13/07/2011

“Sabura” musical aquece noite cabo-verdiana no Grund


Na sequência das celebrações da independência de Cabo Verde e integrado no OMNI Festival, os artistas cabo-verdianos Beto Dias e Suzanna Lubrano animaram o resto da noite cabo-verdiana no Grund, na quarta-feira passada.

O palco foi montado no espaço central da Abadia de Neumunster e, apesar da ameaça de chuva, o público, heterogéneo, seguiu fiel até ao fim do concerto, quando já era meia-noite.

Depois da actuação do grupo nigeriano Dele Sosimi Afrobeat Orchestral, Suzanna Lubrano subiu ao palco acompanhada pela sua banda holandesa para aquecer a noite com os ritmos zouk de músicas como “Quentura tropical”, “Reservan un lugar”, entre outros sucessos.

A praiense radicada na Holanda mostrou-se uma verdadeira artista, não só pelos dotes vocais, mas também pela forma como interagia e puxava pelo público.

Mais tarde foi acompanhada no palco por Beto Dias, convidado especial, para alguns duetos.
Foram muitos os pedidos dirigidos a Beto Dias, mas nem todos correspondidos, pois como referiu o cantor ao CONTACTO no final do concerto:
"Compreendo os fãs quando me pediam para cantar certas músicas, mas eu vim como convidado especial e a banda era da Suzana. Por essa razão não pude cantar algumas daquelas músicas que me pediam, aqueles funanás, mas agradeço a força que me deram."

Também praiense, Beto Dias encontra-se nesta fase com concertos, mas ao mesmo tempo está a preparar o seu novo trabalho.
“Vim hoje [6 de Julho] dos Estados Unidos e amanhã já vou para Cabo Verde, mas estou a preparar também o meu novo álbum, com um DVD-live em Cabo Verde.”

Para a comunidade cabo-verdiana e os seus fãs no Luxemburgo deixou uma palavra de “harmonia e unidade” e sobre a independência diz: “actuei ontem em Boston nos festejos da independência e penso que não devemos esquecer a nossa terra. É uma terra de paz desde a independência e espero que continuemos a respeitar este nosso dia."

Suzanna Lubrano tem passado muitas vezes pelo Grão-Ducado, mas "infelizmente ainda não conheço muito da comunidade cabo-verdiana aqui, porque quando cá venho é sempre por um dia, mas, mesmo não a conhecendo bem, é algo especial quando o público canta e vibra. Isso é importante porque como músicos tentamos mandar uma mensagem positiva e é bom ver o público feliz."

Depois do Luxemburgo, Suzanna Lubrano actuou ainda este fim-de-semana em Bruxelas, preparando-se para rumar a Angola. O seu novo álbum vai sair este ano e conta com doze músicas de puro estilo zouk.
HB

Sem comentários: