22/07/2011

Cabo Verde assina acordo de cooperação com o Luxemburgo no valor de 60 ME

Cabo Verde e Luxemburgo assinaram um acordo de cooperação para o quinquénio 2011/15, que prevê que o Grão-Ducado disponibilize 60 milhões de euros para projetos nas áreas da formação profissional, água, saneamento e ajuda alimentar.

Em declarações à imprensa, após a assinatura do acordo, quarta-feira, pelas delegações dos dois países, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano adiantou que a "boa gestão financeira" das ajudas por parte do governo de Cabo Verde justifica a atitude das autoridades luxemburguesas para com o arquipélago.

"A boa gestão financeira do governo das ajudas de cooperação e a seriedade com que implementamos os programas foram fatores que levaram o Luxemburgo a abrir esta exceção para Cabo Verde", assegurou José Luís Rocha, no final da 12.ª Reunião da Parceria Cabo Verde/Luxemburgo.

O governante cabo-verdiano lembrou que, durante o Programa Indicativo de Cooperação (PIC) anterior (2006/10), o Luxemburgo reembolsou 58 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 130 % da soma prevista no programa.

Perante esse quadro, a comissão de parceria focalizou a agenda de trabalho em quatro grandes pontos - no quadro do reforço da cooperação bilateral, na parceria para a mobilidade, na parceria especial com a União Europeia e no apoio que o Luxemburgo pode dar ao «dossier» Cabo Verde enquanto país de rendimento médio.

"Neste momento, a nossa cooperação está a inovar, porque estamos a ultrapassar o conceito de programa. A inovação vai ao encontro da modalidade da cooperação, uma vez que o Governo luxemburguês abriu uma exceção na sua política face a Cabo Verde em matéria de ajuda orçamental", acrescentou.

Por seu lado, a ministra da Cooperação e Acção Humanitária do Luxemburgo, Marie-Joseé Jacobs, indicou que os resultados dos investimentos têm levado o Luxemburgo a aumentar a sua cooperação com Cabo Verde.

Prova disso é o investimento feito na Escola de Hotelaria e Turismo, em funcionamento há cerca de três meses, financiado pela Lux-Development em 12,4 milhões de euros, tendo Cabo Verde comparticipado com mais 1,3 milhões de euros.

Atualmente, a escola conta com 123 alunos distribuídos pelos quatro cursos em funcionamento -- restaurante e bar, cozinha e pastelaria, agência de viagens e receção hoteleira. Quando funcionar em pleno, a escola terá capacidade para albergar 300 alunos por ano em formação inicial e 450 em formação contínua.

A cooperação entre Cabo Verde e o Luxemburgo data dos anos 80 do século XX, tendo o primeiro acordo sido assinado em 1993.

Fonte: Lusa
Texto sob o novo acordo ortográfico

Sem comentários: