque, segundo a acusação, sofreu de dores de cabeça, vertigens, perturbações da memória e do sono, sintomas de stress, e continua a ter tratamento psicoterapêutico.

O juiz Prosper Klein viu o vídeo e um agente da polícia reconstituiu a agressão, adiantando que os agressores estavam alcoolizados. O polícia diz que tudo terá começado com uma discussão entre a vítima e um dos jovens.

A vítima disse que foi quando pediu aos jovens para deixarem a carruagem da primeira classe que começaram os insultos e se seguiu a agressão.
Segundo um dos jovens, o homem foi o primeiro a agredi-lo. Depois disso, chegou um segundo jovem, que veio ajudar o amigo.

Uma das arguidas disse ter subido ao primeiro andar da carruagem para ver o que se passava, sabendo que os seus companheiros estavam alcoolizados e podiam ser violentos.

A jovem, que depois de detida foi encontrada com o dinheiro da vítima, nega ter roubado a carteira, que terá sido o segundo jovem a roubar.

Pouco antes dos factos, o jovem que alegadamente se envolveu primeiro com a vítima tinha sido condenado a dois anos de prisão, num outro caso de agressão.

O primeiro jovem, que se encontra actualmente a cumprir uma pena de dois anos de prisão, reconheceu ter agido erradamente.

Os dois rapazes e a rapariga respondem por agressão e roubo diante do Tribunal Criminal. Os outros três, por cumplicidade, respondem no Tribunal Correccional.

Fonte: Contacto/Wort.lu/pt

Sem comentários: