24/11/2012

Luxemburgo entrega equipamentos médicos e viaturas a instituições cabo-verdianas

A Cooperação Luxemburguesa entregou esta terça-feira na Cidade da Praia equipamentos médicos e viaturas no valor de dez mil contos aos Ministérios da Saúde, da Educação e Desporto e à Fundação Cabo-verdiana da Acção Social Escolar (FICASE).

No acto da entrega, a ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, disse que com esta parceria Cabo Verde vai continuar a apostar na melhoria da saúde e educação dos nossos alunos.

Fernanda Marques sublinhou que educação e saúde estão “intimamente ligados”, daí a importância da sustentabilidade e da pré-iniciação dos projectos que estão “completamente aliados à governação integrada”, acabando por ser, segundo a ministra, “um grande sucesso em Cabo Verde”.

“Cabo Verde está integrado desde a primeira hora com avanço no desenvolvimento educativo, com a introdução da refeição escolar que, de alguma maneira, directa ou indirectamente, fez com que haja uma melhoria na saúde das nossas crianças, reduzindo o abandono escolar e melhoria na aprovação no sistema educativo”, acrescentou.

Segundo o presidente do FICASE, Felisberto Moreira, esta iniciativa resulta de uma parceria entre o FICASE, os Ministério da Saúde, da Educação e Desporto e da Agência Luxemburguesa de Cooperação e Desenvolvimento, no âmbito do projecto “Saúde e cantinas escolares”.

Os equipamentos vão permitir, segundo os responsáveis, às equipas presentes no terreno fazer uma recolha detalhada de informação sobre o estado de saúde das crianças cabo-verdianas.

De acordo com o presidente da FICASE, estes materiais serão distribuídos para as delegações dos Ministérios da Educação e da Saúde de todos os concelhos do país, enquanto as viaturas serão dadas às ilhas de Santo Antão, São Nicolau e do Fogo.

O responsável afirmou que estão a trabalhar na capacitação de todos os professores a nível dos primeiros socorros e sobre os procedimentos da campanha nacional para que haja condições logísticas e pessoal.

Por sua vez, o responsável da Cooperação Multilateral do Luxemburgo, Marc de Bourcy, salientou que “investir na saúde escolar é investir no desenvolvimento sustentável do país”, e que o seu governo vai continuar a colaborar com Cabo Verde.

Desses materiais contam balanças mecânicas, hastes de medição de crianças, medidores de tensão, lâmpadas de diagnóstico, estetoscópio e três viaturas orçados em dez mil contos.
 
Fonte: Inforpress/ExpressodasIlhas

Sem comentários: