07/11/2012

Jéssica Baessa ganha casting e vai ao Estrela Pop em Cabo Verde

Jéssica Baessa é a primeira candidata apurada na diáspora
Jéssica Baessa foi a vencedora do casting realizado no sábado passado, no Centro Cultural de Bonnevoie, o programa musical cabo-verdiano Estrela Pop 2013 (equivalente a Ídolos ou Operação Triunfo em Portugal).
Foi no final do concerto dado pelos finalistas da edição 2012, vindos de Cabo Verde e em tour pela Europa e América, que o júri ditou Jéssica Baessa como vencedora do casting. Já a também recente vencedora do concurso Vozes da Diáspora, Jéssica Delgado, foi eleita primeira suplente.

Em declarações ao Cabolux/Contacto, Baessa mostrou-se feliz pela vitória e preparada, mas também nervosa. "Não esperava ganhar porque a concorrência era alta. Estou feliz. Quando à viagem para Cabo Verde acredito que pode haver muita concorrência como aqui, mas tenho de chegar lá para ver as coisas. Estou nervosa, mas sinto-me preparada."

Jéssica Baessa nasceu em Portugal e é filha de pais cabo-verdianos (da ilha de Santiago). Chegou ao Luxemburgo há cinco meses e frequenta o quarto ano do curso geral. Aos 17 anos não quer desistir de algo que lhe vem desde pequena.

"Desde os quatro anos que cantava lá em casa e com mais idade comecei a expandir a minha voz. Em Portugal tive um grupo, que tive de deixar ao mudar-me para o Luxemburgo. Quero fazer da música a minha vida. Não sei como vão correr as coisas em Cabo Verde, mas vou tentar agarrar esta oportunidade ao máximo”, confia.
Esta é a primeira vez que o Estrela Pop procura candidatos na diáspora. Orlando Sanches, da 

Jéssica Delgado (dta.) foi eleita primeira suplente
Épecerie Creole foi o responsável por trazer o programa televisivo ao Luxemburgo.

"O Estrela Pop contactou-me para conseguir organizar as coisas aqui, junto de uma associação local. Como trabalho com a divulgação da música cabo-verdiana e em paralelo com a associação Ami ku Nhos, achámos por bem organizar as coisas para receber o primeiro casting que se faz na diáspora", referiu o comerciante.
Da parte da Ami ku Nhos não houve problema em aceitar o desafio, já que têm também por objectivo divulgar a cultura cabo-verdiana.

“O Estrela Pop é um programa e um espectáculo que também divulga a cultura de Cabo Verde. Como associação, o nosso objectivo é apoiar os programas culturais e por isso aceitámos colaborar para valorizar o que é nosso", disse o dirigente associativo Alfredo Lopes.


As novas estrelas da música cabo-verdiana vão
estar no próximo sábado na Holanda

Jéssica Baessa vai agora tentar fazer parte dos 12 candidatos que vão entrar na casa Estrela Pop, já na edição 2013, a realizar em Cabo Verde. O público luxemburguês vai também poder votar pelo seu candidato preferido durante as sete semanas de eliminação. Cada município de Cabo Verde e cada país estrangeiro onde se realiza o casting têm um candidato.

“Já no próximo sábado vamos estar na Holanda, dia 17 na Suíça, 24 em Paris, 1 de Dezembro em Portugal, seguindo-se a passagem por Espanha e Itália. Depois, o casting termina nos Estados Unidos. Para o ano contamos também englobar as comunidades que temos por África”, garantiu o coordenador do programa, Banzi Pires.
Texto e fotos: Henrique de Burgo

 

Sem comentários: