29/10/2011

Santiago Norte: cooperação sanitária com Luxemburgo

A Região Sanitária Santiago Norte realizou a primeira mesa redonda, nos dias 25 e 26 de Outubro na Assomada, tendo por objectivo, o balanço da implementação da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), no âmbito do projecto CVE/056 da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo.


A cerimónia de abertura contou com a intervenção da ministra-adjunta do Estado e da Saúde, Cristina Fontes; do presidente da Câmara Municipal de Sta. Catarina, Francisco Tavares; do director da RSSN, Tomás Valdez, e do representante da Cooperação Luxemburguesa, Celeste Monteiro.

Segundo a ministra Cristina Fontes, a mesa redonda permitiu fazer uma avaliação do projecto que terminava em 2008, mas que foi prolongado até 2011. Um projecto caracterizado como um modelo para o Sistema Nacional de Saúde.

Durante estes dois dias diversos temas foram discutidos, nomeadamente a apresentação do projecto de criação da RSSN e a sua implementação; os principais resultados da sua implementação, actividades ínovadoras desenvolvidas na RSSN, o plano regional de desenvolvimento sanitário da RSSN e a mutualidade em saúde no contexto da RSSN.

O governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde, iniciou em 2004 em cooperação com o Grão-ducado de Luxemburgo e através da agência de cooperação LUX Developpement um projecto de apoio à RSSN, que termina em este ano.

A RSSN foi a primeira região sanitária criada em Cabo Verde constituindo um espaço para a experimentação de reformas nos domínios da regulação, da organização da prestação de serviços e do financiamento, que poderão ser depois generalizadas na perspectiva da criação de novas regiões sanitárias.

Fonte: Ministério da Saúde de Cabo Verde

Sem comentários: